Saúde & bem-estar
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Deisi Gois

Deisi Gois

Redatora jornalística

5 hábitos para mudar durante o isolamento

mulher sentada no chão meditando

Até então, o isolamento tem se mostrado uma maneira efetivo de conter a contaminação do coronavírus e por consequência, evitar o colapso do sistema de saúde. Desta forma, estamos diante de uma rotina que até então a maioria não estava acostumada, a de ficar em casa.

Mas você já pensou que pode utilizar este tempo extra para mudar alguns hábitos que farão muito bem à sua saúde? Pensando nisso, nós, da equipe Zelas Saúde, elaboramos algumas dicas para tornar o seu isolamento mais agradável e saudável.

1. Faça atividade física

A atividade física, além da sensação de bem-estar, também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, te ajudando a ficar saudável durante este período de isolamento. A prática também pode ser uma boa maneira de aliviar a ansiedade e estresse que pode vir com o longo período dentro de casa.

É importante se mexer, mas também respeitar os seus limites, já que neste momento não é possível ter aulas presenciais e ninguém quer precisar ir ao médico devido uma lesão. Muitos profissionais têm feito lives em redes sociais, basta escolher o seu favorito, ou até mesmo baixar um aplicativo de exercícios.

Alguns aplicativos recomendados disponíveis na Apple Store ou Play Store são:

  • Nike Training Club
  • Workout Trainer
  • BTFIT
  • Freeletics Bodyweight

2. Separe um momento para relaxar

A nossa rotina diária é bastante corrida é nem sempre conseguimos ter um tempo para nós mesmos e talvez, neste contexto, seja possível começar a se dedicar a isso. A prática de yoga e a meditação podem ajudar a aliviar o stress, reduzir a ansiedade e proporcionar uma atividade física diária.

Confira alguns aplicativos que podem te ajudar a meditar ou praticar yoga em casa:

  • Calm
  • Headspace
  • Sattva
  • Yoga Studio: Mind & Body
  • Asana Rebel
  • Yoga Plus

      

3. Melhore a sua alimentação

Para manter não só uma vida saudável, mas também uma boa imunidade, é preciso ter uma alimentação saudável. Neste período de isolamento, pode ser que aumente o seu desejo de comer um hambúrguer todos os dias na hora do almoço ou até mesmo acabe pulando refeições, mas talvez você queira repensar estes hábitos. 

Mantenha os horários das refeições como se estivesse trabalhando fora de casa, incluindo alguns lanchinhos entre as refeições principais, além de ingerir bastante água. Alimentos como o gengibre, folhas verde escuras e amêndoas são alguns dos alimentos que podem ajudar a manter uma boa imunidade.

Confira alguns aplicativos que podem te ajudar a manter uma alimentação regrada:

  • NutriSoft
  • Lifesum
  • TecnoNutri
  • Beber água

4. Regule o seu sono

A higiene do sono é um passo importante para uma vida saudável e menos estressante, mas com a rotina, muitas vezes acabamos dando menos atenção à isso. Este pode ser um bom hábito para incorporar na quarentena, estabelecendo horários para dormir e acordar, com diferenciações entre os dias úteis e finais de semana.

Veja alguns aplicativos que podem te ajudar a dormir melhor e se adaptar a esta nova rotina:

  • Relax Melodies 
  • Sleep Genius
  • Sleep Better
  • Sleep Time

5. Faça pausas durante o trabalho

Muitas vezes, na rotina do escritório, esquecemos de fazer algumas pausas durante o expediente, e isso pode se acentuar ainda mais durante o home office. A questão é que as pausas, além de ser um período de descanso e para diminuir a nossa carga mental durante o dia, também ajuda a melhorar a produtividade.

Confira alguns aplicativos que podem te lembrar a hora de ter um descanso:

  • Repeat Timer
  • Alarmed
  • COL Reminder
  • DUE

Apesar das diversos hábitos que podem ser adquiridos ou melhorados durante o isolamento, não se sinta pressionado a cumprir cada um deles. Veja quais podem se encaixar bem na sua rotina e realmente fariam diferença durante este período.

Quem escreve

Deisi Gois

Deisi Gois

Redação jornalística

Formada em jornalismo no ano de 2019 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Deisi sempre trabalhou com mídias digitais. Desde o ano de 2018 integra a equipe da Escale Digital, auxiliando na elaboração de conteúdos para sites de operadoras parceiras. Atualmente, faz parte do projeto Zelas Saúde, um portal diferenciado que busca facilitar a escolha de convênios médicos. Além disso, elabora pautas e pesquisas com médicos e especialistas para oferecer conteúdos cada vez com mais qualidade para os usuários.