Ao contratar um plano de saúde, nossa maior preocupação é saber onde vamos ser atendidos. Enquanto uns buscam por hospitais de renome, outros preferem aqueles mais próximos de casa ou, até mesmo, locais que costumam ir há muito tempo. Contudo, a questão principal é ter um atendimento de qualidade que se adeque ao seu estilo.

Sabendo que pode ser uma grande frustração descobrir que o seu plano não cobre atendimento em alguns locais, nós, da Zelas Saúde, elaboramos este guia que irá tirar todas as suas dúvidas sobre rede credenciada. Desta forma, você se sentirá muito mais preparado na hora da contratação, escolhendo a rede que mais combina com você.

O que é rede credenciada?

Também conhecida por algumas pessoas como rede referenciada, a rede credenciada é o conjunto de hospitais, clínicas, médicos, profissionais e laboratórios que prestam serviços para as operadoras. Esta pode ter abrangências distintas, sendo que algumas chegam a cobrir até mesmo procedimentos fora do país.

É importante ressaltar que este é um fator que terá influência direta no valor do seu plano de saúde. Quanto mais abrangente for a sua rede e, quanto mais hospitais renomados estiverem contidos nela, maior será o valor da operadora para cobrir este custo. Consequentemente, isso será refletido no valor final que chega ao beneficiário.

Não se preocupe, é perfeitamente possível ter acesso a uma boa rede credenciada sem ter que pagar um preço absurdo por isso. Contudo, é preciso cortar os excessos, então prefira não contratar serviços e hospitais que você não utiliza, isso irá apenas encarecer o seu plano.

Tipos de rede credenciada

Basicamente, existem três tipos de rede credenciada que você pode contratar. A sua escolha deverá ser feita baseada no seu próprio uso de serviços de saúde.

Rede credenciada regional

Nessa opção, você terá hospitais e laboratórios localizados apenas em regiões específicas como cidades ou grupos de municípios. Se você não tem o costume de viajar e já está acostumado a frequentar os estabelecimentos mais próximos da sua casa, esta pode ser a opção ideal para você. A maior vantagem da cobertura regional é que isso costuma deixar os planos com um valor bem mais acessível.

Rede credenciada nacional

Com uma rede de cobertura nacional você estará segurado por todo o país, tendo acesso a todos os hospitais e laboratórios oferecidos no seu plano, onde quer que esteja. Essa opção é ideal para você que costuma fazer muitas viagens ou tem um hospital que não fica perto da sua casa mas do qual não quer abrir mão.

Rede premium

Essa opção geralmente é ofertada em planos de saúde premium, também conhecidos por apresentar os valores mais altos da categoria. Se você está em busca de hospitais de renome como o Albert Einstein e Sírio-Libanês, deseja ter acesso aos melhores profissionais do mercado e quer estar assegurado durante suas viagens internacionais, a rede premium é a escolha certa para você.

E se eu quiser me consultar com um profissional que não está na rede credenciada?

Se você tem um profissional da sua confiança, mas infelizmente ele não faz parte da rede credenciada do seu plano de saúde, você tem duas opções. A primeira é você sugerir para este profissional fazer o credenciamento no seu plano de saúde. A segunda é verificar se o seu plano oferece a opção de livre escolha.

Caso você tenha esse serviço, poderá se consultar com profissionais que não fazem parte da rede, pagando o valor referente a consulta e recebendo o reembolso posteriormente. No entanto, fique atento, pois o reembolso não é integral e cada operadora possui uma política diferente. Por isso, se você quer ter acesso a este benefício, pergunte durante a contratação se ele é oferecido e quais são as condições.

Qual plano tem a melhor rede credenciada?

É difícil bater o martelo e decidir qual plano possui a melhor rede credenciada, visto que vai depender das particularidades de cada cliente. Ainda assim, destacamos alguns pontos referentes às redes credenciadas de cada operadora.

Amil rede credenciada

Por possuir uma variedade de planos, a rede credenciada da Amil também irá apresentar um grande variedade em sua rede credenciada.

  • Linha Fácil: cobertura regional na cidade de São Paulo, grupos de municípios em São Paulo, grupos de municípios no Rio de Janeiro e Paraná;
  • Amil 200: cobertura de municípios em diversas regiões do país;
  • Amil 400: cobertura nacional, contém hospitais como o Metropolitano e o Villa Lobos;
  • Amil 500: cobertura nacional, contém hospitais como o Nove de Julho e Sabará;
  • Amil 700: cobertura nacional, contém hospitais como o Oswaldo Cruz;
  • Linha One: cobertura premium, sendo que o plano Amil One 1000 não tem o Hospital Albert Einstein em sua rede credenciada.

Bradesco Saúde rede credenciada

A Bradesco Saúde oferta 6 planos diferentes, cada um deles com um acréscimo na rede credenciada.

Rede credenciada GNDI

A GNDI possui diversos planos diferentes e essa diversidade também será refletida na sua rede credenciada, com a opção regional, nacional e, até mesmo, premium.

  • Linha Smart: abrangência regional, enquanto o Smart 200 abrange apenas grupos de municípios, as versões 300, 400 e 500 oferecem coberturas maiores;
  • Advance 600:  cobertura nacional, contém os hospitais Bandeirantes e Metropolitano;
  • Advance 700: cobertura nacional, contém os hospitais São Camilo e Beneficência Portuguesa;
  • Premium 800: cobertura nacional, contém os hospitais Nove de Julho e Samaritano;
  • Premium 900: cobertura nacional, contém o Hospital Oswaldo Cruz e a maternidade Pro Matre;
  • Infinity 1000: cobertura premium, incluindo o Hospital Albert Einstein.

Rede credenciada SulAmérica

A SulAmérica oferece poucas opções de planos, são 5 sendo comercializados atualmente e todos possuem, ao menos, cobertura nacional.

Rede credenciada Prevent Senior

A Prevent Senior possui em sua rede credenciada hospitais como o Sepaco e Bandeirantes, porém o seu foco é a sua rede própria, concentrando o atendimento nas unidades do Hospital Sancta Maggiore. A operadora oferece atendimento regional, atendendo as cidades de São Paulo, São Bernardo, Santo André e Santos.

Sempre fique atento a todas as particularidades do plano que você decidiu contratar. Escolher a rede credenciada certa para você é um dos pontos que vão fazer você se sentir cada vez mais satisfeito com o seu plano.

Pronto para encontrar o seu plano ideal?

Agora que você já sabe tudo sobre planos de saúde, te ajudamos a encontrar a opção certa para você

Encontre meu plano ideal