Além das formas individuais e empresariais, é comum famílias procurarem por convênios médicos que garantam a segurança de todos os seus dependentes. Assim, o plano de saúde familiar aparece para resolver essa necessidade.

Geralmente, é possível que os seus familiares entrem como dependentes nos convênios empresariais. No entanto, além dessa opção, existem outras três formas de adquirir um plano familiar. Essas são soluções se você prefere um seguro desvinculado do local onde trabalha ou é um profissional autônomo. Confira todas as formas de contratação a seguir.

Posso incluir minha família no plano empresarial?

Sim, a maior parte dos planos de saúde empresariais permitem a inclusão de dependentes nos convênios oferecidos para os funcionários. No entanto, alguns pontos devem ser levados em consideração.

  • É permitida a inclusão de dependentes diretos no plano empresarial, sendo eles cônjuges e filhos;
  • Em alguns casos, a operadora pode aceitar também a inclusão de pais, irmãos e dependentes financeiros do titular;
  • No caso dos filhos, eles podem ser vistos como dependentes apenas até os 21 ou 25 anos, dependendo da operadora, ou até a conclusão do ensino superior.

Também é importante se atentar que para cada dependente incluso no convênio, será necessário pagar o mesmo valor da mensalidade cobrada para o titular.

Contratação familiar pelo CPF/ pessoa física

Assim como na forma individual, é possível contratar um plano de saúde familiar através do CPF do titular. Isso permite maior facilidade, já que não é necessário ter um CNPJ ou empresa em seu nome. No entanto, as opções são mais reduzidas, pois o foco maior das operadoras e seguradoras está na venda para empresas. As principais marcas que comercializam planos familiares são:

No caso do plano de saúde familiar da Amil, a única categoria oferecida é a Amil Fácil, que é a mais básica da operadora. Da mesma forma, apesar das opções familiares por CPF geralmente serem mais em conta, é importante ter em mente que elas costumam ser de cobertura regional e os hospitais e laboratórios atendidos são, em sua maioria, de rede própria.

Contratação familiar pelo CNPJ

A forma de contratação mais vantajosa para famílias que desejam uma cobertura mais ampla, melhores hospitais e mais benefícios é a feita através do CNPJ. Mas não se assuste, isso não significa que você precisa abrir ou ter uma empresa. Ao criar um MEI (Microempreendedor Individual), é aberto um CNPJ. A taxa para mantê-lo é em torno de 60 reais mensais e te dá direito à aderência de planos que se configuram como empresariais.

Com o CNPJ, as seguradoras costumam exigir um mínimo de duas ou três pessoas para completarem a venda do plano. Assim, é possível que você inclua seu marido ou esposa e filhos no mesmo pacote de convênio. Dessa forma, você terá acesso à todas as opções disponibilizadas por marcas como Amil, SulAmérica e Bradesco Saúde, por exemplo.

Contratação familiar por adesão

Da mesma maneira que acontece com o individual, se você não deseja abrir um CNPJ, mas ainda procura ter acesso à planos mais completos do que os oferecidos na contratação por CPF, a adesão pode ser uma saída.

Feita através de uma administradora de seguros, como é o caso da Qualicorp, a contratação familiar por adesão também te dá acesso a mais planos do pelo CPF. Assim, geralmente a administradora inclui o titular em um sindicato com base em sua formação acadêmica.

No entanto, apesar de uma gama maior de produtos, eles costumam ter o valor mais elevado em relação à aderência pelo CNPJ. Isso se deve às taxas extras que são cobradas tanto pela administradora quanto pelo sindicato em que você é inserido.

Carência para planos familiares

A carência dos planos de saúde familiares funciona da mesma forma que para os casos individuais e de empresas com menos de 30 pessoas. Dessa forma, a carência não é isenta. Caso procure por um convênio médico familiar, já espere por um prazo de 30 dias para ir em consultas, exames e procedimentos básicos, 180 dias para procedimentos especiais e internações, e 300 dias para partos.

Quais os tipos de plano de saúde?

Pronto para encontrar o seu plano ideal?

Agora que você já sabe tudo sobre planos familiares, te ajudamos a encontrar a opção certa para você

Encontre meu plano ideal