Planos odontológicos

É comum ir até o dentista apenas quando temos algum problema com a nossa saúde bucal, porém isso não é o recomendado. Quanto maior o número de visitas preventivas e acompanhamento de um profissional capacitado, menores são as chances de você precisar gastar com um procedimento caro posteriormente.

Dessa maneira, contratar um plano odontológico pode ser a melhor escolha para gastar pouco dinheiro e manter suas visitas regulares ao seu dentista.

O convênio odontológico também pode ajudar no seu orçamento mensal caso surja algum procedimento de emergência, como um tratamento de canal ou uma extração, pois não haverá a necessidade de pagar clínicas particulares para realizar os procedimentos.

Outra vantagem é a praticidade para quem faz tratamentos ortodônticos. Além de economizar no orçamento, também pode contar com uma rede credenciada formada por diferentes unidades de atendimento.

Para facilitar sua procura, elaboramos um guia com tudo o que você precisa saber antes de contratar um plano odontológico e uma lista das principais opções. Confira!

Encontre o plano odontológico ideal para você!

Entre em contato com nossos especialistas e confira as melhores opções para o seu perfil. É rápido, fácil e prático.

Quais são as modalidades dos planos odontológicos?

Assim como nos convênios médicos, os planos odontológico também permitem a contratação a partir de diferentes modalidades. Contudo, diferentemente dos planos de saúde, quem não possui CNPJ não precisa ficar preso às poucas poucas opções, pois há maior oferta de planos odontológicos para contratos individuais.

As principais modalidades de planos odontológicos são:

  • individual;
  • familiar;
  • empresarial.

É importante analisar cada uma delas para entender em qual você se enquadra e, assim, fazer a melhor aquisição de acordo com suas necessidades.

A seguir, explicamos como cada modalidade de plano odontológico funciona.

Plano odontológico individual

Como destacado acima, os planos odontológicos oferecem mais flexibilidade com relação aos tipos de contratação.

A Amil Dental, OdontoPrev e MetLife disponibilizam a opção pessoa física em todos os seus planos, enquanto a SulAmérica Odonto oferece apenas no Odonto Mais.

Outra diferença do convênio dentário com relação ao de saúde é que as coberturas de planos individuais são iguais ou semelhantes a dos empresariais. A diferença será o preço que, em alguns casos, pode ser mais barato se contratado através de um CNPJ.

Plano odontológico familiar

Se você pretende adquirir um plano odontológico para a sua família, existem duas opções. Você pode contratar planos do tipo pessoa física e fazer vários contratos independentes ou, se tiver essa possibilidade, utilizar o CNPJ de uma das pessoas que será incluída no plano.

Com a contratação pelo CNPJ você deverá incluir de 2 a 3 pessoas no plano, dependendo do que a operadora exige.

A grande vantagem são os preços que, por ser uma contratação em grupo, tornam-se mais atrativos.

Plano odontológico empresarial

Essas contratações são feitas apenas com CNPJ, podendo ser para grupos de no mínimo 2 ou 3 pessoas até 29, entre 30 e 99 e acima de 100.

São planos que oferecem as mesmas funcionalidades dos individuais, porém existe maior possibilidade de encontrar preços mais baixos por se tratarem de contratos com mais pessoas.

Outras categorias de planos odontológicos

É muito comum que as pessoas procurem planos odontológicos com foco nos serviços que elas mais precisam ou nos cuidados com a saúde bucal que são necessários em diferentes fases da vida.

Conheça algumas das principais segmentações de planos odontológicos voltados a cuidados específicos.

Planos odontológicos para crianças

Algumas operadoras desenvolvem produtos focados em odontopediatria e os procedimentos que são necessários para manter uma boa saúde bucal durante a infância.

Nesse segmento, a Amil oferece o Amil Dental Kids e a OdontoPrev possui as opções OdontroPrev Dente de Leite e OdontoPrev Dental Junior.

Planos odontológicos com próteses

Um dos serviços mais buscados quando falamos de procedimentos odontológicos são as próteses dentárias. É preciso ter em mente que os planos odontológicos não oferecem implantes dentários, porém existem opções especiais que contemplam próteses móveis e fixas.

Se você busca um plano com foco em aplicações de próteses, você tem as opções do Amil Win Orto, o MetLife Sorria Mais e o OdontoPrev Dental Vip.

Planos odontológicos com ortodontia

Durante a infância ou já na vida adulta, o uso de aparelho ortodôntico é um dos procedimentos mais realizados dentro dos consultórios de dentistas.

Por ser um tratamento a longo prazo, tudo o que for possível para reduzir os custos é bem-vindo e, por isso, a contratação de um plano odontológico, mesmo que não cubra 100% do tratamento, pode ser uma boa ideia.

As operadoras que oferecem opções focadas em ortodontia são o Amil Win Orto que, inclusive, também cobre clareamento caseiro, o SulAmérica Odonto Doc, o OdontoPrev Dental Orto e o MetLife Sorria Mais Ortodôntico.

Planos odontológicos com procedimento estético

O clareamento dental tem sido cada vez mais procurado e é um dos procedimentos mais pedidos nos consultórios de odontologia. Existem várias maneiras de realizar um clareamento, o que oferece possibilidades mais baratas e outras com valores mais elevados.

Os planos Amil Win Orto e Amil Win Prótese, MetLife Sorria Mais Estético e OdontoPrev Dental Estética cobrem o clareamento caseiro com gel e moldeiras. Já o plano SulAmérica Prestige PME cobre o clareamento a laser, o mais caro desse procedimento.

Coberturas obrigatórias dos planos odontológicos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabelece um rol de procedimentos que todos os planos odontológicos devem seguir de acordo com suas categorias.

De modo geral, os tipos de serviços que devem ser obrigatoriamente cobertos em todos os planos odontológicos são divididos em 4 níveis:

  • procedimentos simples: manutenção, limpeza, polimento coronário, aplicação de flúor e remoção de tártaro;
  • procedimentos de complexidade média: tratamentos na gengiva, suturas ou curativos, colagem de fragmentos;
  • procedimentos de alta complexidade: cirurgia, tratamento de canal, extração, biópsia;
  • radiografias: radiografia bite-wing, radiografia oclusal e radiografia periapical.

O rol da ANS não classifica implante como um procedimento obrigatório, apesar de oferecer cobertura para uma série de outras próteses.

Incluir ou não este serviço fica a critério das operadoras, porém, por ser um procedimento muito custoso, a maioria não disponibiliza em seus planos.

Qual é a carência para planos odontológicos?

Assim como nos planos de saúde, a ANS também estabelece um período de carência máximo que as operadoras podem impor ao cliente de planos odontológicos.

Porém, no caso dos planos dentais, é muito comum que essas carências sejam menores, chegando até mesmo à opção de plano odontológico sem a necessidade de aguardar um período de tempo antes do primeiro atendimento.

As carências para planos odontológicos são:

  • 24 horas: procedimentos de urgência e emergência;
  • 3 meses: diagnósticos, odontopediatria, restaurações, radiologia, cirurgias, prevenção, tratamento da gengiva, tratamento de canal;
  • 6 meses: próteses do rol estabelecido pela ANS.

Apesar de, assim como nos planos de saúde, a ANS também definir períodos de carência a serem cumpridos pelos beneficiários dos planos odontológicos, não é incomum achar empresas que oferecem planos com carência zero, geralmente para pagamentos no cartão de crédito.

Por que contratar um plano odontológico?

O plano odontológico garante maior segurança e menos gastos em situações de emergência e é também uma oportunidade de manter as suas visitas ao dentista em dia, garantindo uma saúde bucal cada vez melhor.

Apesar de existirem muitas opções de planos com os mais variados valores, o custo de um plano básico pode sair mais barato ou no mesmo valor de uma consulta diagnóstica em dentistas particulares. Mas, além disso, o plano odontológico cobre os procedimentos do rol que você vier a precisar, sem surpresas ou gastos excessivos

Quais são os principais planos odontológicos?

Algumas das operadoras de planos de saúde também oferecem opções de plano dental, enquanto outras trabalham exclusivamente com este tipo de produto.

Todos os planos oferecem, pelo menos, o rol mínimo de procedimentos exigidos pela ANS, porém cada um deles possui serviços extras e funcionalidades particulares que podem ser um diferencial no momento da contratação.

Antes da contratação, é importante elencar quais são suas necessidades e buscar por planos que podem atendê-las. Nesse momento, contar com a ajuda de um especialista facilita a pesquisa e pode resultar no encontro de oportunidades mais vantajosas.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com os principais planos odontológicos disponíveis no mercado. Conheça as opções e descubra qual é a ideal para você.

1. Amil Dental

Conhecida pela sua atuação no mercado de saúde, o plano de saúde Amil também oferece algumas opções de planos odontológicos por meio da Amil Dental.

São 4 categorias com foco em especialidades diferentes, sendo uma delas feito especialmente para crianças. Outra vantagem da Amil Dental é oferecer todas as modalidades de contratação, com possibilidade de contratar individual, familiar ou empresarial.

Conheça os planos:

2. SulAmérica Odonto

Um dos convênios mais antigos do país, o plano de saúde SulAmérica também disponibiliza planos de saúde para seus clientes por meio da SulAmérica Odonto.

São três opções de plano sendo que duas são contratadas exclusivamente através do CNPJ e uma delas pode ser também contratada como pessoa física.

Conheça os planos:

3. MetLife

A MetLife é uma empresa internacional mais conhecida por comercializar seguros de vida e previdência, mas que atualmente oferece planos odontológicos para grandes corporações.

São 13 opções de convênio dental que buscam atender os clientes em diferentes fases da vida, com foco em próteses, ortodontia e estética.

Conheça os planos:

4. OdontoPrev

Formado por cirurgiões dentistas, o grupo OdontoPrev trabalha apenas com planos odontológicos e usam sua experiência na profissão como um diferencial para o cliente.

São 8 opções de planos, sendo duas delas apenas para crianças que, além do rol da ANS oferecem funcionalidades extras.

Conheça os planos:

5. Bradesco Dental

Um dos principais planos de saúde do Brasil, a Bradesco Saúde também oferece planos odontológicos por meio da Bradesco Dental.

Com uma ampla rede credenciada, a Bradesco Dental oferece 8 categorias de planos odontológicos para todos os seus beneficiários e outras 6 categorias voltadas ao público infantil.

Conheça os planos:

6. Hapvida Odonto

A Hapvida é o principal plano de saúde do nordeste e conta com mais de 7 milhões de beneficiários em todo o país.

Por meio da Hapvida Odonto, oferece planos odontológicos para todas as modalidades de contratação com ampla cobertura e até mesmo opções de premium para quem buscar por atendimento exclusivo.

Conheça os planos:

  • Hapvida Odonto
  • Hapvida Paricular

Como contratar um plano odontológico?

Se interessou por algum dos planos odontológicos citados no guia?

Nossa equipe de especialistas está pronta para te ajudar a elencar suas prioridades e escolher a opção ideal para você, sua família ou sua empresa.

Solicite uma cotação gratuita e aguarde nosso contato. Entraremos em contato para te apresentar todas as alternativas e ajudar na aquisição do seu plano odontológico. É fácil, rápido e gratuito!

Encontre o seu plano odontológico ideal.

Clique e fale com um de nossos especialistas!