Saúde & bem-estar
Atualizado: 
Publicado: 
Leitura 
de 3 min
Dr. Matheus Ferreira Gröner

Dr. Matheus Ferreira Gröner

Urologista - CRM 153016 SP

Varicocele e infertilidade masculina

Homem conversando com médico

Cerca de 50% dos casais em idade reprodutiva sofrem com a infertilidade e, em aproximadamente 30% destes casos, a condição está relacionada ao homem. A infertilidade começa a ser uma possibilidade real quando o casal está tentando a concepção há mais de um ano e não obtêm sucesso.

Podem ser vários os motivos que levam à infertilidade masculina. Entre eles, a varicocele é a causa mais comum da condição. Pensando nisso, explicamos o que é, quais as causas e como tratá-la. Confira:

Quais são os fatores mais comuns para a infertilidade masculina?

Em nossa sociedade, é mais comum que mulheres procurem ajuda médica do que os homens. Segundo pesquisa para verificar a saúde do homem no Brasil, feita pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, apenas 58% dos homens vão ao urologista por ano, o que torna a infertilidade difícil de ser detectada e revertida.

As origens médicas mais comuns para infertilidade masculina são:

  • Razões genéticas e hormonais;
  • Tabagismo;
  • Infecções.

No entanto, entre essas causas, uma pouco conhecida e com maior incidência é a varicocele. Estima-se que a varicocele atinge 25% dos homens com alguma alteração no sêmen, enquanto 11% dos homens com sêmen natural também são portadores.

Dados sobre a infertilidade masculina

O que é a varicocele?

Varicocele é a dilatação anormal das veias dentro da bolsa escrotal associada a um refluxo local que causa a dilatação das varizes do testículos. A condição está presente em 20% da população, iniciando na adolescência e acompanhando o homem durante toda a vida.

A varicocele possui graus diferentes, sendo eles:

  • Grau I: é palpável ao exame físico com realização de esforço;
  • Grau II: é palpável ao exame, sem necessidade de esforço;
  • Grau III: é visível ao exame.

Quanto pior o grau, maior a possibilidade de piora da análise seminal.

Quais são os sintomas mais comuns da varicocele?

A varicocele é uma doença assintomática, ou seja, alguns pacientes podem não ter sintoma algum. Mesmo assim, existem alguns fatores que podem indicar a varicocele, como:

  • Dor nos testículos;
  • Inchaço ou presença de caroço nos testículos;
  • Sensação de peso nos testículos;
  • Infertilidade. 

Quais são as causas da varicocele?

Não existe uma causa específica confirmada, no entanto, a falta natural das válvulas nas veias espermáticas causa um grande refluxo de sangue e dilatação das mesmas, impedindo o sangue de fluir de forma devida. Por isso, é muito comum que os pacientes também tenham hemorróidas e varizes nas pernas.

Como é realizado o tratamento?

A indicação de tratamento para pacientes com varicocele é a varicocelectomia microcirúrgica. Esta, trata-se de uma cirurgia simples com cortes de 2 - 3cm na região pubiana de cada lado. Com auxílio de microscópio cirúrgico são ligadas as veias dilatadas, tratando o problema. A recuperação é rápida, sendo de um dia de internação e três dias de repouso podendo haver retorno precoce ao trabalho e às atividades diárias.

A varicocele pode ter consequências irreversíveis se não tratada?

Sim, a varicocele afeta a saúde escrotal e produção saudável do sêmen, sendo a principal causa da infertilidade masculina. Por isso, é necessário uma investigação a fim de encontrar a causa específica da doença. Levantada a causa, o tratamento pode ajudar o paciente com má produção de espermatozóides.

Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico acontece por meio do exame físico durante a consulta médica, não sendo necessário nenhum exame adicional na maioria dos casos. Geralmente a varicocele acomete os dois testículos, principalmente o esquerdo. Caso seja necessário um estudo mais a fundo, um exame de ultrassom de bolsa testicular com doppler colorido deve ser solicitado.

Como a varicocele afeta os homens

Existe uma maneira de prevenir esta condição?

A melhor prevenção nesse caso é o tratamento precoce. Como a doença se inicia na adolescência, é importante que o paciente passe em consulta com urologista para avaliar a presença ou não da condição. Se diagnosticado, é importante um acompanhamento regular para acompanhar a produção de espermatozóides e iniciar o tratamento. Quanto antes for feito o tratamento, maior a chance do paciente manter um melhor potencial fértil. 

Porque varicocele causa infertilidade masculina?

Um testículo saudável tem a temperatura ideal e regulada com a corpórea, por isso, é importante a função de veias saudáveis para regular essa temperatura. O testículo humano funciona plenamente de 1,0 a 1,5 grau a menos que a temperatura corporal, por esse motivo eles ficam na bolsa testicular, fora do corpo. 

A varicocele é reversível e tratável, quanto mais rápido for identificada, mais satisfatório será o tratamento. Por isso, procure um especialista.

Dr. Matheus Ferreira Gröner

Dr. Matheus Ferreira Gröner

Urologista - CRM 153016 SP

Matheus Ferreira Gröner é especialista em urologia e, no momento, dedica-se a estudos na área de reprodução humana e infertilidade masculina. Além disso, atua como médico assistente no Setor de Reprodução Humana da UNIFESP / EPM na área de ensino, pesquisa e assistência.