Plano de saúde individual: contrate o convênio médico ideal para você!

Fale com nossos especialistas e confira as melhores opções para o seu perfil. É rápido, fácil e prático.

O plano de saúde individual é o tipo de plano que possui como público alvo, pessoas físicas em geral. Ou seja, nessa modalidade, os convênios médicos e hospitalares podem ser contratados com o CPF, diferentemente do plano de saúde empresarial onde é requerido o CNPJ para a abertura do contrato.

Uma das grandes diferenças está justamente na contratação. Por não haver a necessidade de um CNPJ, profissionais CLT em geral, autônomos e até estudantes, conseguem contratar um plano de saúde individual.

Como característica, os planos de saúde individuais possuem um ótimo custo-benefício, porém oferecem em sua maioria cobertura regional e opções restritas de hospitais e laboratórios.

Você sabia que seu plano de saúde pode ficar até 40% mais barato?

Para as operadoras mais conhecidas, como Amil e Bradesco Saúde, que possuem serviços mais completos, você poderá contratar um plano de saúde empresarial por meio de um CNPJ ou MEI.

Fazendo esse tipo de contratação, você poderá reduzir os gastos com planos de saúde em até 40% e conseguir serviços e coberturas exclusivos.

Confira abaixo uma lista com alguns dos planos que se encaixam nesse tipo de contratação:

Se tiver alguma dúvida sobre esse processo, é só entrar em contato com nossos especialistas. Nossa equipe encontrará a melhor solução para você!

Qual a média de preço de um plano individual?

A média de preço de um plano de saúde individual oscila entre diversos fatores, como: 

  • operadora;
  • área de cobertura do plano (regional, estadual ou nacional);
  • tipo de plano;
  • rede credenciada disponível;
  • se há ou não coparticipação;
  • tipo de acomodação em caso de internação (quarto privativo ou enfermaria);
  • faixa etária do usuário;

Por isso, os valores podem variar entre R$ 170,00 para planos mais básicos na primeira faixa etária, entre 0 e 18 anos, até mais de R$ 5 mil para os planos completos voltados a quem tem mais de 59 anos. 

Para valores que se adequem às suas necessidades, consulte um de nossos especialistas.

Por que contratar um convênio médico individual?

O plano de saúde individual é indicado para quem não possui e nem tem a intenção de ter um CNPJ, busca por praticidade e quer ter atendimento em hospitais que estão próximos à residência. É preciso ressaltar que os planos individuais não possibilitam a inclusão de dependentes.

Caso queira incluir mais pessoas, é necessário migrar para plano de saúde familiar, desde que este seja oferecida pela operadora. Durante essa transição não haverá recontagem de carências, apenas ajustes dos valores devido às novas pessoas.

Os convênios individuais são simples e podem perfeitamente atender às suas necessidades, evitando que você dependa do sistema público de saúde ou precise gastar muito com consultas particulares.

Vantagens e desvantagens na contratação de um plano de saúde pelo CPF/pessoa física

Antes de decidir se o plano de saúde individual é a melhor alternativa, é preciso entender quais são as vantagens e desvantagens de um convênio dessa modalidade e como elas se adequam às suas necessidades.

Confira algumas delas a seguir.

Vantagens

Os planos de saúde individuais são bem mais fáceis de serem adquiridos e não possuem um número mínimo de pessoas para contratação. Por isso, essa é uma boa opção se você quer apenas serviços básicos como consultas, exames e internações.

Além disso, os planos de saúde individuais também oferecem alternativas de unidades credenciadas nas regiões próximas à sua residência, facilitando o atendimento em casos de emergência.

Desvantagens

Se você busca um convênio médico com uma ampla rede credenciada, cobertura nacional e com hospitais renomados, talvez seja melhor considerar a contratação por adesão.

Isso acontece, pois, geralmente, os planos individuais podem ser mais simples e de cobertura regional.

Quais planos de saúde individuais podem ser contratados com CPF?

Confira alguns planos de saúde individuas que oferecem contratações com CPF:

  1. Bio Saúde (nota 5,7 na ANS e 8,1 no ReclameAqui);
  2. Biovida (7,7 no ReclameAqui);
  3. São Cristóvão Saúde (nota 8,5 na ANS e 6,9 no ReclameAqui);
  4. Trasmontano (nota 10 na ANS e 8,9 no ReclameAqui);
  5. Unihosp (nota 4,7 na ANS e 8,2 no ReclameAqui).

Planos de saúde individuais por adesão

Se você não possui um CNPJ ativo e gostaria de usufruir de um plano de saúde individual das operadoras mais famosas e reconhecidas no mercado, a contratação individual por adesão pode ser a solução para o seu caso.

Para isso, você deve estar associado a um sindicato ou entidade de classes. Dentre as mais conhecidas, estão a dos estudantes, profissionais do comércio, indústria e serviços, profissionais liberais e servidores públicos.

A contratação por adesão é mediada por uma administradora de benefícios. A Qualicorp, por exemplo, é uma cooperativa de planos de saúde que administra esse tipo de contratação. Ela se encarrega de formar os grupos e mediar a relação dos integrantes com as operadoras de saúde.

Vantagens e desvantagens na contratação de um plano de saúde individual por adesão

Assim como nas contratações individuais por CPF, os contratos por adesão também têm suas vantagens e desvantagens. É imprescindível conhecê-las antes de tomar a decisão para garantir que todas suas exigências serão atendidas.

Confira algumas delas a seguir.

Vantagens

Você poderá escolher entre todos os planos vendidos pela operadora de planos de saúde, desde os mais básicos, às opções mais completas e premium.

Assim, há uma possibilidade bem maior de escolher um plano de saúde perfeito de acordo com às suas necessidades.

Desvantagens

As taxas extras, tanto definidas pelo grupo no qual você está inserido, como pela administradora, costumam encarecer as mensalidades. Além disso, os reajustes do plano de saúde podem ser aplicados antes do primeiro ano de contrato, já que o aniversário levado em conta é entre a administradora e a operadora.

Quais planos de saúde individuais podem ser contratados por adesão?

Confira alguns planos de saúde individuas que podem ser contratados por adesão:

A rede própria do plano de saúde individual é boa?

Grande parte das opções individuais são de planos de saúde com hospital próprio ou um misto entre própria e credenciada.

Ter um hospital próprio quer dizer que aquele local de atendimento pertence à operadora. Nesse sentido, é importante avaliar cada uma das unidades de atendimento individualmente.

Contrate o seu plano de saúde individual

Gostou das vantagens dos planos de saúde individuais? Nossos especialistas te ajudam a adquirir o seu plano de saúde para você de forma simples, rápida, segura e totalmente personalizada! Basta preencher o formulário a seguir e aguardar nosso contato.

Com a Zelas Saúde você conseguirá o plano de saúde ideal!