Os convênios médicos podem ser contratados de diversas maneiras, sendo a mais comum, a forma empresarial. No entanto, pode ser que a sua empresa não ofereça o benefício, você trabalhe por conta própria ou esteja em busca de um plano que proporcione maior segurança. Para esses casos, você pode considerar a contratação de um plano de saúde individual.

O plano médico individual pode ser adquirido diretamente com a corretora por uma única pessoa. Apesar de parecer uma ideia simples, a maioria das operadoras trabalham apenas com contratações para grupos. Por isso, se você está procurando pela modalidade individual, confira os pontos de atenção e como encontrar o melhor plano de saúde para você.

Como contratar um plano de saúde individual?

O primeiro passo para a contratação do seu convênio médico individual é entender o como ele é feito. Geralmente, os planos estão disponíveis apenas para venda em casos de grupos a partir de 2 ou 3 pessoas, entrando nas categorias familiar ou empresarial. Com isso, existem duas opções para a contratação individual: pelo CPF ou por adesão.

Contratação pelo CPF/ pessoa física

Se você deseja adquirir o seu plano diretamente com a corretora, sem pagar taxas extra, é necessário procurar por operadoras que disponibilizam produtos nesta modalidade. Por exemplo, no caso da Amil, ela oferece apenas a linha Amil Fácil para contratação individual.

Encontrando o convênio médico individual que melhor te atende, a contratação é feita como nos casos de contrato familiar e empresarial, diretamente com o corretor de sua preferência e as mensalidades pagas de acordo com o valor definido pela operadora.

Vantagens

Os planos individuais são bem mais fáceis de serem adquiridos e não possuem um número mínimo de pessoas para contratação. Por isso, esta é uma boa opção se você não faz questão dos benefícios oferecidos em linhas premium como One Health (Amil One), Omint e Care Plus.

Desvantagens

Se você busca um convênio com uma rede credenciada ampla, cobertura nacional e com uma lista maior de exames e tratamentos, talvez seja melhor considerar a contratação por adesão. Isso acontece pois, geralmente, os planos individuais podem ser mais simples e de cobertura regional.

Contratação por adesão

Se você encontrou um plano que se encaixa no seu perfil, mas que não está disponível para contratação individual, você pode fazê-la através de adesão. Geralmente, a adesão é intermediada por uma administradora, como a Qualicorp. Para adquirir é preciso estar vinculado a uma entidade, sindicato ou categoria profissional.

Dessa maneira, é possível escolher um plano entre todos os oferecidos pelas operadoras. No entanto, taxas extra são incluídas na sua mensalidade, como a da própria administradora e também do sindicato ou entidade de classe.

Vantagens

Por ser vendida pela operadora na configuração de contratação em grupos, você poderá escolher entre todos os planos vendidos por cada marca, desde os mais básicos, às opções mais completas e premium. Assim, você tem uma possibilidade bem maior para escolher um plano de saúde perfeito de acordo com as suas necessidades.

Desvantagens

As taxas extra, tanto definidas pelo grupo no qual você está inserido, como pela administradora, costumam encarecer as mensalidades. Além disso, os reajustes podem ser aplicados antes do primeiro ano de contrato, já que o aniversário levado em conta é entre a administradora e a operadora.

Quais operadoras vendem plano de saúde individual?

Se você está considerando contratar um convênio médico individual através do seu CPF, é importante levar todos os pontos positivos e negativos em consideração. Desde a rede credenciada e valores de plano de saúde individual, até a conveniência de não precisar criar um CNPJ.

Pensando nisso, tenha em mente quais são as operadoras de planos individuais e se elas possuem opções que atendem as suas necessidades. São as principais:

No caso do plano de saúde Amil individual, a única opção oferecida é a linha Amil Fácil, antiga Next e Life. Assim, você terá uma cobertura regional e mais básica em relação às outras linhas da marca. Já a Prevent Senior e TrasMontano são especializadas na venda de produtos para idades mais avançadas. Estas são ótimas opções nesses casos, já que reduzem os custos que, acima de 59 anos, costumam ser bem altos.

Quais os tipos de plano de saúde?

Pronto para encontrar o seu plano ideal?

Agora que você já sabe tudo sobre planos individuais, te ajudamos a encontrar a opção certa para você

Encontre meu plano ideal