Infelizmente, não é comum encontrar beneficiários que já enfrentaram algum problema ao utilizar o seu plano de saúde. Mesmo com a presença de uma agência nacional que regula o mercado, muitas empresas acabam decepcionando seus clientes, causando um aumento no número de reclamações com relação a estes produtos. 

Pensando nisso, preparamos uma lista das 8 maiores reclamações de planos de saúde segundo a ANS. Para encontrar o seu plano ideal, também é preciso ter claro quais problemas você pode ter e como lidar com eles da melhor maneira. 

1 - Coparticipação 

A insatisfação do que é cobrado e a falta de transparência nos valores de coparticipação estão entre as maiores reclamações de planos de saúde. Em alguns casos, o percentual pago pelo paciente chega a 100% do procedimento. 

As empresas dizem que tudo está discriminado nos contratos e que é importante uma atenção maior ao que foi assinado pelos beneficiários. Contudo, a ANS estabelece que a operadora estabeleça um teto por item, sem cobrar o valor integral.

2 - Autorização de procedimentos

A autorização prévia é um direito das operadoras e seguradoras de saúde. É um mecanismo regulatório que permite controlar a demanda de serviços, porém pode ser problemático para muitos beneficiários. 

No entanto, é importante saber que tudo é avaliado pela ANS e liberado imediatamente caso o órgão considere que as empresas estão dificultando ou restringindo o acesso. 

3 - Rol de procedimentos e coberturas

Uma das maiores frustrações é descobrir que o seu plano não oferece um determinado procedimento justamente quando você mais precisa. Por isso, é importante saber que a ANS possui uma lista de procedimentos que os convênios são obrigados a cobrir.

Caso estejam negando acesso a um serviço obrigatório, cabe recurso junto aos órgãos reguladores. Existem outros exames e procedimentos que não constam na lista de cobertura e nesses casos, cada operadora tem a liberdade de incluir ou não.

4 - Reembolso

O reembolso é solicitado quando o beneficiário faz uma consulta fora da sua rede credenciada, porém os valores e prazos de pagamento têm desagradado alguns clientes. Primeiramente, é preciso salientar que o serviço não é obrigatório e cabe a cada empresa decidir ou não pela oferta.

Fique atento, pois tudo está descrito no seu contrato, inclusive os valores máximos pagos em cada procedimento. Sendo assim, nem sempre será possível receber o preço integral, mas caso tenha contratado a opção de reembolso e esteja com dificuldades para solicitar, procure um órgão de defesa ao consumidor.

5 - Rede de atendimento

Muitas reclamações de convênios médicos são referentes a precariedade de atendimento. Nesses casos, entre com uma reclamação na sua operadora ou até mesmo em órgãos reguladores ou de defesa ao consumidor.

As operadoras de saúde credenciam uma série de hospitais e laboratórios para atender seus beneficiários. Desta forma, devem assegurar que seus parceiros prestem sempre o melhor atendimento.

6 - Descredenciamento 

A operadora tem o direito de alterar sua rede credenciada, mas deve avisar o consumidor com 30 dias de antecedência. Para que o cliente não se sinta prejudicado, deve também substituir por outro parceiro de qualidade igual ou superior. 

7 - Suspensão e rescisão contratual

É importante ter atenção ao cancelar o seu plano de saúde, já que apenas deixar de pagar as parcelas não é o suficiente. Quando isso ocorre, os meses que você deixou de pagar vão se acumulando e podem gerar uma dívida bem grande no futuro.

Nós sugerimos que você formalize por escrito a sua intenção em cancelar o plano de saúde. Assim, com um protocolo do devido cancelamento, você pode ficar tranquilo e protegido contra futuras cobranças.

8 - Aumento de preços

Essa com certeza é uma das maiores reclamações de plano de saúde que chegam aos órgãos reguladores. As operadoras têm o direito de aplicar 3 reajustes diferentes: por faixa etária, sinistralidade e anualmente.

Entretanto, algumas empresas chegam a ter aumentos anuais de cerca de 10%, o que gera indignação em muitos consumidores. As operadoras aumentam o valor de acordo com a variação dos custos médicos, mas a ANS estabelece uma porcentagem teto para que não ocorram abusos.  

Entender quais são as maiores reclamações de plano de saúde é uma maneira de evitar esses problemas, ou até mesmo lidar com eles de forma mais efetiva.

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