Saúde & bem-estar
Atualizado: 
Publicado: 
Leitura 
de 2 min
Deisi Gois

Deisi Gois

Redatora jornalística

Como a alimentação melhora a sua imunidade

Mãe e filha cortando alimentos na cozinha

Com a pandemia do coronavírus, muitos têm buscado meios de se proteger das doenças, um deles a alimentação, mas será que isso realmente funciona? Uma alimentação regrada, ou seja aquelas ricas em sais minerais e vitaminas pode ser uma grande aliada.

Isso não quer dizer que você automaticamente está imune contra a doença apenas por que tem uma boa alimentação, porém ajuda a cuidar da imunidade e consequentemente, ajuda a te proteger. Pensando nisso, a Zelas separou alguns alimentos que podem ser benéficos se incorporados à sua alimentação.

Minha alimentação não é muito saudável, adianta começar agora? 

Claro, nunca é tarde para começar a investir no seu bem-estar, mas saiba que apesar de já se sentir melhor após alguns dias, os efeitos acontecem a longo prazo. Além disso, a não ser que seja uma orientação médica, não é necessário suplementação para iniciar uma alimentação mais saudável.

É necessário ingerir probióticos?

OS probióticos, apelidados de bactérias do bem, quando ingeridos na quantidade certa, aderem à mucosa do intestino, protegendo-o da invasão de bactérias e consequentemente, auxiliando a nossa imunidade. É primordial que o intestino esteja em bom funcionamento, já que a falta de eliminação de substâncias tóxicas pode causar problemas de saúde.

Qual é a importância do ácido fólico? 

Auxiliando na produção e restauração do DNA, o ácido fólico é um importante aliado para fortalecer a nossa imunidade. Quando está em baixa no organismo prejudica os linfócitos e diminui o tempo de resposta dos glóbulos brancos, responsáveis pela produção de anticorpos.

Qual é a importância da vitamina C?

Com propriedades antioxidantes, a vitamina C não é produzida por nosso organismo e por isso, depende da ingestão de alimentos. Além disso, pode ser um aliado na proteção contra doenças virais, já que pode ser um combustível para os linfócitos, um dos responsáveis pela nossa imunidade.

O que são carotenóides e para que servem?

Encontrado em alimentos na cor amarela, laranja e avermelhada, os carotenóides possuem ação anti-inflamatória que auxilia em nossa imunidade. Já que não é um nutriente produzido naturalmente pelo nosso corpo, é preciso incorporá-lo à alimentação.

Por que ingerir vitamina E?

A falta de vitamina E no organismo nos deixa mais suscetíveis a contrair doenças como gripes, alergias e resfriados. Isto porque a vitamina E atua estimula o sistema imunológico protegendo as células do radicais livres, além de sua propriedade anti-inflamatória ser um aliado dos leucócitos, responsável pelas defesas do nosso corpo.

Por que ingerir alimentos ricos em zinco?

O zinco possui um papel importante para manter a nossa imunidade e associado ao manganês, diminui a incidência de infecções. Apesar de ser naturalmente produzido pelo corpo humano, é preciso regular os níveis através da alimentação.

A alimentação saudável, aliada à outros fatores, é uma importante aliada para o fortalecimento do sistema imunológico, além de proporcionar melhor qualidade de vida. Para saber como enriquecer ainda mais a sua dieta, procure um nutricionista e faça um acompanhamento constante.

Referências

[1] Imunidade x Alimentação 

[2] O fino equilíbrio entre nutrição e imunidade

[3] Micronutrientes e sistema imunológico 

Quem escreve

Deisi Gois

Deisi Gois

Redatora jornalística

Formada em jornalismo no ano de 2019 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Deisi sempre trabalhou com mídias digitais. Desde o ano de 2018 integra a equipe da Escale Digital, auxiliando na elaboração de conteúdos para sites de operadoras parceiras. Atualmente, faz parte do projeto Zelas Saúde, um portal diferenciado que busca facilitar a escolha de convênios médicos. Além disso, elabora pautas e pesquisas com médicos e especialistas para oferecer conteúdos cada vez com mais qualidade para os usuários.