Ter um plano de saúde significa tranquilidade na hora em que se precisa de uma consulta médica, exames ou procedimentos cirúrgicos. Ele funciona de forma semelhante ao seguro de um bem, como um carro, mas nesse caso o bem segurado é a sua saúde, a de seus familiares ou a de colaboradores da sua empresa.
Problemas de saúde não costumam ser previsíveis. Por isso, é comum que quando precise você seja pego de surpresa com despesas extras e de alto custo. Com um plano de saúde, não há motivo para se preocupar quanto a isso.
Neste texto, você entenderá:
- O que é o plano de saúde?
- Quais as vantagens de contratar um plano de saúde?
- Quais são os tipos de plano de saúde?
- Quem pode ser dependente no plano de saúde?
- O que é carência no plano de saúde?
- O que é coparticipação em plano de saúde?
- Conheça os principais planos de saúde por categoria
- Quanto custa um plano de saúde?
- Como cancelar o plano de saúde?
O que é o plano de saúde?
Um plano de saúde é uma espécie de seguro que a pessoa pode fazer para ter acesso a serviços de assistência médica quando precisar. Ele garante a você consultas médicas, exames e procedimentos cirúrgicos, além de internação hospitalar em instituições de referência em caso de necessidade.
Mas calma lá, escolher um plano de saúde depende de uma série de fatores. Existem diversas modalidades, que variam conforme a operadora que presta o serviço, assim como aquilo que o plano cobre ou não, a rede credenciada e a faixa etária do usuário.
Em todo plano de saúde você pagará mensalidade, mas você também pode precisar pagar um percentual sobre cada consulta ou exame realizado, conforme o tipo de plano contratado.
Leia também: Plano de saúde Bradesco pessoa física: saiba como contratar
Quais as vantagens de contratar um plano de saúde?
O acesso à saúde de qualidade é caro e esperar por atendimento ou realização de exames pela rede pública pode demorar tempo suficiente para colocar a sua saúde em risco.
Um plano de saúde garante que você tenha acesso a pronto-atendimento em clínicas e hospitais particulares 24 horas quando precisar, internação, além de cobrir exames, entre outros benefícios.
Ele também é um grande aliado da prevenção. Isso porque facilita que os usuários procurem atendimento médico de acompanhamento e rotina. Quando o paciente costuma pagar de forma particular, tende a ir em busca de uma consulta médica somente quando ocorre um problema.
Além dessas vantagens, com planos de saúde você pode encontrar outra série de benefícios, como:
- Consultas com profissionais de referência;
- Maior infraestrutura;
- Serviços diferenciados;
- Garantia de tratamento;
- Facilidade em marcar consultas;
- Mais acesso à saúde;
- Melhores acomodações em caso de internação;
- Mais acesso a especialidades médicas;
- Comodidade;
Ter saúde significa também ter qualidade de vida e ser beneficiário de um bom plano de saúde pode ser a maneira de você garantir o seu bem-estar.
Leia também: Como descobrir o plano de saúde mais rentável para sua clínica
Quais são os tipos de planos de saúde?
Existem diversas categorias de plano de saúde que mudam conforme a abrangência da cobertura: municipal, regional, estadual ou nacional, por exemplo, e tipo de benefícios inclusos. Mas todas estas opções se enquadram basicamente em quatro tipos principais:
Individual
Contrato do plano voltado à pessoa física. A adesão é livre, mas a operadora pode exigir um tempo de carência e a cobertura varia conforme o rol de procedimentos que constam no contrato. A cobrança nesse modo é feita diretamente ao cliente.
Familiar
É igual ao individual, com a diferença que o consumidor pode incluir membros de sua família como dependentes.
Coletivo por adesão
O plano de saúde adesão é coletivo e exige um vínculo com associação profissional ou sindicato, que são responsáveis pela contratação. Além disso, a cobrança é feita pela pessoa jurídica contratante ou pela administradora de benefícios.
Coletivo empresarial
Para contratar esse tipo de plano, a pessoa deve ter vínculo empregatício com a pessoa jurídica empregadora ou estatutária. A cobertura varia conforme o rol de procedimentos que constam no contrato e a cobrança é feita ao consumidor diretamente pela empresa (o desconto costuma vir na folha de pagamento).
Quem pode ser dependente no plano de saúde?
Com exceção dos planos individuais, os titulares do plano de saúde podem adicionar dependentes em todas as outras modalidades de contratação.
No entanto, é necessário seguir alguns requisitos. Os dependentes podem ser:
- Cônjuges;
- Filhos (até os 21 ou 25 anos ou até a conclusão do ensino superior);
- Pais, irmãos e dependentes financeiros do titular (em alguns casos).
Leia também: Trasmontano Saúde é bom? Saiba tudo sobre essa operadora
O que é carência no plano de saúde?
No plano de saúde, a carência é o período que os beneficiários devem aguardar para utilizar os serviços médicos após o pagamento da primeira mensalidade.
Os planos de saúde devem seguir o limite de carência estabelecido pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Contudo, algumas operadoras oferecem períodos reduzidos como diferencial durante a contratação, facilitando o acesso aos procedimentos.
Nas contratações de planos de saúde empresariais, a carência é zero para grupos de 30 pessoas ou mais. E, em alguns casos, o período também é reduzido nas contratações individuais como diferencial, mas pode variar de acordo com a operadora de saúde.
O que é coparticipação em plano de saúde?
A coparticipação no plano de saúde é a taxa cobrada do paciente por cada procedimento realizado no convênio.
Os planos com coparticipação costumam possuir valores menores de mensalidade, pois o beneficiário arca com parte dos custos e são recomendados para pessoas que não utilizam os serviços médicos com tanta frequência.
Nas contratações sem coparticipação, a empresa fica responsável por arcar com todas as despesas do plano de saúde. Apesar de ser recomendado para pessoas que utilizam os serviços constantemente, esse modelo pode gerar uma alta taxa de sinistralidade e encarecer o valor das mensalidades nos anos seguintes.
Antes de decidir o modelo de contratação, é importante entender a necessidade dos colaboradores
Conheça os principais planos de saúde por categoria
Decidir o melhor plano de saúde para você pode depender de diversos fatores e variar de acordo com suas necessidades. O mesmo convênio médico pode atender perfeitamente às suas necessidades, mas não atender às demandas de outra família e vice-versa.
No entanto, é possível conhecer realizar uma filtragem inicial e conhecer as principais opções do mercado.
Para facilitar sua pesquisa, listamos abaixo os principais planos de saúde por categoria. Confira:
- Planos de saúde por faixa etária;
- Planos de saúde MEI;
- Planos de saúde individuais;
- Planos de saúde familiares;
- Planos de saúde premium;
- Planos de saúde para idosos;
- Planos odontológicos;
- Planos de saúde para gestantes.
Caso precise de ajuda, não deixe de contar com nosso time de especialistas para encontrar o plano de saúde ideal para você! Solicite uma cotação gratuita e conheça as opções!
Quanto custa um plano de saúde?
Ao decidir adquirir um plano de saúde, uma das maiores preocupações diz respeito aos preços.
Apesar do valor de alguns planos assustar, também é possível encontrar planos de saúde baratos. Tudo isso dependerá da cobertura, idade, modalidade e outros fatores.
Quanto maior a cobertura de procedimentos oferecida pelo convênio, mais caro será o valor da mensalidade.
O mesmo acontece com a faixa etária, pois, quanto mais elevada, maior é a tendência da necessidade de uso dos serviços médicos.
Por isso, a melhor opção é contar com a ajuda de uma equipe de corretores especializada. Pois ela se encarregará de entender suas necessidades e orçamento, para assim elaborar uma cotação personalizada e te ajudar a encontrar a opção que melhor te atenderá.
Como cancelar o plano de saúde?
Cada operadora exige um processo específico para cancelar o plano de saúde.
Na maioria dos casos, será necessário entrar em contato por telefone e formalizar a solicitação por carta escrita a próprio punho. Além disso, confira alguns documentos e informações que podem ser exigidos:
- Número do CNPJ (para planos empresariais);
- Nome dos representantes da empresa;
- RG e CPF do titular;
- Número da carteirinha;
- Categoria do plano;
- Motivo do cancelamento.
É importante saber que a duração do processo pode variar de acordo com a empresa. Portanto, não deixe de consultar as condições para o cancelamento mesmo antes da assinatura do contrato de aquisição.
Clique e fale com um de nossos especialistas!
Quem escreve
Revisado em 16/02/2023 por Camila Marangoni | Especialista em planos de saúde
Analista de conteúdo
Graduada em Propaganda e Marketing desde 2017, Ana, sempre trabalhou com os mais diversos tipos de segmentos. Em 2020, entrou para a equipe da Escale Digital, com o objetivo de criar e analisar conteúdos. Atualmente, trabalha com o projeto Zelas Saúde, um portal diferenciado que busca facilitar a escolha e a utilização de convênios médicos. Além disso, para o Tudo Saúde, elabora pautas e pesquisas para desenvolver um conteúdo informativo, útil e de qualidade.