Saúde & bem-estar
Atualizado: 
Publicado: 
Leitura 
de 2 min
Dra. Luiza Isper

Dra. Luiza Isper

Obstetrícia e Ginecologia - CRM 182845 SP

Como fazer teste de gravidez?

Mulher esperando resultado de teste de gravidez

Dúvidas quanto a uma possível gestação são muito comuns em mulheres em idade reprodutiva e com vida sexualmente ativa. Atualmente, há diversos modos eficazes, simples e acessíveis para se confirmar ou descartar uma possível gravidez. 

O primeiro método que a maioria das mulheres recorre é o popularmente conhecido “teste de farmácia" ou “teste de gravidez". Ainda assim, é normal ter dúvidas de como fazer o teste e de como interpretar o resultado. 

Como funciona o teste de gravidez?

Trata-se de um teste qualitativo que avalia a presença do hormônio produzido durante a gestação - a subunidade beta da gonadotrofina coriônica humana (BHCG) - na urina. O teste de gravidez pode ser facilmente encontrado na maioria das farmácias, está disponível em diversas marcas e valores, não precisa de prescrição para comprar e pode ser realizado em casa. 

Quando realizar o teste?

Sempre que houver suspeita de gravidez, e for do desejo da mulher, ela poderá realizar o teste. O principal sinal é o atraso menstrual, podendo ser acompanhado de náuseas e vômitos, sensibilidade mamária, dor em baixo ventre, entre outros sintomas, que variam para cada mulher. 

O uso de métodos contraceptivos ineficazes ou irregulares, bem como relação sexual desprotegida aumentam a chances de gravidez. 

E afinal, como fazer o teste?

Cada marca tem pequenas particularidades na realização, embora o passo a passo de todas seja bem semelhante. Assim, sempre que realizar o teste é importante ler as instruções do fabricante com cuidado.

  1. Coletar uma pequena amostra de urina em um recipiente;
  2. Mergulhar o dispositivo na urina até a marca indicada pelo tempo estabelecido pelo fabricante;
  3. Retirar o dispositivo da urina e aguardar o tempo de leitura do fabricante;
  4. Ler o resultado: 2 traços é um teste positivo, 1 traço é um teste negativo. 

O resultado do teste de gravidez caseiro é confiável?

O teste de gravidez é muito confiável, especialmente quando ele resulta positivo, sendo altíssima a probabilidade de gestação. Assim, quando houver um resultado positivo é importante procurar um médico para avaliação.

Em alguns casos, pode-se obter um resultado falso-negativo, seja por realização inadequada ou extremamente precoce do teste, quando os valores do BHCG urinário ainda estão abaixo do limite de detecção. Para evitar situações como essa, idealmente deve-se esperar de uma a duas semanas a partir do atraso menstrual para realização do teste de gravidez, bem como se atentar as instruções do fabricante.

Existem outros métodos para detectar uma gestação?

Há diversos métodos para detecção de uma gestação, desde o simples teste de gravidez urinário até percepção de movimentos fetais pela mulher. Listados abaixo estão os principais métodos:

  • Teste de gravidez urinário: BHCG na urina;
  • Teste de gravidez sérico: BHCG no sangue;
  • Ultrassom: visualização do saco gestacional, embrião ou feto;
  • Sonar: auscuta de batimento cardíaco fetal.

É importante lembrar que cada teste tem sua condição ideal de realização, dependendo de disponibilidade, solicitação médica e idade gestacional. Na dúvida, sempre procure o seu médico obstetra. 

Referências

Bastian, L A. et al. Clinical manifestations and diagnosis of early pregnancy. In Barss, V A, (Ed.), UpToDate. Acessado em Dezembro 22, 2019, por https://www.uptodate.com/contents/clinical-manifestations-and-diagnosis-of-early-pregnancy

Dra. Luiza Isper

Dra. Luiza Isper

Obstetrícia e Ginecologia - CRM 182845 SP

Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a Dra. Luiza Isper tem especialização em ginecologia e obstetrícia através da residência feita no Hospital das Clínicas, pertencente à Faculdade de Medicina da USP.