Se você não tem o hábito de fazer consultas ou exames de rotina, o plano hospitalar pode ser a opção mais barata e viável para você. Ele é oferecido com ou sem cobertura de obstetrícia e cobre todas as doenças listadas na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (COI).

Para esclarecer as suas dúvidas com relação à esse tipo de plano, nós, da Zelas Saúde, listamos neste artigo o que você precisa saber sobre a modalidade hospitalar para conseguir compará-lo aos outros e definir se esta é a melhor solução para o seu perfil. Confira!

O que é plano hospitalar?

O plano hospitalar é uma variação dos planos de saúde tradicionais, que geralmente são ambulatorial hospitalares. Assim, a cobertura oferecida pelas operadoras e seguradoras quanto aos serviços disponíveis é o seu diferencial. Nele são cobertas internações e procedimentos realizados no hospital em situações de urgência e emergência.

Quais são os serviços oferecidos?

O convênio hospitalar é disponibilizado em duas formas de cobertura assistencial e dá acesso a diversos serviços ligados à momentos complicados da sua vida.

Plano hospitalar sem obstetrícia

O plano de saúde hospitalar sem obstetrícia oferece a possibilidade de atendimento em todos os hospitais da rede credenciada do plano e suas unidades de urgência e emergência respectivas. Essa modalidade não cobre exames ou consultas médicas que não são feitas em um momento de internação ou de risco de vida e nem procedimentos relacionados ao parto. Apesar disso, ele não é comumente comercializado.

O plano hospitalar sem obstetrícia oferece:

  • Cirurgias;
  • Internação comum e em UTI;
  • Consultas e exames no hospital;
  • Quimio e Radioterapia;
  • Transfusão de sangue;
  • Fisioterapia;
  • Hemoterapia ambulatorial;
  • Hemodiálise;
  • Diálise;
  • Biópsias;
  • Cobertura de material hospitalar;
  • Acompanhamento clínico ambulatorial pós-operatório para transplante renal, de córnea e medula óssea.

Para saber todos os serviços oferecidos pelo plano hospitalar veja no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS. Todos os que contém a sigla HSO são oferecidos por esta modalidade, obrigatoriamente.

Plano hospitalar com obstetrícia

Já o plano de saúde hospitalar com obstetrícia, o comum de encontrar, além de oferecer todos os serviços do convênio hospitalar sem obstetrícia, dispõe de procedimentos relativos à gravidez. Por esse motivo inclui o pré-natal, o parto, assistência completa à mãe e ao bebê, a cobertura do recém-nascido e o direito de incluí-lo no plano sem cumprimento de qualquer carência.

Alguns desses procedimentos são:

  • Atendimento integral ao recém-nascido;
  • Atendimento pediátrico à gestante;
  • Avaliação da maturidade pulmonar fetal;
  • Avaliação de riscos de anomalias cromossômicas e de formação do sistema nervoso;
  • Ultrassonografia obstétrica;
  • Teste rápido para a detecção de HIV em gestantes.

Formas de contratação de plano hospitalar

Sabendo dos serviços que precisa ou da forma que pretende utilizar o plano, é necessário descobrir qual é a melhor forma de contratação. São duas as formas disponíveis para a contratação do plano de saúde hospitalar:

Com coparticipação

Aderindo ao plano hospitalar com coparticipação, você será responsável por pagar uma mensalidade menor e uma parte fixa dos serviços que utilizar. Essa parte fixa determina um valor máximo a ser pago por procedimento, permitindo um gasto menor, já que não pagará a mais por um serviço não utilizado no mês, como acontece na contratação tradicional.

Sem coparticipação

Quando você escolhe aderir a um plano sem coparticipação, o valor pago é maior por já contar com as taxas de utilização dos serviços dentro da mensalidade. Esta é uma forma mais segura de contrato, já que possui um valor fixo mensal que independe do uso do plano.

Que tipo de acomodação posso escolher?

Além de escolher a forma que pretende contratar o convênio hospitalar, é preciso definir qual o tipo de acomodação você deseja para quando for necessária a internação. Lembre-se, esse plano o atenderá em casos mais extremos, então coloque isso na balança para contratá-lo.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estipula dois tipos de acomodações para quem optar por um plano de saúde hospitalar. A primeira é a enfermaria e a segunda, os apartamentos.

Enfermaria

Na enfermaria as acomodações são coletivas. Nesse tipo de acomodação poderá ter a companhia de mais uma ou duas pessoas no mesmo quarto e, por isso, algumas regras de convivência são estabelecidas. Os horários de visitação são fixos e só menores de idade e maiores de 60 anos poderão ter acompanhantes no quarto. Por ser coletivo, esta opção é mais em conta.

Apartamento

Na modalidade de apartamento, o quarto será individual, em caso de internação. Com um quarto só para você, além de conseguir mais privacidade e conforto, os horários para visitas são mais flexíveis e dá direito a acompanhantes, independente da sua idade. Por contar com essas facilidades, o valor de um plano hospitalar com apartamento fica mais caro quando comparado ao de enfermaria.

Quais são as vantagens do plano de saúde hospitalar?

O plano de saúde hospitalar é uma forma de ter a cobertura dos hospitais que desejar em momentos críticos de saúde. Se quiser contratar um plano apenas para atendimento de urgência e emergência e não fizer questão de ter exames e consultas de rotina, ele pode ser a opção com melhor custo-benefício para você.

Por contar com uma cobertura específica para determinadas situações, o preço do plano hospitalar é menor quando comparado aos planos de referência, que cobrem tanto serviços ambulatoriais quanto hospitalares. Além disso, oferece diferentes formas de contratação e modalidades, o que permite a personalização que cabe no seu bolso e nos seus interesses.

Quer saber mais sobre o assunto? Na série Corretor Explica, passamos por todos os tipos de cobertura que um plano de saúde pode ter. Confira:

Pronto para encontrar o seu plano ideal?

Agora que você já sabe tudo sobre planos de saúde, te ajudamos a encontrar a opção certa para você

Encontre meu plano ideal