Hospitais

Atualizado em
Leitura 10 min

Quais são as melhores maternidades de São Paulo?

Por Catharina Braga

Redatora

mãe e bebê juntos na maternidade

Muitas coisas precisam ser planejadas para a chegada de um bebê. Para que tudo ocorra bem no momento do parto, a escolha da maternidade deve ser feita com cuidado e carinho. Isso porque os primeiros momentos são muito importantes - a primeira amamentação, o contato pele a pele entre mãe e bebê.

Algumas maternidades com destaque nacional e internacional estão localizadas na cidade de São Paulo. Por isso, elaboramos uma lista com as melhores maternidades de São Paulo. Confira a estrutura e os diferenciais de cada uma:

1. Maternidade Pro Matre

A Pro Matre é apenas maternidade e, por isso, possui todo o atendimento voltado para as mães e os bebês. Essa maternidade é reconhecida pela Joint Commission International, a principal certificação internação de qualidade na assistência médica.

Um dos maiores destaques da Pro Matre é a estrutura. Essa maternidade conta com instalações de excelência para que a experiência do parto seja única. Ao escolher a Pro Matre, a paciente tem à disposição:

  • Unidade semi-intensiva;
  • UTI neonatal;
  • Pronto atendimento;
  • Retaguarda hospitalar;
  • Centro cirúrgico;
  • Hotelaria hospitalar;
  • Centro de parto normal.

O Centro de Parto Normal foi desenvolvido para incentivar o parto por via vaginal. O centro é composto por quatro salas de parto, que contam com tudo o que a mãe precisa no momento de dar a luz. Assim, a gestante tem acesso à bola suíça, barra de alongamento, balanço pélvico, banqueta de parto, etc. Os quartos também têm banheiras integradas, com som ambiente.

Tudo isso foi feito pensando na humanização, que é prioridade para a Pro Matre. Por isso, toda a equipe da maternidade respeita as escolhas da paciente e incentiva o vínculo entre mãe e bebê.

Além disso, o alojamento é conjunto e, portanto, a mãe e o bebê não são separados em nenhum momento, caso haja condições clínicas. O acompanhante participa ativamente durante todo o trabalho de parto.

Planos de saúde que cobrem a Pro Matre

Essa é uma maternidade muito conceituada e a cobertura é feita por planos premium. Caso tenha vontade de ser atendida na Pro Matre, procure por opções como Amil, a partir da categoria Amil S750 R1 ou planos Amil One, Bradesco Saúde, em algumas categorias do Nacional, Central Nacional Unimed, nas categorias Superior e exclusivo, e GNDI, a partir categoria Premium 900.1 Care.

2. Maternidade Santa Joana

Pelo sexto ano consecutivo o hospital Santa Joana é eleito como a melhor maternidade de São Paulo pelo Datafolha. O Santa Joana é referência nacional porque, além de maternidade, presta serviços hospitalares direcionados à saúde da mulher.

No que se refere à maternidade, o Santa Joana conta com o Centro de Parto Normal, criado para estimular o parto vaginal. Dentro do centro, a mulher tem à disposição tudo o que precisa no momento do parto. Existem bolas suíças, barras de alongamento, banheiras com cromoterapia, banquetas de parto, etc.

Toda essa estrutura promove ainda mais humanização, que é um compromisso do Santa Joana. Além disso, a maternidade desenvolve algumas iniciativas especiais, como o Programa Consciência Obstétrica, Hora Dourada e Grupo de Apoio à Amamentação.

Para garantir que todos os bebês prematuros possam receber leite humano nos primeiros dia de vida, a maternidade possui o maior banco de leite humano privado do Brasil. Além do apoio da equipe super especializada, em casos de complicação a paciente ou o bebê podem utilizar a UTI Adulto ou Neonatal.

Planos que cobrem a maternidade Santa Joana

Se você tem vontade de ser atendida na maternidade Santa Joana, uma das opções mais econômicas é a GNDI, a partir da categoria Premium 900.1 Care. Além disso, a Amil cobre atendimento a partir da categoria Amil S750 R1. Você também pode optar pela Central Nacional Unimed, nas categorias Absoluto, Superior e Exclusivo.

Saiba mais sobre o hospital e maternidade Santa Joana

3. Maternidade Santa Maria

Uma das melhores maternidades de São Paulo é a Santa Maria faz parte do grupo Santa Joana, o que reafirma sua alta qualidade. Localizada próxima a Zona Central da capital, a maternidade conta com uma estrutura diferenciada.

A equipe é especializada, treinada para oferecer total segurança e atendimento humanizado. Além disso, a maternidade possui um Centro Obstétrico e um Centro de Parto Normal. Em casos de urgência, existe uma Unidade Semi Intensiva, além das UTIs Adulto e Neonatal.

Um dos diferenciais dessa maternidade é a Sala de Coleta, um espaço especial para aleitamento. A mãe conta com a ajuda de toda a equipe no momento da retirada de leite. A maternidade Santa Maria assegura que todos os recém-nascidos recebam leite humano nos primeiros dias de vida. Isso é possível por conta do apoio do banco de leite do Grupo Santa Joana.

Planos que cobrem a maternidade Santa Maria

Em razão do ótimo atendimento na maternidade, planos premium apresentam a Santa Maria na rede credenciada. Se para você é importante o atendimento nesta maternidade, é possível optar pelo Amil One, na categoria Amil One S1500. A GNDI oferece atendimento nas categorias Premium e Infinity. Ainda, algumas opções da Bradesco Saúde, das categorias Nacional, Efetivo e Preferencial Plus, também contêm a maternidade.

4. Maternidade São Luiz - Unidade Itaim

A maternidade São Luiz, da unidade Itaim, faz parte do grupo D’Or, reconhecido pela qualidade dos hospitais em todo o Brasil. Essa é uma das melhores maternidades de São Paulo e conta com 10 salas de parto muito bem equipadas.

Outra opção para as mamães é a Delivery Room. Essas salas foram desenvolvidas especialmente para os partos naturais e possuem alguns recursos, como banheiras, massagem, aromaterapia, etc. Tudo para proporcionar o maior conforto possível no momento do parto.

Existem três tipos de acomodações na maternidade - os apartamentos, as suítes luxo e as suítes presidenciais. Todas as modalidades são atendidas por um serviço de hotelaria excelente.

Com o objetivo de promover a amamentação, foi desenvolvido o Grupo de Aleitamento Materno. A maternidade fornece orientações em um curso preparatório, focando na amamentação. Além disso, a mamada na primeira hora de vida do bebê é muito valorizada e priorizada.

Planos que cobrem a maternidade São Luiz - Unidade Itaim

Para mulheres que desejam atendimento na maternidade São Luiz pelo plano de saúde precisam escolher as modalidades Premium. A GNDI, por exemplo, oferece atendimento para as categorias Premium 900.1 e Infinity 1000.1. É possível também optar pela Amil, a partir da Amil S750 R1, e pela Central Nacional Unimed, a partir da categoria Absoluto.

5. Maternidade Albert Einstein - Unidade Morumbi

Considerado, em 2018, o melhor hospital da América Latina pela revista de negócios América Economia Intelligence, o Albert Einstein também possui uma maternidade de alta qualidade.

O Centro Obstétrico foi reinaugurado em 2020 com uma estrutura maior e renovada. Ao escolher este maternidade, você e o bebê têm acesso a:

  • Salas de parto;
  • Sala de recuperação pós-anestésica;
  • Posto de enfermagem;
  • UTI Neonatal.

As salas de parto são equipadas com recursos de apoio, focando na humanização e no incentivo ao parto vaginal. Dessa maneira, durante o trabalho de parto, a mulher pode utilizar a banheira, o balanço pélvico, a bola suíça, a barra de alongamento e outros equipamentos.

A maternidade Albert Einstein também tem um trabalho especial para a amamentação. As mães tem a opção de fazer uma Consultoria de Amamentação. Ainda, a maternidade conta com um banco de leite humano e, em algumas situações, o neonatologista pode indicar o leite humano pasteurizado para os bebês.

Planos que cobrem a maternidade Albert Einstein

Para ter atendimento na maternidade Albert Einstein, é necessário optar por planos de saúde premium. Por exemplo, no caso da Amil, é preciso escolher planos da linha Amil One. A GNDI oferece a maternidade como rede credenciada na categoria Infinity e o Bradesco Saúde em algumas categorias da modalidade Nacional.

Leia também: 7 vantagens de contratar um plano de saúde premium

Qual é a carência para parto no plano de saúde?

De maneira geral, a carência para cobertura de parto no plano de saúde é 300 dias. Por isso, para ter o atendimento em uma das melhores maternidades de São Paulo pelo plano, é necessário que a gravidez se inicie com a contratação feita há alguns meses.

Por via de regra, quanto mais caro o procedimento, maior é o tempo de carência. Nesse sentido, é importante lembrar que a realização do parto envolve muitos recursos - hospital, equipe médica, enfermeiros, anestesistas em caso de cesárea, etc. Portanto, verifique o período de carência a cumprir antes de escolher a operadora.

Saiba mais: Quais planos de saúde possuem carência zero para parto?

Quem escreve

Catharina Braga

Redatora

A língua portuguesa sempre foi a minha paixão e, por isso, escolhi a graduação em Letras. Hoje trabalho com textos direcionados para a área da saúde, com o objetivo de facilitar o entendimento de alguns detalhes importantes durante o processo de escolha, compra e utilização de convênios médicos. Aqui na Zelas Saúde queremos promover mais autonomia para os consumidores.