Plano de saúde

Atualizado em
Leitura 2 min

Como funciona o plano de saúde por adesão? Perguntas e respostas!

Deisi Gois

Por Deisi Gois

Redatora jornalística

Revisado por Helder Galvão, especialista em Planos de Saúde

Um plano de saúde por adesão nada mais é do que uma contratação feita em grupos por pessoas que têm um vínculo de trabalho em comum. Isso quer dizer que, se você faz parte de uma entidade de classe ou sindicato, está apto para adquirir um plano desta forma. 

O diferencial é que, caso você se interesse por operadoras que comercializam apenas a modalidade empresarial, mas não tenha CNPJ, é possível recorrer à adesão. Para adquirir, é necessário entrar em contato com uma administradora para intermediar a contratação.

Neste artigo você encontra:

Qual é a diferença entre planos por adesão e planos individuais?

Ao contrário do plano por adesão, as contratações individuais não exigem nenhum tipo de pré-requisito. Qualquer pessoa pode fazer a aquisição e ser a titular do convênio.

No entanto, as opções para apenas um beneficiário costumam ser menos vantajosas e não permitem a inclusão de dependentes.

Qual é a diferença entre planos por adesão e planos empresariais?

Por sua vez, a contratação de um plano de saúde empresarial exige MEI ou CNPJ. Nessa modalidade, a empresa fica responsável pela formação dos grupos, e não a entidade de classe do trabalhador.

A modalidade empresarial é a mais conhecida e pode ser contratada com até 30% de relação em relação aos planos individuais.

Quais são as entidades de classe atendidas nos planos adesão?

Uma entidade de classe profissional é uma associação que defende os interesses e direitos dos trabalhadores ligados a ela.

Dentre as mais conhecidas, estão:

  • Estudantes: pessoas matriculadas em qualquer grau de ensino associadas à União Nacional dos Estudantes;
  • Profissionais do comércio, indústria e serviços: funcionários autônomos ou de empresas desses setores da economia;
  • Profissionais liberais: qualquer profissional com ensino superior que podem exercer suas funções por conta própria ou empregados;
  • Servidores públicos: funcionários de empresas ou instituições ligadas ao governo (professores, policiais, juristas, etc.).

De modo geral, basta estar associado a alguma dessas entidades para ter acesso a um plano de saúde por adesão.

Existe uma taxa de adesão ao plano de saúde?

É comum que uma taxa de inclusão seja cobrada para realizar o intermédio da negociação, o que ainda pega muitos beneficiários de surpresa. Além disso, você também paga o valor da primeira mensalidade para começar a utilizar o seu convênio médico.

O preço é equivalente ao valor da mensalidade, o que significa que você fará 13 pagamentos durante o ano, e não 12 como quem contrata utilizando o CNPJ. Além disso, os sindicatos também cobram uma taxa mensal de filiação, valor que varia para cada associação.

Quanto custa um plano de saúde por adesão

É difícil prever qual vai ser o valor de um plano de saúde por adesão antes de fazer uma cotação com um corretor. Isso porque existem três preços que precisam ser levados em consideração:

  • A mensalidade da operadora, definida pela sua faixa etária e o plano de saúde escolhido;
  • A taxa de inclusão, que possui o mesmo valor da primeira mensalidade;
  • A contribuição para o sindicato, que depende da sua entidade de classe.

Qual é a carência dos planos de saúde por adesão?

Todos os planos possuem uma carência padrão que impede a realização de determinados procedimentos por um período de tempo. Contudo, planos coletivos possuem carências reduzidas, sendo que alguns serviços podem ser utilizados imediatamente após a contratação. 

Sendo assim, os planos por adesão apresentam uma vantagem se comparados aos planos de contratação individual. Ao contratar, você terá acesso imediato a exames, consultas e internações, porém verifique se há redução para parto e condições preexistentes, já que é muito comum que essas carências não sejam abatidas.

Contrate agora o melhor plano de saúde para seu orçamento

Entre em contato com nossos especialistas e confira as melhores opções para o seu perfil. É rápido, fácil e prático.

Quais são os planos de saúde por adesão que posso contratar?

Cada administradora possui um catálogo de planos de saúde que podem ser contratados pelos clientes.

Qualicorp 

Corpore AACL

Divicom 

  • Ameplan 
  • Ativia 
  • BlueMed 
  • NotreDame Intermédica 
  • São Cristóvão
  • Saúde São Lucas

Muito Mais Saúde 

  • Amil 
  • NotreDame Intermédica

AllCare 

  • Amil 
  • Bradesco Saúde 
  • Unimed 
  • NotreDame Intermédica 
  • Unimed 
  • São Cristóvão

Você Clube

  • NotreDame Intermédica

Quais são as profissões pelas quais posso contratar um plano coletivo por adesão?

Se você está vinculado a qualquer sindicato ligado às profissões abaixo, é possível contratar um plano nesta modalidade: 

  • Estudantes: pessoas matriculadas em qualquer grau de ensino associadas à União Nacional dos Estudantes;
  • Profissionais do comércio, indústria e serviços: funcionários autônomos ou de empresas desses setores da economia;
  • Profissionais liberais: qualquer profissional com ensino superior que podem exercer suas funções por conta própria ou empregados;

Servidores públicos: funcionários de empresas ou instituições ligadas ao governo (professores, policiais, juristas, etc.).

Quando é feito o reajuste do plano de saúde por adesão?

Se você contrata um plano de saúde empresarial, o seu reajuste será feito um ano após a assinatura do contrato. Já em planos por adesão, como o intermédio é feito por uma empresa, será no aniversário do contrato entre operadora e administradora. 

Não é incomum que beneficiários com contrato por adesão tenham o plano reajustado antes de completar um ano de contrato. Também é preciso esclarecer que dúvidas relacionadas à rede credenciada, atendimento e reembolso devem ser tratadas com a operadora. Porém, questões de reajuste podem ser intermediadas pela administradora.

Como contratar um plano de saúde por adesão?

Para contratar um plano de saúde de saúde por adesão, além de fazer parte de uma entidade de classes, você precisará contar com a ajuda de uma administradora de benefícios.

Essas empresas intermediam a contratação e fazem o gerenciamento dos planos de saúde e odontológicos, formando os grupos das entidades de classe, negociando condições especiais com as operadoras de planos de saúde e administrando a relação dos beneficiários clientes com essas empresas.

Uma das administradoras de benefícios mais conhecidas no Brasil é a Qualicorp, que conta com mais de 500 grupos em sua carteira de clientes.

Quais as vantagens de um plano de saúde por adesão?

Um plano de saúde por adesão pode apresentar vantagens e desvantagens em relação às outras opções. É importante avaliar quais são as suas necessidades e quais formas de contratação estão disponíveis para você para saber se o plano vale a pena

Se você não possui um CNPJ, mas procura uma alternativa com bom custo-benefício para agregar dependentes, certamente o plano de saúde coletivo por adesão é o ideal para você.

Além disso, como você pôde ver, as carências dos planos por adesão são reduzidas, o que garante maior agilidade para realizar procedimentos.

Encontre o plano de saúde mais indicado para você.

Clique e fale com um de nossos especialistas!

Quem escreve

Deisi Gois

Deisi Gois

Redatora jornalística

Sou formada em jornalismo e, apesar do romantismo pelas antigas redações, minha praia sempre foi a internet. Há mais de um ano trabalhando com produção de conteúdo voltado para área de saúde, acredito que informação pode ser empoderadora e realmente oferecer uma experiência de compra diferenciada. Hoje integro a equipe de conteúdo da Zelas Saúde, onde estamos a passos largos mudando a relação do mercado com seus consumidores.