Plano de saúde
Atualizado: 
Publicado: 
Leitura 
de 3 min
Deisi Gois

Redação jornalística

Plano de saúde nacional: 5 opções para escolher

Para aumentar o número de contratações de planos de saúde, as operadoras segmentam as áreas de cobertura por regiões, o que faz com que algumas opções sejam mais baratas e acessíveis. Atualmente, são três opções disponíveis: regional, atendendo à grupos de municípios; abrangência nacional, com a qual você pode ser atendido no país inteiro; e internacional, com atendimento em vários outros países.

Se você costuma fazer muitas viagens pelo Brasil, mas não com tanta frequência para o exterior, ou é comum ter que se mudar por causa do trabalho ou outro motivo, um plano de saúde nacional é o ideal para você. Pensando nisso, elaboramos uma lista com as melhores opções com cobertura nacional do mercado para que você se sinta seguro onde quer que esteja.

1. Amil Saúde

Com exceção dos planos da linha Amil Fácil e o Amil 200, todos as opções da operadora oferecem uma ampla rede credenciada por todo o território nacional. Contudo, todos os planos com essa abrangência disponibilizam apenas contratação através de um CNPJ com um mínimo de 2 pessoas inclusas.

Como beneficiário, você terá acesso à hospitais credenciados e próprios da operadora, laboratórios e centros de tratamento que alcançam todos os estados brasileiros. Além disso, também é possível solicitar reembolso quando realizar uma consulta ou outros procedimentos em locais não atendidos na sua rede credenciada.

2. Bradesco Saúde

Dos planos comercializados pela Bradesco Saúde, apenas o Preferencial Plus não possui cobertura nacional, com abrangência apenas em grupos de municípios. A seguradora é reconhecida por oferecer uma rede ampla e com alta qualidade para todos os seus beneficiários.

Além disso, a Bradesco oferece um dos melhores valores de reembolso do mercado, isso em todos os planos. Sendo assim, mesmo que você precise se consultar fora da sua rede credenciada, será ressarcido com um ótimo valor. Para contratar, também é necessário possuir um CNPJ e ter um mínimo de 3 pessoas que queiram ingressar no convênio.

3. SulAmérica Saúde

A SulAmérica Saúde oferece 5 opções de plano, mas todas elas possuem cobertura e seguro para viagens nacionais. Sendo assim, você não estará amparado apenas com hospitais e outros estabelecimentos para uma emergência relacionada à sua saúde, mas também qualquer imprevisto de ocorra durante as suas viagens Brasil a fora.

Outro ponto positivo é que por ser uma seguradora, a empresa também oferece reembolso em todas as opções disponíveis para o consumidor. Apesar de valores mais baixos se comparados com o Bradesco, garante que você tenha ao menos parte do seu dinheiro de volta caso precise de uma consulta em um hospital que não faz parte da sua rede referenciada.

4. GNDI

Apesar de algumas opções com cobertura regional, a partir dos planos da linha Advance da operadora você já estará seguro durante as suas viagens pelo país. Ao contratar, além de estabelecimentos credenciados, você também terá a rede própria da operadora, que hoje conta com 20 hospitais e 37 unidades de pronto-socorro, com maior concentração em São Paulo e Rio de Janeiro.

Para contratar, é preciso incluir no mínimo 2 pessoas, sendo que uma delas deve ser portadora de um CNPJ. Os planos GNDI oferecem toda a cobertura de procedimentos exigidos pela ANS e se mostra um dos mais acessíveis, sendo um ótimo custo-benefício para muitos consumidores.

5. Central Nacional Unimed

Um ponto muito positivo da Unimed é que a partir do plano Estilo é possível escolher se você prefere a cobertura regional ou nacional, adaptando ao que atende melhor às suas necessidades. É bom ressaltar que o plano Exclusivo, o mais alto da categoria, possui apenas a opção de cobertura nacional.

A cooperativa oferece cobertura na região metropolitana e interior de São Paulo, nas cidades de Belo Horizonte, sendo uma das empresas mais fortes da região, além de Distrito Federal, São luiz, Salvador e muitas outras. Após o encerramento das atividades da Unimed Paulistana, muitos acreditam que a cooperativa de planos não presta mais serviço na cidade, porém ao contratar a Central Nacional é possível ter atendimento.

Vantagens de um plano de saúde nacional

Se você acha que um plano de saúde nacional é o ideal para você, mas está um pouco receoso devido ao preço, fique sabendo que todas as vantagens dessa contratação podem justificar os valores mais altos. Pense que, se durante uma viagem de férias com a sua família algum imprevisto acontecer, você terá todo o amparo necessário e será direcionado para os melhores hospitais que compõem a sua rede credenciada.

Além disso, caso esteja em uma situação na qual não existe nenhum local ao qual o seu plano de saúde oferece cobertura, você pode posteriormente solicitar o reembolso e reaver ao menos parte do valor gasto. Contudo, além dos valores mais altos, ainda existem algumas particularidades para contratar, sendo que a maioria só pode ser feita através de uma contratação do tipo pessoa jurídica e com um número mínimo de ingressantes que varia de acordo com a empresa prestadora.

Um plano de saúde nacional é a garantia de muito mais tranquilidade para você ou para a sua família. Coloque os custos no papel e veja se as vantagens valem esse investimento na sua segurança.

Sobre a autora

Deisi Gois

Redação jornalística

Sou formada em jornalismo e, apesar do romantismo pelas antigas redações, minha praia sempre foi a internet. Há mais de um ano trabalhando com produção de conteúdo voltado para área de saúde, acredito que informação pode ser empoderadora e realmente oferecer uma experiência de compra diferenciada. Hoje integro a equipe de conteúdo da Zelas Saúde, onde estamos a passos largos mudando a relação do mercado com seus consumidores.