Plano de saúde
Atualizado: 
Publicado: 
Leitura 
de 3 min
Deisi Gois

Redação jornalística

O que significa retaguarda hospitalar?

Quando buscamos por um plano de saúde, queremos sempre os melhores serviços, mas muitas vezes os valores podem ficar bastante elevados. Entender todos os termos e o que cada serviço acrescenta é uma boa saída para encontrar o plano ideal.

O serviço de retaguarda hospitalar ainda é pouco conhecido, porém quando explicado, desperta a atenção de muitas pessoas. Pensando nisso, criamos um guia definitivo para tirar todas as suas dúvidas sobre retaguarda e sobre quais planos cobrem este benefício. Acompanhe!

O que é retaguarda hospitalar?

A retaguarda hospitalar se refere à equipe de retaguarda de um hospital, isto é, um conjunto de profissionais com especialidades diversas que não são contratados do local, mas estão à disposição para prestar qualquer suporte. Por não fazerem parte da equipe, esse médicos não estão na rede credenciada e, consequentemente, não fazem parte da cobertura do plano, a não ser que a operadora disponibilize este serviço em específico.

Caso você esteja em um hospital e seja aconselhado a se consultar com um dos membros da equipe de retaguarda, mas seu plano não oferece este benefício, terá que pagar a parte referente aos honorários médicos deste profissional.

Quais planos cobrem equipe de retaguarda?

Atualmente, o serviço de retaguarda é oferecido apenas em planos premium em categorias mais elevadas. Algumas das operadoras que oferecem este serviço são a Amil One a partir da categoria 3000, o SulAmérica Prestige, o Bradesco nos planos Nacional Plus e Premium e o GNDI Infinity.

Se você está interessado em contratar um plano que também cubra a retaguarda, saiba que são categorias de planos que costumam ter um valor elevado. Contudo, o preço é refletido na oferta de serviços, completamente diferenciada de qualquer outra categoria de convênio médico.

Por que os planos com retaguarda são caros?

A equipe médica de retaguarda é formada pelos melhores profissionais brasileiros e estrangeiros em sua especialidade. Sendo assim, os honorários médicos dessa equipe costumam ser muito altos, encarecendo os planos que cobrem este serviço.

Além disso, os locais que oferecem o serviço costumam ser hospitais renomados e tê-los na rede credenciada exige que o beneficiário tenha que desembolsar um valor mais alto para ter acesso a esses estabelecimentos.

Quais são os hospitais com equipe de retaguarda?

Todo o hospital com profissionais que não são contratados do local, têm um espaço cedido para prestar atendimento, sendo esta a equipe considerada de retaguarda. Em São Paulo, estes são alguns dos hospitais que oferecem esse tipo de recurso.

  • Hospital Israelita Albert Einstein;
  • Hospital Sírio-Libanês;
  • Hospital São Camilo;
  • Hospital Sabará.

Caso fique internado em alguns desses hospitais e não tenha a cobertura da retaguarda, deixe claro que quer ser atendido apenas pelos funcionários do local. Se for atendido por um destes especialistas, deverá arcar por fora com os custos.

Como saber se eu preciso de um serviço de retaguarda?

O serviço com certeza chama a atenção, mas também deixa os planos de saúde mais caros. Por isso, é primordial entender se este benefício realmente é necessário para você antes de procurar por um plano que inclua a retaguarda médica.

Primeiramente, você tem que ser um cliente de hospitais premium como o Albert Einstein e o Sírio-Libanês para que este benefício valha a pena para você. Contudo, isto não é o suficiente. Se você tem uma condição de saúde que exija consultas com muitos especialistas, muitos deles os melhores em sua área, então a retaguarda pode ser interessante para você.

Por que contratar a retaguarda hospitalar?

A equipe de retaguarda hospitalar garante que você será atendido pelos melhores profissionais que trabalham no hospital, sendo eles funcionários ou não, sem qualquer espera ou burocracia. Outro ponto é não precisar desembolsar por este serviço, visto que são profissionais com honorários médicos elevados.

Para você que possui um quadro de saúde delicado, saiba que estará amparado pela melhor equipe de profissionais do país, extrapolando até mesmo a rede credenciada ofertada pelo seu plano. Ter acesso à equipe de retaguarda não é apenas uma segurança extra, é ter disponível um serviço exclusivo que garante o melhor atendimento em qualquer circunstância.

Qual a diferença entre equipe de retaguarda e hospital de retaguarda?

Como falamos acima, a equipe de retaguarda é um conjunto de médicos especialistas que têm espaço para atender em um determinado hospital, porém não são funcionários do local. Contudo, algumas pessoas podem confundir a equipe de retaguarda com um hospital de retaguarda, que na verdade são duas coisas muito diferentes.

O hospital de retaguarda é um local mais confortável e com serviços diferenciados para pacientes com doenças crônicas que terão um período de internação mais longo, se assemelhando muito ao que conhecemos como casa de repouso. 

A dúvida que fica é se os planos de saúde cobrem ou não este recurso. Apesar de não ter nada especificado nas contratações, advogados especialistas garantem que, caso o médico emita um laudo dizendo que um hospital de retaguarda é o melhor para o paciente, os planos de saúde não podem se negar a cobrir o serviço.

Entender exatamente o que cada benefício agrega no seu plano de saúde é um grande passo para fazer a melhor escolha. Para isso, fique atento a todos os termos e regras de contratação.

Sobre a autora

Deisi Gois

Redação jornalística

Sou formada em jornalismo e, apesar do romantismo pelas antigas redações, minha praia sempre foi a internet. Há mais de um ano trabalhando com produção de conteúdo voltado para área de saúde, acredito que informação pode ser empoderadora e realmente oferecer uma experiência de compra diferenciada. Hoje integro a equipe de conteúdo da Zelas Saúde, onde estamos a passos largos mudando a relação do mercado com seus consumidores.