Sobre o Hospital São Paulo

Inaugurado em 1940, o Hospital São Paulo, também conhecido como Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), é o primeiro hospital escola do Brasil.

Vinculado à Escola Paulista de Medicina e à Escola Paulista de Enfermagem, é uma instituição de extrema importância para a formação de profissionais da área da saúde.

Durante a pandemia de Covid-19, o Hospital São Paulo foi um dos responsáveis pelo acompanhamento e pesquisa no desenvolvimento da vacina Oxford/AstraZeneca no Brasil, juntamente com a UNIFESP.

A infraestrutura do Hospital São Paulo

O Hospital São Paulo conta com mais de 95 especialidades de atendimento, 160 subespecialidades, cerca de 750 leitos  e 130 ambulatórios.

São 110 leitos de UTI adulto, sendo que durante a pandemia de Covid-19, 73 deles foram destinados para pacientes acometidos pela doença.

Para auxiliar a prestação de serviços à saúde, o Hospital São Paulo dispõe de outras instalações que auxiliam no funcionamento da instituição, como o Hospital Universitário 2 (HU2).. 

O HU2 dispõe de 16 mil m2 de área construída distribuída em16 andares, com 120 consultórios, 25 leitos de internação, 7 leitos de recuperação pós-anestésica e seis salas cirúrgicas. A unidade é um centro estratégico para cirurgias de pequeno porte e diagnóstico, além de ser um núcleo integrado de ensino e pesquisa e assistência em saúde.

Esse bloco é um importante centro de formação profissional, tanto para residentes em medicina, quanto multiprofissionais da universidade.

Qualidade e segurança

A segurança do paciente é um dos atributos fundamentais que fazem parte das premissas do hospital. Ao todo, são elencados 6 atributos essenciais para a qualidade e segurança, tanto de pacientes, quanto dos profissionais que fazem parte da estrutura da instituição.

A busca na excelência no atendimento é constante e o hospital segue os protocolos propostos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através do programa chamado World Alliance for Patient Safety (Aliança Mundial pela Segurança do Paciente).

Esse tipo de programa incentiva uma maior promoção para ações que garantam maior segurança em saúde, assim como a resolução RDC/Anvisa nº 36/2013, que institui regulamentações para ações que garantam a qualidade e segurança no cuidado à saúde. 

Confira abaixo os seis atributos que são premissas do hospital:

  1. Identificar corretamente o paciente;
  2. Melhorar a comunicação entre os profissionais da saúde;
  3. Melhorar a segurança na prescrição, no uso e administração de medicamentos;
  4. Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e pacientes corretos;
  5. Higienizar as mãos para evitar infecções;
  6. Reduzir riscos de queda e prevenir úlceras por pressão.

Serviço voluntário

O serviço voluntário do Hospital São Paulo funciona por intermédio da Unifesp, que é reconhecida pelo desenvolvimento de pesquisas científicas na área da saúde. 

Essas ações são fundamentais para o desenvolvimento das pesquisas e também para tornar o ambiente mais acolhedor e humano. Você pode conferir mais informações sobre as pesquisas neste link.

Os valores do Hospital São Paulo

O Hospital São Paulo tem como missão desenvolver uma cultura de humanização em todas as práticas de atenção, ensino e gestão em saúde.

Também fazem parte dos valores do hospital a ética, o respeito para a valorização das pessoas e dos seus direitos; integridade para a valorização da equidade e da imparcialidade; senso de comunidade ao valorizar o trabalho e a equipe; autonomia e  responsabilidade; e qualidade.

Contato

Convênios aceitos pelo Hospital São Paulo

O Hospital São Paulo aceita os mais importantes e variados convênios de saúde. Abaixo citamos alguns dos planos de saúde mais importantes aceitos, confira:

Saiba mais sobre os planos de saúde Bradesco:

Saiba mais sobre os planos de saúde Amil:

Saiba mais sobre os planos de saúde GNDI:

Especialidades do Hospital São Paulo

  • Cardiologia;
  • Geriatria;
  • Ginecologia;
  • Mastologia;
  • Neurologia;
  • Nefrologia;
  • Oncologia;
  • Otorrinolaringologia
  • Pneumologia;
  • Psiquiatria;
  • Urologia.
Encontre o seu plano ideal!