Durante a contratação de um plano de saúde é necessário ficar atento à vários fatores que terão influência direta na sua cobertura e preço das mensalidades. Dentre estes fatores, existe a possibilidade de escolher em qual tipo de quarto ficar durante uma possível internação.

Existem dois tipos de acomodação: enfermaria e apartamento, cada uma com suas vantagens. Por isso, preparamos um guia completo sobre as acomodações dos planos de saúde para que você consiga fazer uma escolha ainda mais certeira.

Qual a diferença entre apartamento e enfermaria?

Em uma acomodação do tipo enfermaria, você precisará dividir o quarto e banheiro com outros pacientes. A maioria dos hospitais colocam no máximo três pessoas em um mesmo quarto por questões de segurança, evitando possíveis situações de infecção hospitalar.

Além disso, só é permitido pessoas do mesmo sexo em um mesmo quarto para evitar constrangimentos aos demais pacientes. Já na acomodação apartamento, você terá um quarto privado, sendo que o banheiro e todas as funcionalidades estarão apenas ao seu dispor. No entanto, planos com esta opção possuem valor mais elevado.

Enfermaria e apartamento: acompanhantes

Quando o paciente necessita de um acompanhante, os serviços que envolvem a sua estadia no hospital, como a alimentação, ficam a cargo da operadora. Sendo assim, não é incomum que as empresas de plano de saúde especifiquem em contrato se o paciente tem ou não direito a um acompanhante.

Contudo, é preciso esclarecer antes que pacientes com idade inferior a 18 anos e superior a 60 têm o direito a ter um acompanhante durante as internações assegurado por lei. Fora esses casos, se a sua acomodação é do tipo enfermaria e um acompanhante for permitido, saiba que este deve ser do mesmo sexo que os pacientes que estão no quarto para que ninguém se sinta desconfortável.

No caso de uma acomodação do tipo apartamento, também é preciso verificar em contrato se você tem este direito. Caso tenha, você tem a liberdade de escolher qualquer pessoa, visto que você será o único ocupando aquele local.

Enfermaria e apartamento: visitantes

A frequência das visitas também será afetada dependendo do tipo de acomodação inclusa no seu plano. Se você possui a acomodação enfermaria, saiba que os horários de visitas serão mais restritos, visto que podem incomodar as outras pessoas que ocupam o quarto. Se você contratou como apartamento, os horários para visitas serão mais flexíveis, dependendo apenas das especificações do hospital.

Mudar plano de enfermaria para apartamento tem carência?

Ao contratar um plano de saúde, é normal que alguns detalhes escapem da nossa atenção e por ser uma característica menos importante que a rede credenciada, a acomodação acaba sendo deixada um pouco de lado. Mas caso você esteja insatisfeito apenas com esse aspecto do seu plano, saiba que é bem provável que você ainda consiga fazer uma correção.

Você pode fazer um upgrade para a opção com apartamento solicitando a portabilidade das carências. Deste modo, a operadora não poderá impor novos prazos, fazendo com que você consiga utilizar o seu plano normalmente.

Apenas verifique se você não está migrando de um plano individual para um empresarial, por exemplo. Nesses casos, o plano pode estabelecer novas carências para alguns serviços, sendo que estará limitada a no máximo 6 meses.

Posso pagar a diferença para ficar em apartamento?

Muitos beneficiários com acomodação do tipo enfermaria não tem interesse em mudar de plano, porém preferem ficar em um quarto privado em determinadas situação. Nesses casos, a acomodação privada pode ser negociada diretamente com o hospital, sem nenhum envolvimento das operadoras.

Caso opte por pagar por um quarto fora do seu plano de saúde, saiba que a operadora não irá reembolsar nenhum desses custos e todas as especificações serão determinadas pelo hospital.

Acomodação enfermaria e apartamento: qual escolher?

A sua escolha vai depender muito de qual o seu perfil ou necessidade. Se você realmente se sentiria incomodado em dividir o quarto com mais pessoas, mesmo que não sejam muitas, a opção de apartamento realmente é melhor para você.

Contudo, é uma opção que pode deixar o seu plano relativamente mais caro. Se a sua maior prioridade é economizar e você não se incomoda com a acomodação compartilhada, considere contratar o tipo enfermaria.

No final, entre acomodação enfermaria e apartamento, você terá que escolher entre mais economia ou mais privacidade.

Pronto para encontrar o seu plano ideal?

Agora que você já sabe tudo sobre planos de saúde, te ajudamos a encontrar a opção certa para você

Encontre meu plano ideal