Saúde & bem-estar
Atualizado: 
Publicado: 
Leitura 
de 2 min

Verônica Meyer

Técnica de enfermagem

Como se prevenir do Coronavírus

mãe e filha lavando as mãos

O Coronavírus é classificado como uma família de diversos vírus que causam infecções no aparelho respiratório. Contudo, no ano de 2019, na China, foi descoberto um novo agente do vírus. o COVID-19.

Desde então, a comunidade científica e órgãos oficiais não têm medido esforços para conter a infecção. Enquanto isso, é pedido à população que tomem alguns cuidados preventivos. Confira as dicas para se prevenir do Coronavírus.

1. Lave as mãos

O recomendado pelas autoridades de saúde é lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou com antisséptico a base de álcool como por exemplo o álcool em gel. Além disso, lembre-se de redobrar a higienização nas seguintes situações:

  • Antes e depois de comer;
  • Após tossir ou espirrar;
  • Depois de ter contato com pessoas doentes;
  • Após ir ao banheiro;
  • Ao chegar em casa.

2. Cuidado ao tossir ou espirrar

Como o Coronavírus pode ser transmitidos através das gotículas de saliva que podem escapar ao tossir ou espirrar, é importante proteger bem a boca e o nariz. Levar o braço até a boca e o nariz é o mais recomendado, e não as mãos.

Se for possível, utilize um lenço de papel, que deve ser jogado imediatamente no lixo. Outra recomendação importante é sempre lavar as mãos após tossir ou espirrar.

3. Evite aglomerações

Como já foi comunicado pelo Ministério da Saúde e a OMS, o Coronavírus é altamente contagioso. Por isso, evite aglomerações ou ambientes pouco ventilados, pois estes são cenários que facilitam a contaminação.

prevenção do coronavirus

4. Não compartilhe objetos pessoais

Como o vírus pode ser transmitido por gotículas de saliva e permanece por até 48 horas, sendo que dependendo da superfície pode durar até três dias, é recomendado não dividir objetos de uso pessoal. Para isso, separe os copos, pratos e talheres que serão utilizados por cada morador da casa.

5. Mantenha os ambientes arejados

O vírus sobrevive por tempos diferentes dependendo da superfície e tende a ficar mais tempo se as temperaturas estiverem frias. Por isso, mantenha a sua casa sempre arejada e permita que os raios de sol entrem durante o dia.

6. Evite contato próximo 

Por um tempo, abdicar de apertos de mão e abraços parece ser necessário para evitar a contaminação, já que especialistas recomendam manter uma distância segura de até um metro. Além disso, não deixe de higienizar as mãos após tocar superfícies no transporte público, mercados e farmácias.

7. Higienize a casa

Sabendo que o vírus sobrevive certo tempo wem superfícies, estabeleça uma rotina de limpeza mais rígida. Faça a higienização de móveis, pias, vasos sanitários e outras superfícies com álcool 70 ou água sanitária. 

Além disso, o recomendado em caso de convivência com alguém que já está contaminado é evitar dormir na mesma cama e dividir o sofá.

Lembrando que, por enquanto, a recomendação dos órgãos de saúde é deixar as máscaras para aqueles que já estão infectados e profissionais da área da saúde. Apesar de estar se espalhando rapidamente, algumas medidas simples podem ajudar a conter o Coronavírus.

Referências

[1] Coronavírus: proteja-se

[2] Guia de prevenção sobre o coronavírus

[3] O que é coronavírus?

[4] O que é coronavírus?

Quem escreve

Verônica Meyer

Técnica de enfermagem

Formada em enfermagem no ano de 2016 pela Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, Verônica Meyer estagiou nas mais diversas especialidades médicas. Trabalhou por quase três anos no Hospital de Clínicas de Itajubá no setor de transplantados renais, hepáticos e cardíacos.