A Teleconsulta é uma vertente da Telemedicina que traz vantagens a médicos e pacientes. Com ela, é possível atender de qualquer lugar do mundo, facilitar o acesso à saúde e agregar mais valor à prática médica.
A Teleconsulta consiste em qualquer serviço médico prestado a distância por meio de tecnologias seguras, como um sistema para clínicas.
Com ela, os profissionais de saúde conseguem entregar uma saúde de mais qualidade a seus pacientes ao facilitar o acesso a especialistas e o acompanhamento médico.
Neste artigo, você vai conferir o que é, como funciona e como você pode começar a implementar essa prática na sua clínica.
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Teleconsulta: o que é e como funciona?
Já imaginou poder levar seus atendimentos médicos a qualquer lugar do mundo?
Com o uso da Teleconsulta, você aumenta a qualidade do seu serviço ao levar seus atendimentos para aqueles que moram em áreas mais distantes ou que não possam se deslocar.
É importante lembrar que a Teleconsulta nunca vai substituir os serviços de saúde presenciais, ela veio para facilitar o acesso à saúde.
Ou seja, a Teleconsulta funciona como um serviço complementar para os atendimentos médicos.
Saiba mais sobre ela a seguir:
O que é Teleconsulta?
A Teleconsulta é uma vertente da Telemedicina que consiste em prestar atendimentos médicos a distância em tempo real (de forma síncrona) ou não (assíncrona).
Embora às vezes sejam usadas como sinônimos, a Telemedicina é mais ampla e engloba todo serviço médico prestado a distância, como Telecirurgias e Telediagnósticos.
Segundo uma definição do CFM, a Teleconsulta “é uma consulta médica remota, mediada por tecnologias, com médico e pacientes localizados em diferentes espaços geográficos”.
Portanto, qualquer atendimento médico mediado por tecnologias como celulares, tablets ou computadores via sistema médico é considerado uma Teleconsulta.
Como funciona a Teleconsulta?
Os primeiros passos para a realização da Teleconsulta são comuns a todos os atendimentos médicos.
Primeiro, o paciente marca um atendimento com o secretária ou por meio do agendamento online.
Com um software médico, é possível gerar um link para a realização da Teleconsulta em poucos minutos e já enviá-lo ao paciente.
Durante o atendimento, o médico consegue ter acesso ao prontuário eletrônico e conferir as informações do paciente, como exames, documentos e histórico.
Assim, é possível ter um primeiro momento de anamnese e conversa sobre as queixas dos pacientes. O médico também consegue compartilhar sua tela para tornar a consulta mais didática.
Além disso, é possível realizar anotações dentro do prontuário enquanto acontece a conversa com o paciente e enviar prescrições ou pedidos de exame a distância.
Alguns sistemas médicos permitem gravar e anexar a Teleconsulta dentro do prontuário para facilitar a experiência do médico e a revisão do que foi conversado.
O que diz o CFM a respeito da Teleconsulta?
A primeira resolução do CFM a respeito da Telemedicina aconteceu em 2002.
Nela, considera-se o direito do médico de exercer a Medicina a distância, considerando com cuidado as informações que recebe e tomando suas decisões apenas se a qualidade da informação for suficiente e pertinente.
Definiu-se nessa mesma resolução que os serviços prestados por meio da Telemedicina devem ter a infra-estrutura tecnológica apropriada, considerando a importância da confidencialidade e privacidade.
No entanto, ela não contemplava vertentes como a Teleconsulta, e previa o atendimento a distância apenas em situações de emergência e após uma primeira consulta presencial.
Porém, com o surgimento da crise provocada pelo COVID-19, a Telemedicina foi liberada em qualquer âmbito da saúde, inclusive a Teleconsulta, no 15 de abril de 2020 pela Lei nº 13.989/20.
E segundo o próprio CFM, em breve irá surgir uma nova resolução para regulamentar a prática.
Quais são as vantagens da Teleconsulta?
A Teleconsulta facilita o acesso à saúde e permite aos médicos levarem seus atendimentos a qualquer lugar do mundo.
Confira agora algumas de suas principais vantagens:
- Facilita o acesso à saúde: tanto pacientes que moram longe dos grandes centros como aqueles impossibilitados de saírem de casa se beneficiam com a Teleconsulta, que facilita o acesso a especialistas e entrega um serviço de qualidade a qualquer lugar;
- Economiza custos: com a Teleconsulta, é possível economizar com o deslocamento físico e com a redução do aluguel de clínicas e consultórios;
- Evita o esgotamento dos serviços de saúde presenciais: com o uso da Teleconsulta, os serviços presenciais ficam reservados para casos mais graves ou para os que requerem exames físicos e contatos presenciais;
- Agenda médica mais flexível: por não ser necessário deslocamento, a Teleconsulta pode ser feita a qualquer hora e de qualquer lugar, o que traz um grande benefício às especialidades que requerem um acompanhamento mais cuidadoso, como a obstetrícia;
- Atendimento ágil e acompanhamento facilitado: com a Teleconsulta, é possível entrar em um atendimento em poucos minutos. Isso facilita o acompanhamento e permite que o profissional de saúde preste um atendimento ágil em qualquer situação;
- Mais segurança: com o uso de um software médico, você garante que sua consulta está sendo realizada em um local seguro e conquista mais respaldo jurídico para sua prática;
- Envio de prescrições e pedidos de exame a distância: a Teleconsulta também permite o envio da prescrição eletrônica e de solicitações de exame a distância. Com o uso da assinatura digital, é possível garantir a confiabilidade de sua assinatura e validá-la da mesma maneira que uma assinatura física.
Como garantir a segurança de seus pacientes na Teleconsulta?
A melhor forma de garantir a segurança para seus pacientes durante a realização da Teleconsulta é realizá-la dentro de softwares médicos, e não em ferramentas de comunicação do dia a dia.
Isso porque ferramentas como o Zoom e o WhatsApp não oferecem os protocolos de segurança necessários a uma consulta médica.
Com um software médico seguro, você conta com medidas de segurança em conformidade com o CFM e a LGPD, além do armazenamento na nuvem em servidores confiáveis, como a AWS.
Outra dica essencial é enviar um termo de consentimento para seus pacientes antes do início dos atendimentos, o que também é facilitado pelo software, que faz isso de forma automática.
Outra forma de garantir segurança é gravar a Teleconsulta e anexá-la ao prontuário eletrônico dentro do próprio sistema.
Assim, você garante segurança e mais respaldo jurídico para você e seus pacientes.
Como manter o atendimento humanizado na Teleconsulta?
Para manter seu atendimento humanizado na Teleconsulta, você pode enviar algumas orientações aos pacientes antes de começar, tais como:
- Escolha de um local privado e silencioso para a realização da consulta;
- Uso de fones de ouvido para garantir mais privacidade;
- Conferir a conexão da internet;
- Checar se está tudo correto com o link antes da consulta começar.
Ao enviar essas orientações e manter um foco total no paciente, ou seja, conversar olhando para ele e evitar as distrações externas, você consegue manter sua Teleconsulta humanizada e garantir uma excelente experiência.
Neste artigo, você conferiu o que é, como funciona, quais são as regulamentações e como garantir a segurança e o atendimento humanizado na Teleconsulta.
Com o uso dessa modalidade de atendimento, você facilita o acesso à saúde, leva seus atendimentos a qualquer lugar do mundo e agrega mais valor à sua prática médica.
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Quem escreve
Founder da iClinic
Felipe Lourenço é fundador da iClinic, empresa de software médico em nuvem líder na América Latina; graduado em Informática Médica pela Universidade de São Paulo (USP), especialista de Tecnologia em Gestão em Saúde, com passagens pelo mercado europeu e pelo Vale do Silício, possui mais de dez anos de experiência no setor.