Guia completo sobre plano de saúde com obstetrícia

Plano de saúde com obstetrícia pode ser um diferencial na hora da contratação. Muitas modalidades não contam com essa segmentação e a gestante pode ser pega de surpresa se não puder contar com esse benefício.

Caso você desconheça a vantagem de um plano com obstetrícia, o texto a seguir abordará sobre essa modalidade para que você não tenha dúvidas na hora de contratar um plano de saúde que atenda todas as suas necessidades.

Nós, da Zelas Saúde, estamos aqui como um facilitador para você ter mais acesso à informação e conhecer ainda mais as vantagens do seu convênio médico.

O que é um plano de saúde com obstetrícia?

Plano de saúde com obstetrícia é a segmentação que cobre qualquer procedimento obstétrico.

Diferente dos planos de saúde sem obstetrícia, ele garante atendimento integral ao recém nascido em casos de complicações, urgência e emergência.

Por ser um tipo de plano voltado para as gestantes, ele vai garantir procedimentos específicos como exames laboratoriais, imagem, entre outros, e atendimento em hospitais voltados para essa especialidade, desde que faça parte da rede credenciada da operadora de saúde

Para utilizar o plano de saúde com obstetrícia é preciso cumprir o prazo de carência?

Sim, ele funciona da mesma forma, como em qualquer outra segmentação de plano saúde. De acordo com as normas da Agência Nacional de Saúde (ANS), o prazo máximo de carência para o beneficiário poder utilizar os serviços de obstetrícia é de até 180 dias.

Mas é importante lembrar que algumas operadoras de saúde podem pedir um tempo menor de carência como diferencial de venda, conforme pode ser observado no contrato de adesão. Por isso, leia com atenção esse documento para saber quando você poderá programar a gestação.

Embora a carência seja um prazo legalmente determinado pelas operadoras de saúde, saiba que a assistência médica está garantida em casos de urgência (acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional) e emergência (risco imediato à vida ou lesões irreparáveis).

Mulheres grávidas podem contratar um plano de saúde com obstetrícia?

De modo geral, as operadoras costumam liberar o acesso aos serviços do plano de saúde após 30 dias da contratação. No caso do pré-natal, muitas operadoras oferecem cobertura para parto após tempo superior ao período da gestação. Ou seja, caso você faça a adesão quando já estiver grávida, pode ser que quando chegar a hora o valor do parto não esteja incluso na cobertura do seu plano.

Para saber mais sobre essa questão, é importante observar as cláusulas do contrato. Mas pode ser que algumas coberturas não estejam disponíveis.

Por isso, o ideal é contratar o plano um pouco antes da gestação para que você possa utilizar o convênio em toda a sua cobertura e abrangência, sem falar na tranquilidade de ter assistência médica hospitalar sem ter que recorrer à operadora.

Homens podem contratar um plano de saúde com obstetrícia?

O plano de saúde com obstetrícia é uma segmentação padrão do mercado, sendo também um diferencial de venda. Por isso, os homens também têm essa opção de contratação para a cônjuge, que no caso é dependente do titular.

Após a cobertura do prazo de carência, a dependente do plano contará com toda assistência para o pré-natal e obstetrícia, garantindo uma gestação mais tranquila e com todo o suporte necessário da rede privada de saúde.

Como funciona o plano de saúde com obstetrícia para o bebê?

Quando você contrata um plano de saúde com obstetrícia, o recém-nascido também terá cobertura até o trigésimo dia. 

Caso o bebê necessite de cuidados neonatais, o plano cobrirá qualquer despesa de forma integral, o que garantirá mais acesso à saúde para você e para  o recém-nascido.

Em caso de adoção, o plano também contempla cuidados neonatais até o trigésimo dia após o nascimento.

O plano de saúde com obstetrícia é o mais barato do mercado?

Se você optar em contratar um plano sem obstetrícia e pagar por todo o procedimento do pré-natal ao parto, essa segmentação sai muito mais em conta.

O preço dos serviços de um parto natural ou cesariana na rede privada variam muito e não costumam ser econômicos, pois o procedimento hospitalar é uma das coisas que são mais onerosas na área da saúde.

Por isso, se você deseja ter assistência completa no pré-natal e no parto, essa segmentação é fundamental para se ter tranquilidade durante esse período.

Quais os tipos de cobertura que eu posso encontrar em um plano de saúde com obstetrícia?

Cada tipo de segmentação com cobertura obstétrica pode variar. Você encontrará as seguintes segmentações assistenciais:

  • Hospitalar com obstetrícia;
  • Referência (cobertura total);
  • Ambulatorial e hospitalar com obstetrícia;
  • Hospitalar com obstetrícia mais odontológico;
  • Ambulatorial, hospitalar, obstetrícia mais odontológico.

Além do tipo de assistência, alguns planos podem variar quanto ao tipo de acomodação e cobertura nacional ou regional. Portanto, você pode se deparar com acomodações do tipo apartamento ou enfermaria. Lembrando também que a acomodação apartamento é um diferencial do plano de saúde, sendo um tipo de contratação menos econômica.

Como contratar um plano de saúde ideal?

Se você ainda não contratou o seu plano de saúde, você pode contar com os nossos especialistas para isso. Faça uma cotação gratuita no nosso site e descubra qual é o plano de saúde ideal para você.

Para isso, basta clicar neste link, preencher alguns dados, que um de nossos especialistas entrará em contato e você contará com um atendimento diferenciado e personalizado.

Encontramos o seu plano ideal!

Preencha o formulário que nossos especialistas em planos de saúde entrarão em contato

Encontre seu plano ideal