Guia completo sobre Reembolso

Você já precisou realizar algum procedimento ou alguma consulta médica com um determinado especialista que não fosse credenciado com o seu plano de saúde? Saiba que algumas modalidades de convênios e operadoras garantem o reembolso a seus beneficiários para estes casos. 

Se você nunca ouviu falar em reembolso, esse texto será ideal para você buscar esclarecimento a respeito desse benefício. Veja como você pode solicitá-lo e de que forma ele funciona.

Nós da Zelas Saúde estamos aqui para facilitar o seu acesso à informação e por isso, elaboramos um pequeno manual para que você não fique em dúvida sobre o que é reembolso e porque é importante você conhecer esse direito.

O que é reembolso de plano de saúde?

O reembolso é um benefício garantido aos beneficiários de determinados planos de saúde e operadoras. Embora seja simples de solicitá-lo, é importante destacar que nem todas operadoras e convênios garantem essa vantagem aos seus clientes.

Ele é o direito ou vantagem que o beneficiário tem em solicitar totalmente ou parcialmente o valor de um procedimento ou consulta realizada fora da rede credenciada do plano de saúde contratado.

Para que o beneficiário não fique completamente desamparado e tenha que arcar com todo o valor da consulta ou procedimento, a operadora de saúde pode restituir 100% dos valores pagos pelo beneficiário ou uma porcentagem menor, conforme é determinada no contrato.

Como é calculado o reembolso de plano de saúde?

Cada operadora de saúde possui uma política própria para reembolso. Essa questão fica evidenciada no contrato de adesão, por isso é muito importante você ler com atenção para que não fique nenhuma dúvida sobre seus direitos e benefícios.

É muito comum ter um valor máximo para cada procedimento e consulta. Algumas operadoras podem garantir 100% do valor, enquanto outras oferecem apenas 30% do valor pago. Geralmente, cada valor é estabelecido em uma tabela de serviços e que consta no contrato.

Quando eu posso solicitar o reembolso?

O reembolso não é um serviço obrigatório das operadoras de saúde. Mas é importante saber que existem algumas situações nas quais os convênios podem arcar com despesas fora da rede credenciada. Veja quais são:

  • Situações de urgência emergência que implicam em risco de morte ou lesões irreparáveis;
  • Complicações gestacionais;
  • Casos de urgência sem risco de morte;
  • Quando você está em uma localidade sem cobertura para a sua rede credenciada.

As outras situações são consideradas eletivas e o beneficiário tem direito a restituição somente se estiver previsto no contrato de adesão.

Como pedir o reembolso do plano de saúde?

É comum cada operadora de saúde solicitar um procedimento diferente para o reembolso. O que não vai alterar será a exigência do preenchimento de um formulário com os dados e a justificativa da necessidade da consulta ou procedimento realizados.

Para que a operadora não barre o seu pedido de reembolso, não deixe de falar com o médico para pedir um laudo justificando a sua consulta ou procedimento.

Geralmente, as operadoras disponibilizam canais de comunicação, nos quais o beneficiário poderá entrar em contato para solicitar o reembolso. Os canais podem ser tanto onlines, quanto por voz, ou seja, através do site da própria operadora ou telefone.

Como pedir reembolso para a Amil?

Para pedir reembolso da Amil, você deve clicar neste link e preencher o formulário disponível no site. A documentação pode ser enviada online, por correios ou entregue por um courier caso você seja cliente One.

Como pedir reembolso para o Bradesco Saúde?

Para solicitar o seu reembolso da Bradesco Saúde, basta entrar na área do beneficiário e clicar em “serviços de reembolso”, neste link. Confira seus dados cadastrais e submeta toda a documentação necessária para aprovação da operadora.

Como pedir reembolso para a NotreDame Intermédica?

Para reembolso da operadora GNDI, entre na área do beneficiário e no respectivo segmento, saúde ou odonto, através deste link, em seguida clique em “solicitação de reembolso”. Após fazer isso, preencha as informações solicitadas e reúna toda a documentação comprobatória. Os documentos podem ser enviados por correios, motoboy ou entregues na central da GNDI.

Como pedir reembolso para a SulAmérica Saúde?

Para reembolso do Plano de Saúde SulAmérica, vá até a área do beneficiário, através deste link e procure pelo campo que diz “reembolso” e certifique-se de que possui toda a documentação necessária. Todos os recibos devem ser enviados via correios para a SulAmérica.

Qual o prazo máximo para eu solicitar o reembolso?

O ideal é você solicitar o reembolso assim que realizar a consulta ou procedimento. Mas as operadoras disponibilizam um prazo máximo de até 30 dias para que os beneficiários possam solicitar a restituição do valor.

Algumas operadoras também podem ter prazos diferentes para esse tipo de solicitação, por isso, é importante saber o que consta no contrato. Assim, você não perde a data limite.

Como alguns processos de reembolso podem ser mais complexos que outros, como exigir uma documentação maior, é importante ir antecipando tudo o que precisa para ter em mãos o maior número de informação possível.

Qual a vantagem em ter um plano de saúde com reembolso?

O reembolso pode ser uma grande vantagem na hora de contratar um plano de saúde. É muito comum alguns beneficiários contarem com médicos de confiança e que sejam credenciados ao plano de saúde contratado. No entanto, algumas coisas podem mudar e o profissional se descredenciar, deixando de atender pelo plano ou operadora que o beneficiário é cliente.

Para esses casos, por exemplo, o plano de saúde com reembolso garante que o beneficiário tenha o valor integral da consulta ou parte dela restituída. Isso dá mais segurança e passa a ser um benefício do plano de saúde contratado.

Além desse benefício, pode ser que você necessite de alguma consulta ou procedimento que esteja fora da rede credenciada. O reembolso, também garante a você a diminuição de uma despesa inesperada.

Como contratar um plano de saúde ideal?

Se você ainda não contratou o seu plano de saúde, você pode contar com os nossos especialistas para isso. Faça uma cotação gratuita no nosso site e descubra qual é o plano de saúde ideal para você.

Para isso, basta clicar neste link, preencher alguns dados, que um de nossos especialistas entrará em contato e você contará com um atendimento diferenciado e personalizado.

Encontramos o seu plano ideal!

Preencha o formulário que entraremos em contato

Dúvidas frequentes

Como pedir reembolso da Amil

Para pedir reembolso do plano de saúde Amil, você deve entrar na área do beneficiário, clicar em “solicitação de reembolso” e preencher o formulário disponível no site. A documentação pode ser enviada online, por correios ou entregue por um courier caso você seja cliente One.

Como pedir reembolso da Bradesco Saúde

Para solicitar o seu reembolso da Bradesco Saúde, basta entrar na área do beneficiário e clicar em “serviços de reembolso”. Confira seus dados cadastrais e submeta toda a documentação necessária para aprovação da operadora.

Como pedir reembolso da NotreDame Intermédica

Para reembolso GNDI, entre na área do beneficiário, clique em “solicitação de reembolso”, preencha as informações solicitadas e reúna toda a documentação comprobatória. Os documentos podem ser enviados por correios, motoboy ou serem entregues na central da GNDI.

Como pedir reembolso da SulAmérica

Para reembolso plano de saúde SulAmérica, vá até a área do beneficiário, clique em “reembolso” e certifique-se de que possui toda a documentação necessária. Todos os recibos devem ser enviados via correios para a SulAmérica.

Quais são os prazos para solicitar reembolso?

Geralmente, os beneficiários têm até 30 dias após a realização do procedimento para entrar com um pedido de reembolso. As operadoras, em contrapartida, possuem cada seus próprios prazos para pagamento, porém não devem extrapolar o período de 30 dias.

Outro aspecto que pode ter interferência direta no prazo de pagamento é a complexidade do procedimento ao qual você está solicitando reembolso. Situações de consulta, por exemplo, levam menos tempo para pagamento, enquanto a avaliação para cirurgias tendem a ser mais demoradas.

Vale a pena ter um plano com reembolso?

O reembolso sempre será uma segurança para que você possa se consultar com os médicos que te deixam mais seguro, mesmo que não façam parte da sua rede credenciada, sem comprometer o seu orçamento. Contudo, geralmente é um recurso que encarece os planos, sendo que quanto maior o valor, maior será também a categoria do plano.

Para decidir se o reembolso é uma boa opção para você, avalie se todos os seus médicos de confiança serão contemplados em sua rede credenciada. Se a resposta for “não”, é sempre bom poder se consultar com aquele profissional que já atende você e sua família há anos.

Ainda com dúvidas? Confira todas as etapas sobre como contratar seu plano de saúde ideal.