Plano de saúde

Atualizado em
Leitura 5 min

Convênio médico: saiba o que é e como conseguir um mais barato

Por Ana Paula de Oliveira

Analista de conteúdo

Paciente segurando a mão de médica no consultório

Manter a saúde em dia depende de adotar uma série de hábitos no dia a dia, como uma dieta equilibrada e saudável, atividades físicas regulares, mas também fazer consultas periódicas de rotina e buscar atendimento rápido quando ocorrer qualquer eventual problema. E um convênio médico é um aliado muito importante nessa hora. 

Um convênio médico garante tranquilidade para que, caso haja qualquer imprevisto com a saúde, você tenha atendimento de qualidade sem ter de se preocupar que a despesa fora do planejado atrapalhe as suas finanças.

A seguir veja o que é convênio médico, como conseguir um mais barato e o que você precisa saber antes de contratar um. 

Neste artigo você encontra:

O que é convênio médico?

Convênio médico é o mesmo que plano de saúde, ou seja, um seguro em que você paga um valor mensal para garantir acesso a consultas, exames médicos, internação e procedimentos cirúrgicos quando precisar.  

A diferença entre convênio e particular é que no particular você paga o valor integral a cada procedimento realizado. Por exemplo, se for fazer uma consulta médica, precisará arcar com o valor dela e dos exames que possam vir a ser solicitados pelo médico. 

No caso do convênio médico, você paga um valor fixo mesmo nos meses em que não necessitar utilizá-lo, mas quando vier a precisar não precisa desembolsar nada ou apenas um percentual do valor, conforme o tipo de plano contratado.

Quais os tipos de planos de saúde?

Os planos de saúde podem ser: individual (para pessoa física), familiar, coletivos por adesão (quando são vinculados ao CNPJ de uma associação ou sindicato) ou empresariais.

Os coletivos por adesão e empresariais costumam ter valor mais em conta, por isso é importante ver se sua empresa ou se o sindicato de sua profissão oferecem essa opção. 

Existem planos médicos e odontológicos e algumas operadoras oferecem as duas opções. 

Qual o melhor convênio médico?

Uma das melhores maneiras de saber quais são os melhores planos de saúde é acompanhar a classificação dada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regula e fiscaliza estes serviços, estabelecendo uma nota conforme alguns requisitos. Para facilitar a sua vida, saiba mais sobre as empresas melhores ranqueadas aqui

Mas mais do que uma avaliação geral, saber qual é o melhor convênio médico para você depende muito do que você procura, fase da vida em que está e a região onde você mora. 

Por exemplo, se você pretende ter filhos, é importante pesquisar se o convênio oferece atendimento em boas maternidades. Se você quer incluir filhos no plano, pesquise sobre como é o atendimento pediátrico oferecido e se as clínicas mais próximas da sua casa atendem por este plano. E assim por diante.

Lembre-se que uma operadora muito bem avaliada na ANS pode ter um serviço excelente, mas pouca rede credenciada próximo de onde você mora, por exemplo, ou ter um preço que não cabe no seu orçamento. Por isso, o melhor convênio médico é aquele que no equilíbrio das coisas oferece o melhor custo-benefício para o seu caso específico.

Como conseguir um plano de saúde mais barato? 

As operadoras de saúde costumam oferecer diversos planos de convênio médico. Veja alguns itens que podem reduzir esse custo:

  • Procure um plano empresarial ou coletivo. Caso você seja autônomo, veja quais planos oferecem plano para Microempreendedor Individual (MEI). Se a sua profissão possui algum sindicato ou associação, veja se como participante você tem direito a fazer um plano nessa modalidade.
  • Tipo de acomodação: Se você optar por enfermaria, ou seja, quartos coletivos, em caso de possível internação, você consegue uma boa redução de custo mensal em comparação aos planos com quarto individual ou apartamento.
  • Com coparticipação: Algumas operadoras oferecem planos com coparticipação, ou seja, você paga um valor fixo mensal, mas a qualquer consulta ou procedimento realizado paga um percentual a mais na mensalidade do mês seguinte. Isso reduz consideravelmente o valor do plano. 
  • Abrangência regional: Planos com abrangência regional são mais baratos do que os que cobrem atendimento em todo o Estado ou território nacional.

O que devo saber antes de contratar um plano de saúde?

Antes de contratar um plano de saúde é importante que você leve em conta qual a sua maior necessidade. Por exemplo, se você viaja com frequência para fora do Estado, é importante buscar uma cobertura nacional.

Também é importante pesquisar o tamanho da rede credenciada na região onde você mora. Um plano pode ser muito bem avaliado e oferecer ótimo serviço em São Paulo, por exemplo, mas deixar a desejar na cidade onde você mora.

Veja quais planos de saúde aceitos pelos hospitais, médicos e clínicas de sua maior confiança. Além disso, não deixe de verificar qual é o tipo de acomodação que ele oferece, se é enfermaria (quartos coletivos) ou hotelaria (quartos privativos).

Também é muito importante saber quais são os prazos de carências, pois em alguns pode demorar meses até que você tenha acesso a especialistas e a determinados tipos de exames. 

Veja também se o plano possui opção de reembolso caso não haja um profissional de determinada especialidade disponível perto de você.

Como fazer um plano de saúde

Na Zelas Saúde você pode fazer uma cotação gratuita para ver qual o plano de saúde com o melhor custo-benefício para o que você precisa na sua região.

Após definir o plano, nossos especialistas irão lhe informar quais os documentos necessários para a adesão. É tudo simples e pode ser realizado em poucos passos.

médica cuidando de paciente

Quem escreve

Ana Paula de Oliveira

Analista de conteúdo

Graduada em Propaganda e Marketing desde 2017, Ana, sempre trabalhou com os mais diversos tipos de segmentos. Em 2020, entrou para a equipe da Escale Digital, com o objetivo de criar e analisar conteúdos. Atualmente, trabalha com o projeto Zelas Saúde, um portal diferenciado que busca facilitar a escolha e a utilização de convênios médicos. Além disso, para o Tudo Saúde, elabora pautas e pesquisas para desenvolver um conteúdo informativo, útil e de qualidade.