Guia completo sobre rede credenciada

Ao contratar um plano de saúde, alguns termos podem soar estranhos e completamente desconhecidos. Você já ouviu falar de rede credenciada, por exemplo?

Esse é um dos principais diferenciais que um convênio médico pode oferecer a seus beneficiários. Acredite, uma ampla rede credenciada garante mais opção de atendimento e poder de escolha na hora em que se busca assistência médica.

Nós, da Zelas Saúde, estamos aqui para facilitar seu acesso à informação e abordaremos sobre esse tema para que você saiba a importância dele na hora de contratar um plano de saúde.

O que é rede credenciada?

Rede credenciada também pode ser conhecida como rede referenciada. Caso você se depare com esses dois termos, saiba que eles têm o mesmo significado.

No entanto, rede credenciada é a caracterização do conjunto de profissionais, instituições hospitalares, laboratórios e clínicas que fazem parte da cobertura do plano de saúde e da modalidade contratada pelo beneficiário.

Trata-se de um sistema de prestação de serviço à saúde, ao qual o cliente passa a ter acesso assim que se tornar beneficiário de um convênio médico.

Portanto, rede credenciada é o conjunto de prestadores conveniados ao plano de saúde e que cada beneficiário pode utilizar a partir do cumprimento do prazo de carência, caso a modalidade ou operadora de saúde contratada exija.

Qual a importância da rede credenciada?

Esse é um dos itens mais importantes de um plano de saúde. Quanto maior o número de redes credenciadas, maior será a abrangência do acesso à saúde e também maior possibilidade de consultas com especialistas de diversas áreas.

Planos de saúde com rede credenciada em centros de referência, garantem assistência à saúde em locais diferenciados, como o Hospital Israelita Albert Einstein, por exemplo.

Além disso, dependendo da amplitude da rede credenciada, o beneficiário pode encontrar assistência médica em locais mais próximos de casa, o que garante maior conforto e comodidade. 

Por isso é fundamental saber escolher o plano de saúde para que você tenha mais acesso e também tranquilidade na hora de viajar. Mas para quem viaja com frequência, o indicado é contratar um plano com cobertura nacional.

Um plano de saúde nacional com uma grande variedade de redes credenciadas garante também atendimento em diversos centros do país, o que é sinônimo de mais tranquilidade na hora em que estiver fora da sua região e necessitar de assistência à saúde.

Qual a diferença entre rede credenciada e rede própria?

Também é possível que você se depare com o termo rede própria na hora de contratar um plano de saúde.

Saiba que algumas operadoras de saúde contam com uma rede própria de hospitais, laboratórios e clínicas, por exemplo. Ou seja, a rede é propriedade da operadora e você pode procurar esses locais na hora em que necessitar de atendimento.

Já na rede credenciada, o serviço prestado pode ser conveniado ou terceirizado. Isso depende muito dos contratos e negócios de cada operadora. A diferença da rede credenciada é que o beneficiário pode encontrar assistência em diversas regiões, não se limitando apenas a uma localidade específica.

Portanto, é muito comum uma operadora de saúde disponibilizar acesso tanto na rede própria, quanto na rede credenciada.

Quais os benefícios de uma rede credenciada?

A rede credenciada permite maior flexibilidade na hora de buscar assistência médica. Veja a seguir algumas vantagens que podem ser enumeradas:

  • Atendimento em centros de referência;
  • Maior comodidade, podendo encontrar atendimento próximo da residência;
  • Mais praticidade na hora de encontrar atendimento;
  • Atendimento em diversas localidades nacionais ou regionais.

Como é possível observar, um plano de saúde com uma boa rede credenciada garante uma série de benefícios ao cliente. Evita que ele tenha que se deslocar para longas distâncias na hora em que necessitar de atendimento, pode encontrar atendimento médico em centros de referência, tem mais variedade de opções na hora em buscar assistência, entre outros.

O que fazer se eu necessitar consultar com um profissional que não faça parte da rede credenciada?

Caso você necessite de um especialista que não faça parte do rol de especialidade do seu plano, você pode solicitar reembolso.

Cada operadora de saúde trata dessa questão de maneiras diferentes. Mas saiba que para solicitar o reembolso da consulta ou do procedimento, você deve observar se o plano que vai contratar garante esse benefício.

É importante ressaltar que nem todas modalidades de planos de saúde e operadoras garantem isso a seus beneficiários. Além disso, cada operadora estipula um valor limite para reembolso, o que pode variar conforme a modalidade e tipo de cobertura contratada.

Encontre o plano de saúde com a rede credenciada que você precisa

Agora que você sabe com o que significa rede credenciada e a importância dela, agora está na hora de procurar um plano de saúde que atenda todas as suas necessidades.

Através do nosso site, você pode solicitar uma cotação grátis e descobrir qual operadora e plano se encaixa melhor no seu perfil. Para isso, basta clicar neste link, preencher o formulário, que um dos nossos especialistas entrará em contato com você através de um atendimento personalizado e diferenciado.

Encontramos o seu plano ideal!

Preencha o formulário que entraremos em contato

Encontre seu plano ideal!