Plano de saúde
Leitura
3 min
Atualizado:
11/14/2019
Publicado:
11/5/2019
Deisi Gois

Redação jornalística

8 motivos para oferecer plano de saúde na sua empresa

Foi-se o tempo em que oferecer benefícios para os seus funcionários era apenas um custo a mais na sua folha de pagamentos. Atualmente, pode ser o fator que vai colocar a sua empresa no mapa como uma das melhores.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Catho em 2019, o plano de saúde é um benefício considerado muito importante para mais de 70% dos candidatos. Sendo assim, pode ser um aspecto decisivo para atrair talentos que realmente podem fazer a diferença dentro do seu negócio.

Se você ainda tem dúvidas, aqui apresentamos 8 motivos para que você ofereça um plano de saúde empresarial para os seus colaboradores. Confira!

1 - Melhorar relacionamento com os funcionários

Ao ofertar um benefício tão desejado e que seus funcionários julgam tão importante, você está demonstrando que realmente se importa com o bem-estar de todos. Isso cria uma relação melhor entre empregador e empregado, fazendo com que a performance de cada um seja melhorada.

Se ainda parece custoso, você pode oferecer um plano de saúde com coparticipação, o que vai reduzir bastante o valor final na sua folha de pagamentos. O segredo aqui é o ganha-ganha. Você oferece o benefício e, em troca, seus funcionários fazem um uso mais consciente, evitando aumentos por sinistralidade.

2 - Diminuição das faltas

Com o acompanhamento e atendimento rápido que um plano de saúde pode proporcionar, é muito provável que o seu funcionário precise se afastar poucas vezes devido a problemas de saúde. Em casos mais graves, como funcionários com doenças crônicas, o tratamento disponibilizado pelo plano de saúde evita afastamentos constantes ou por longos períodos. 

Existe também a questão familiar, já que é desgastante para uma mãe ou pai ter que conciliar o trabalho com a situação de enfermidade de um filho. Caso a criança seja dependente do convênio médico, a questão pode ser resolvida de maneira mais rápida e preservar o emocional dos seus funcionários.

3 - Descontos no imposto de renda

Se você já possui ou está prestes a montar um negócio, sabe que as empresas devem contribuir todo mês, além do imposto de renda anual. Nestes casos, são concedidos incentivos fiscais e, ao oferecer benefícios aos seus funcionários, é possível reduzir a carga tributária.

Desta forma, o que parecia um gasto a mais pode te ajudar a abater uma série de custos. Nos casos de planos de saúde, não existe um valor máximo para o desconto, já que as empresas consideram um custo operacional.

4 - Maior competitividade

Além de um salário compatível com o mercado, bons funcionários também buscam por serviços complementares. São oferecidos benefícios de transporte, alimentação e educação, mas o atendimento médico ainda se mostra o mais desejado.

Isso ocorre porque custos com hospitais, especialmente em casos de emergência, costumam ser bastante expressivos. Se a empresa possibilita que o colaborador tenha atendimento seguro, de qualidade e gratuito, mesmo que seja um plano com coparticipação, com certeza será bem-vista no mercado de trabalho.

5 - Economia

A princípio, pode parecer justamente o contrário, mas a contratação de um plano de saúde empresarial representa uma boa economia para ambas as partes. Por parte dos funcionários, não será preciso destinar parte dos seus recursos para atendimento médico particular, o que costuma ser bem caro.

Para a empresa, a inclusão do benefício gera satisfação e menos custo no orçamento que reajustar o salário de todos os funcionários. Além disso, contratações em grupos tendem a ter preços mais baixos do que planos de saúde individuais.

6 - Aumento da produtividade 

Funcionários que estão saudáveis trabalham mais e melhor. Com um plano de saúde como benefício, seus colaboradores terão mais disposição e qualidade de vida para executar as tarefas do dia a dia.

Além disso, é bem comum que as operadoras ofereçam programas de bem-estar, levando profissionais até a sua empresa para dar dicas de saúde. Desta forma, além de oferecer tratamento, a empresa também incentiva o cuidado preventivo.

7 - Retenção de talentos

Toda empresa quer manter seus maiores talentos, às vezes custe o que custar. Você pode oferecer um ótimo salário, um ambiente agradável, mas caso não tenha um plano de saúde, pode ser que eles se sintam atraídos por outro lugar.

Tentar manter um funcionário exige que você mostre o quanto ele é valioso e uma forma é cuidando da saúde e bem-estar. Como tática, as empresas segmentam os planos de acordo com os cargos, o que faz com que pessoas em posições maiores tenham planos de saúde mais completos ou premium.

8 - Acidentes de trabalho

Nunca queremos pensar em uma situação extrema que gere um acidente de trabalho, mas caso aconteça, é sempre bom estar preparado. Com um plano de saúde, você poderá atender prontamente o seu funcionário nesta situação difícil.

Neste momento, todo o aporte é necessário e um convênio médico é a melhor maneira de prestar atendimento rápido e seguro. Situações que envolvem acidentes no trabalho podem ser complicadas e, sem o auxílio necessário, podem resultar em questões processuais.

Se você vê o plano de saúde empresarial apenas como um número a mais no contracheque, repense. Este pode ser o caminho para criar um ambiente de trabalho mais agradável e colocar o seu negócio entre os melhores.

Sobre a autora

Deisi Gois

Redação jornalística

Sou formada em jornalismo e, apesar do romantismo pelas antigas redações, minha praia sempre foi a internet. Há mais de um ano trabalhando com produção de conteúdo voltado para área de saúde, acredito que informação pode ser empoderadora e realmente oferecer uma experiência de compra diferenciada. Hoje integro a equipe de conteúdo da Zelas Saúde, onde estamos a passos largos mudando a relação do mercado com seus consumidores.