Saúde & Bem Estar

Leitura 6 min

A importância da saúde bucal: por que é necessário cuidar dos dentes?

Jovem segurando uma caneta azul contendo uma coroa.

Por Ana Paula de Oliveira

Analista de conteúdo

Cuidar bem dos dentes é fundamental não apenas para a estética do sorriso, mas também para evitar a propagação de fungos e bactérias que entram pela boca e podem causar problemas de saúde mais graves.

Nesse texto você descobrirá a importância de cuidar da saúde bucal, fator que melhora ainda mais o bem-estar e qualidade de vida. E também a importância de visitar o dentista com regularidade.

Neste artigo você encontra:

A importância da saúde bucal para prevenção de doenças

Cuidar da saúde bucal não é importante apenas para a estética do sorriso e para preservar os dentes. Trata-se, na verdade, de perceber a importância que a boca tem para o nosso organismo

Vale lembrar que o nosso principal cartão de visita é o sorriso e a importância da saúde bucal para as nossas relações sociais é muito grande. Desse modo, cuidar mal dos dentes pode acarretar em problemas de saúde e também estéticos, que podem impactar nas relações interpessoais.

Ao cuidar da saúde bucal, você impede a proliferação de uma série de bactérias e fungos que podem encontrar na sua boca um terreno fértil para se instalarem e assim causarem doenças que afetam o sistema respiratório e também o coração.

Os problemas mais comuns que têm na boca são cáries, gengivite e mau hálito. Ao não cuidar da cárie corretamente, ou seja, visitar o dentista regularmente para remoção, ela pode ir se agravando, afetando a sua mastigação, principalmente quando ocorre choque térmico. Além disso, não tratar cáries pode causar infecções, que desencadeiam dor de dente, necessitando de tratamento de canal ou até mesmo a possível remoção.

Além disso, alguns problemas de saúde estão diretamente relacionados à má saúde bucal, que tem origem em uma higiene precária, sendo eles de grande gravidade e que podem trazer grandes transtornos para a pessoa. 

A endocardite infecciosa, por exemplo, é uma doença que pode ter origem a partir de germes que se localizam na boca e migram para o coração, causando infecção do revestimento interno do coração, geralmente envolvendo as válvulas cardíacas.

Por que a saúde bucal é importante para as nossas relações sociais?

Ao cuidar mal da saúde dos dentes, você começará a causar a deterioração da saúde bucal a longo prazo. Inicialmente será apenas uma cárie, mas com o tempo os problemas passam a se agravar.

E vale ressaltar que a importância da saúde bucal é muito mais do que bem estar físico, mas também social.

Ao ter a qualidade do sorriso afetada, a pessoa pode se sentir desconfortável em alguma situação.

A qualidade do sorriso e a saúde dos dentes pode ser um fator decisivo em uma entrevista de emprego ou até mesmo em um primeiro encontro. Como os dentes são um cartão de visita, cuidar mal deles passa a sensação de que você não cuida da higiene como deveria.

Desde que etapa a saúde bucal é importante?

A importância da saúde bucal é enorme em todas as faixas etárias. Como cuidar dos dentes é um hábito, isso deve ser incentivado desde o aparecimento dos primeiros dentes nos primeiros meses de vida, sendo um importante cuidado com recém-nascidos.

A escovação dos dentes antes de dormir e após as refeições permite que seus dentes fiquem mais fortes e resistentes contra bactérias e cáries, sendo esse o primeiro passo para cuidar da saúde.

O recomendado é que se escove os dentes pelo menos três vezes por dia e com uma escova macia, que não vá machucar a sua gengiva.

Desenvolver o hábito da escovação e consultar o dentista regularmente faz com que você chegue à terceira idade com os dentes saudáveis, tendo que realizar apenas algumas manutenções eventuais que servem para prevenir o agravamento de problemas, como tártaro, cáries e gengivite, por exemplo.

Como cuidar da saúde bucal?

A melhor maneira de cuidar da saúde bucal além de fazer a higienização correta dos dentes é consultar com um especialista regularmente. Para situações pontuais, uma consulta com um dentista costuma ser acessível.

Mas de qualquer modo, ter um plano odontológico é a garantia de poder contar com uma assistência profissional constante e evitar despesas inesperadas. Sem falar que o valor da mensalidade do plano pode sair mais barato se você for realizar algum procedimento.

Afinal, qual a importância de uma boa saúde bucal?

Manter a saúde bucal e a higiene dessa região em dia evita que você tenha despesas com procedimentos que podem ser mais caros.

Dependendo do grau de deterioração de um dente, por exemplo, você precisará também de algum procedimento estético, tornando muitas vezes inviável se a pessoa não tiver um bom plano odontológico.

A saúde bucal vai além da higienização, alguns outros fatores podem afetar a saúde dos dentes, como alimentação e problemas ortodônticos.

A alimentação agiliza a deterioração dos dentes e problemas ortodônticos trazem consequências para a sua qualidade de vida, como sono, respiração e mastigação. Por isso, é importante fazer uma visita ao dentista a cada seis meses.

Solicite uma cotação de plano odontológico gratuita e descubra a alternativa ideal para você.

Como escolher o plano odontológico ideal?

Cuidar da saúde bucal é fundamental para a saúde. Mas para ter ainda mais acesso, é fundamental conhecer os melhores planos odontológicos para cuidar de você e sua família.

Caso você ainda não tenha encontrado, nós, da Zelas Saúde, estamos aqui para facilitar esse processo.

Tudo o que precisa fazer é solicitar uma cotação no nosso site e preencher o formulário. Em seguida, um de nossos especialistas entrará em contato através de um atendimento diferenciado e exclusivo.

Encontre o seu plano odontológico ideal.

Clique e fale com um de nossos especialistas!

Quem escreve

Jovem segurando uma caneta azul contendo uma coroa.

Ana Paula de Oliveira

Analista de conteúdo

Graduada em Propaganda e Marketing desde 2017, Ana, sempre trabalhou com os mais diversos tipos de segmentos. Em 2020, entrou para a equipe da Escale Digital, com o objetivo de criar e analisar conteúdos. Atualmente, trabalha com o projeto Zelas Saúde, um portal diferenciado que busca facilitar a escolha e a utilização de convênios médicos. Além disso, para o Tudo Saúde, elabora pautas e pesquisas para desenvolver um conteúdo informativo, útil e de qualidade.