Guia completo sobre Acomodação no Plano de Saúde

Quando você contrata um plano de saúde, alguns termos podem ser desconhecidos, como o tipo de acomodação que o convênio cobre, por exemplo.

Saber a diferença entre acomodação enfermaria ou acomodação apartamento pode ser fundamental na hora de assinar o contrato. Afinal de contas, é importante saber quais benefícios o plano de saúde lhe garante para que você tenha mais conforto e comodidade.

Nós da Zelas Saúde estamos aqui para esclarecer todas as suas dúvidas sobre isso. Veja quais as diferenças entre acomodação, apartamento e enfermaria e descubra quais as vantagens entre uma e outra.

O que significa o termo acomodação?

Acomodação é o termo que designa o tipo de benefício de internação que você terá direito ao contratar um plano de saúde que cubra os procedimentos hospitalares.

No entanto, a categoria de acomodação se difere entre dois tipos: enfermaria ou apartamento.

A acomodação é, portanto, o termo que se refere ao tipo de local que o paciente ficará em caso de internação.

Acomodação enfermaria, o que é?

A acomodação do tipo enfermaria é o tipo de internação no qual o paciente terá direito a um quarto coletivo. O número de pacientes por quarto normalmente varia entre 3 e 4 pessoas.

Esse tipo de acomodação tem menos privacidade, já que cada paciente tem o direito a um acompanhante e cada quarto possui um banheiro para os pacientes internados nesse modo.

Além de dividir o quarto com mais pessoas, o horário de visitação para a acomodação do tipo enfermaria é mais restrito. Como há mais pessoas em um mesmo quarto, os horários são rigorosos para não prejudicar o descanso e a recuperação dos outros.

Acomodação apartamento, o que é?

A acomodação apartamento é o tipo de internação que garante ao paciente ou beneficiário o direito de ficar em um quarto privativo.

Portanto, esse é um tipo de internação que a pessoa desfruta de maior privacidade e benefícios, como instalações melhores para o acompanhante, além de um banheiro próprio.

Outra grande vantagem desse tipo de acomodação é poder receber um número maior de visitantes e ter horários mais flexíveis, pois não corre o risco de aglomeração, onde existem mais pessoas querendo descansar e necessitando de recuperação.

Alimentação e tratamento, existe diferença na acomodação apartamento ou enfermaria?

A resposta para essa questão é não. O paciente não terá nenhum tratamento diferenciado ou alimentação especial independente do tipo de acomodação.

Nesse ponto, o atendimento é o mesmo e nada se altera, salvo em casos de restrições alimentares. Neste caso, o paciente será orientado pela equipe médica.

Como alterar o tipo de acomodação do meu plano de saúde?

Caso você tenha interesse em trocar o tipo de acomodação do seu plano de saúde, isso é possível através da portabilidade.

A portabilidade é um direito garantido ao beneficiário e para solicitar é preciso cumprir apenas alguns requisitos, como permanência mínima e carência para serviços extras e saber que pode existir custo adicional, por exemplo.

Qual o tipo de acomodação mais em conta?

Por ter menos benefício, a acomodação enfermaria tem um preço mais acessível. Inicialmente, essa pode ser uma alternativa para você contratar um plano de saúde por um preço mais em conta.

Quais as vantagens e desvantagens da acomodação enfermaria?

A vantagem desse tipo de acomodação está no preço da mensalidade do plano, pois oportuniza que você possa ter o benefício de contar com um plano de saúde por um valor mais acessível.

Por outro lado, a grande desvantagem da acomodação enfermaria é compartilhar o quarto e banheiro com outras pessoas, fator que vai comprometer a sua privacidade.

Além disso, como é garantido por lei uma paciente ter um acompanhante durante o período de internação, pode ser que o quarto seja mais barulhento por conta de ruído de terceiros e isso pode comprometer a sagrada hora de descanso e de sono.

Quais as vantagens e desvantagens da acomodação do tipo apartamento?

As vantagens da acomodação do apartamento podem ser diversas. O beneficiário tem horário de visitas mais flexíveis, mais privacidade, um quarto mais amplo e banheiro individual.

Por outro lado, todas essas vantagens têm um custo diferenciado. A mensalidade de um plano de saúde com acomodação do tipo apartamento costuma ter um preço mais elevado e isso pode desencorajar um beneficiário a optar por esse tipo de benefício.

Eu tenho um plano de saúde com acomodação enfermaria, mas o hospital não dispõe de leitos para essa modalidade, e agora?

Como o plano de saúde com acomodação em enfermaria é mais acessível, pode ser que na hora que você necessitar de internação, o hospital não disponha de leitos disponíveis para esse tipo de acomodação.

Mas não se preocupe, porque para casos dessa natureza, a instituição deve garantir ao paciente um leito com acomodação do tipo apartamento até que uma vaga de enfermaria esteja disponível novamente.

Posso pagar a diferença para ficar em apartamento?

Muitos beneficiários com acomodação do tipo enfermaria não tem interesse em mudar de plano, porém preferem ficar em um quarto privado em determinadas situações. Nesses casos, a acomodação privada pode ser negociada diretamente com o hospital, sem nenhum envolvimento das operadoras.

Caso opte por pagar por um quarto fora do seu plano de saúde, saiba que a operadora não irá reembolsar nenhum desses custos e todas as especificações serão determinadas pelo hospital.

Acomodação enfermaria ou apartamento, qual é a melhor?

A acomodação do tipo apartamento é melhor por garantir ao beneficiário maior conforto e privacidade.

Mas isso não quer dizer que o atendimento médico será diferenciado entre uma e outra. A única coisa que deve ser observada é o que o beneficiário abre mão de mais benefícios por mais economia.

Além disso, planos de saúde com acomodação enfermaria também são excelentes e garantem ao cliente da operadora de saúde um atendimento médico diferenciado, com mais acesso à saúde e promoção ao bem-estar.

Onde contratar um plano de saúde?

Ter acesso à saúde significa garantir o bem-estar e não se surpreender com despesas de última hora. Caso você ainda não tenha contratado um plano de saúde, saiba que você pode fazer uma cotação gratuita no nosso site.

Para isso, basta acessar este link e falar com um de nossos especialistas que vão lhe garantir um atendimento diferenciado e personalizado.

Encontramos o seu plano ideal!

Preencha o formulário que nossos especialistas em planos de saúde entrarão em contato

Encontre o seu plano ideal