Plano de saúde
Atualizado: 
Publicado: 
Leitura 
de 2 min

O que um plano de saúde cobre?

Mulher passando por procedimento estético no rosto

A contratação de um plano de saúde é muito importante para ter um maior cuidado e segurança com a sua saúde. No entanto, é comum que muitas pessoas busquem o serviço para ter cobertura de algum procedimento em particular. O primeiro ponto é analisar a cobertura do seu plano, pois se ela for ambulatorial + hospitalar, maiores chances de ter as coberturas inclusas.

Para não correr o risco de adquirir um plano e, por fim, descobrir que ele não cobre o que você deseja, separamos uma lista com os procedimentos mais buscados e se os convênios médicos cobrem os gastos ou não. Confira:

Plano de saúde cobre balão gástrico?

Os planos de saúde cobrem cirurgia de balão gástrico apenas para pacientes com IMC maior que 35, o que já é considerado obesidade mórbida. Nos demais casos, o plano de saúde não é obrigado a cobrir esse procedimento, oferecendo somente as consultas e exames relacionados ao procedimento.

Plano de saúde cobre bariátrica?

As cirurgias bariátricas são cobertas pelos planos de saúde, desde que seja comprovada obesidade mórbida. Para saber mais, acesse o nosso conteúdo completo sobre a cobertura de cirurgias bariátricas.

Plano de saúde cobre DIU?

O planejamento familiar é um direito estabelecido por lei e segundo a ANS, por isso mesmo, a implantação do DIU é um método que deve ser coberto por todos os planos de saúde, seja o dispositivo hormonal ou não hormonal.

Plano de saúde cobre vasectomia?

Presente no rol de procedimentos da ANS desde 2008, a cobertura de vasectomia é obrigatória em qualquer plano de saúde que você contratar.

Plano de saúde cobre psicólogo? 

Os planos de saúde são obrigados a oferecer até 40 sessões por ano de atendimento psicológico para diagnóstico primário ou secundário de:

  • Transtornos de humor;
  • Síndromes comportamentais que são associadas a fatores físicos e problemas fisiológicos;
  • Transtornos de desenvolvimento psicológico;
  • Transtornos delirantes, esquizotípicos e esquizofrenia.

No caso da psiquiatria,  os planos devem oferecer cobertura de até 12 sessões por ano para os diagnósticos primário ou secundário de:

  • Transtornos de humor;
  • Transtornos de desenvolvimento psicológico;
  • Síndromes comportamentais que são associadas a fatores físicos e problemas fisiológicos;
  • Transtornos relacionados a estresse e neuróticos;
  • Transtornos da infância e adolescência;
  • Transtornos comportamentais e mentais por consequência de uso de substância psicoativas.

Para terapia ocupacional, é exigido diagnóstico primário ou secundário de transtornos de desenvolvimento psicológico, retardo ou demência.

Plano de saúde cobre cirurgia plástica?

Os planos de saúde cobrem cirurgias plásticas apenas se consideradas reparadoras, como exigido pela ANS. Para que haja aprovação do procedimento, é necessário um laudo médico e a justificativa não pode ser estética. Algumas das cirurgias reparadoras cobertas pelo plano são:

  • Reconstrução da mama;
  • Reconstrução da face;
  • Reconstrução pós-trauma;
  • Tratamentos de pacientes com queimaduras;
  • Tratamento de tumores na pele.

Plano de saúde cobre rinoplastia?

A rinoplastia é considerada um procedimento estético e, por isso, os planos não têm obrigação de cobrirem esta cirurgia. No entanto, a cirurgia plástica de nariz pode ser coberta por alguns planos premium, como é o caso da Omint.

Plano de saúde cobre mastectomia? 

A mastectomia é um procedimento que deve ser coberto pelos planos de saúde, com obrigatoriedade da ANS. A recomendação para fazer a cirurgia pelo seu plano é ter uma indicação médica.

Plano de saúde cobre cirurgia de diástase abdominal?

Os planos de saúde cobre a cirurgia de diástase abdominal desde que você tenha indicação médica. No entanto, atente-se pois o procedimento fica restrito à junção da musculatura abdominal, sem incluir a retirada do excesso de pele.

Plano de saúde cobre abdominoplastia?

A abdominoplastia é coberta pelos planos de saúde, mas é necessário apresentar um laudo médico comprovando a necessidade do procedimento. Além disso, os convênios não oferecem cobertura deste procedimento, se ele for apenas para fins estéticos.

Não seja pego de surpresa, esteja sempre atento a o que um plano de saúde cobre e saiba quais serviços estão à sua disposição.

Deisi Gois

Deisi Gois

Sou formada em jornalismo e, apesar do romantismo pelas antigas redações, minha praia sempre foi a internet. Há mais de um ano trabalhando com produção de conteúdo voltado para área de saúde, acredito que informação pode ser empoderadora e realmente oferecer uma experiência de compra diferenciada. Hoje integro a equipe de conteúdo da Zelas Saúde, onde estamos a passos largos mudando a relação do mercado com seus consumidores.