Saúde & bem-estar
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Deisi Gois

Deisi Gois

Redatora jornalística

7 exercícios para fazer em casa

casal fazendo exercícios na sala de casa

Com as academias fechadas devido ao coronavírus, muitos sentem falta de fazer os seus exercícios diários. Para quem não tinha este costume, parece uma boa oportunidade de se movimentar durante o isolamento, além de uma ótima oportunidade para adquirir hábitos mais saudáveis.

Pensando nisso, a Zelas Saúde indica alguns exercícios simples que podem ser feitos em casa e que não necessitam do uso de nenhum equipamento. Contudo, aqui vai um ponto de atenção, sem acompanhamento profissional é preciso tomar cuidado extra para evitar lesões, vá com calma e respeite os seus limites.

1. Aquecimento 

Para iniciar, não se esqueça de aquecer, isso ativa a circulação sanguínea e ajuda a evitar lesões durante a prática de exercícios. Uma prática que pode ajudar é o polichinelo, se tiver espaço em caso, a corrida também é uma boa opção. Cerca de 5 minutos, lembrando-se de fazer pausas é o suficiente.

cuidados ao se exercitar em casa

2. Agachamento

Deixe as pernas afastadas e os pés paralelos e alterne os movimentos entre abaixar e levantar, a prática ajuda a tornear a região das coxas e glúteos. Faça séries com até 10 repetições, sendo que este número pode diminuir se você sentir que é o melhor para você.

3. Abdominal

Deite no chão e apoie as mão na região dos glúteos, una as pernas e levante e abaixe lentamente. Evite tirar a lombar do chão e faça duas ou três séries com 10 repetições, diminuindo o número caso não se sinta confortável.

cuidados para exercícios em casa

4. Quatro apoios

Apoie os joelhos e cotovelos no chão, cotovelos alinhados com os ombros enquanto os joelhos com os quadris. Levante uma das pernas fazendo movimentos para cima e para baixo sem esticá-las completamente. Duas série com 10 repetições são o suficiente, mas não hesite em diminuir caso necessário.

5. Flexão 

Alinhe os braços com o seu peitoral, não dobrando os cotovelos mais que 90 graus e posicionando-os para fora. Abaixe o corpo aproximando-o do chão mas sei deitar completamente, voltando para a posição inicial. Você pode fazer duas séries de 15 repetições ou menos.

cuidados para exercícios em casa

6. Prancha

A prancha pode ser feita de duas maneiras, com as palmas das mãos ou cotovelos apoiados no chão, com os joelhos erguidos ou apoiados no chão, veja o que te deixa mais confortável. Você pode fazer três séries de 15 minutos, com intervalo de um minuto entre cada uma delas, ou o quanto se sentir confortável sem extrapolar os seus limites. 

7. Salto com afundo

Em pé e com as pernas afastadas, dê um salto. Antes de voltar ao chão, posicione a perna direita à frente da esquerda e depois repita o movimento, sempre alternando qual das pernas fica na frente.

dicas para fazer exercícios em casa

Atenção!

Apesar de serem exercícios físicos relativamente simples, ainda assim é preciso tomar alguns cuidados, como:

  • Use uma roupa que te deixe confortável e tênis para ajudar a reduzir o impacto de algumas práticas.
  • Caso tenha problemas nos joelhos, coluna, quadril, dentre outros, evite fazer exercícios físicos sem acompanhamento profissional.
  • Não extrapole os seus limites, isso pode resultar em alguma lesão, vá com calma.

A prática de exercícios físicos, quando praticada de maneira correta, proporciona muitos benefícios para a saúde, não só física  como também mental. No período de quarentena, mexer o corpo pode ser uma boa maneira de aliviar a ansiedade.

Deisi Gois

Deisi Gois

Redatora jornalística

Formada em jornalismo no ano de 2019 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Deisi sempre trabalhou com mídias digitais. Desde o ano de 2018 integra a equipe da Escale Digital, auxiliando na elaboração de conteúdos para sites de operadoras parceiras. Atualmente, faz parte do projeto Zelas Saúde, um portal diferenciado que busca facilitar a escolha de convênios médicos. Além disso, elabora pautas e pesquisas com médicos e especialistas para oferecer conteúdos cada vez com mais qualidade para os usuários.