Plano de saúde
Atualizado: 
Publicado: 
Leitura 
de 2 min

Tabela completa de faixa etária para plano de saúde

Os reajustes de planos de saúde são aumentos que não deixam ninguém satisfeito, além de trazerem muitas dúvidas sobre o acréscimo ser justo. Porém, ele é inevitável já que existem regras contratuais que permitem essa mudança na mensalidade dos convênios.

Pensando nisso, nós elaboramos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre a tabela de faixa etária para plano de saúde. Saiba quando os reajustes podem ser aplicados e quais são os direitos do consumidor nesses casos. 

Tipos de reajuste

Hoje, os planos de saúde são regidos pela lei 9.656/98 e pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor), que permitem três tipos de reajuste nas mensalidades dos planos de saúde:

  • O reajuste pode ser anual e sempre será aplicado no mês de aniversário do contrato.
  • Por sinistralidade, onde o objetivo é compensar os gastos que superaram o que era previsto pelas empresas.
  • E o aumento por faixa etária, que é o reajuste imposto com base na idade do consumidor.

Como órgão regulador, a Agência Nacional de Saúde (ANS) tem a responsabilidade de controlar esses aumentos dos planos. No caso da faixa etária, ela define uma tabela de reajustes, de acordo com a passagem dos beneficiários de uma faixa etária para outra.

Essa mudança é permitida, uma vez que os cuidados e visitas médicas ficam cada vez mais frequentes com a idade. Os planos de saúde para idosos são mais usados que os planos de saúde para crianças e bebês, gerando mais gastos para as empresas.

Como é dividida a tabela de faixa etária para plano de saúde?

A tabela mais atual estipulada pela ANS é a seguinte:

  • 0 a 18 anos;
  • 19 a 23 anos;
  • 24 a 28 anos;
  • 29 a 33 anos;
  • 34 a 38 anos;
  • 39 a 43 anos;
  • 44 a 48 anos;
  • 49 a 53 anos;
  • 54 a 58 anos;
  • 59 anos ou mais.

Uma outra tabela de idade é adotada para os clientes que possuem contratos mais antigos, aqueles assinados entre 2 de janeiro de 1999 e 1 de janeiro de 2004. A primeira faixa dessa tabela vai até 17 anos, sendo que a última começa com 70 anos.

Se você adquiriu seu plano antes de janeiro de 1999, não se preocupe, o que vale é o que está previsto no contrato. Para aqueles que estão pensando em contratar um novo plano de saúde, vale a nova tabela.

Se você tem interesse em saber os valores dos planos de saúde na sua faixa etária, faça uma simulação no site da Zelas Saúde. Além de todos os preços por faixa etária nas principais operadoras, o portal conta com muitas informações para te ajudar a escolher o melhor plano.

Porque é importante conhecer a tabela?

Conhecimento é um ponto chave para nos ajudar a fazer escolhas melhores e evitar possíveis problemas. Desta forma, conhecendo melhor a tabela da ANS, você consegue se programar financeiramente para as mudanças.

Com a regra de reajuste por idade, você consegue saber exatamente quando vai ser o aumento do seu plano e se preparar para isso. Então, não seja surpreendido e fique atento para evitar futuras surpresas.

Dicas importantes

É importante saber que a ANS determina que o valor da última faixa etária para plano de saúde não deve ser superior a seis vezes o valor da primeira. Isso é lei, então fique atento aos reajustes que são feitos no seu plano de saúde.

Por fim, deve ser de conhecimento de todos que a idade não deve influenciar na cobertura que é oferecida pelo plano. Se na mudança da faixa etária o plano continuar o mesmo, o tratamento e cobertura não podem mudar.

Ficar atento a faixa etária para plano de saúde, além de identificar os preços, isso também te ajuda a prever os seus reajustes futuros.