Se você é beneficiário de um dos planos de saúde Central Nacional Unimed e está com dificuldades para consultar ou emitir a segunda via do boleto Unimed, veio ao lugar certo. 

Caso você receba o boleto de cobrança através dos Correios, de forma impressa, está sujeito a alguns imprevistos, como atrasos ou extravios de correspondências. O importante é não deixar sua conta atrasar e pagar multa ou juros desnecessários caso isso venha a acontecer. 

Para facilitar a sua vida, nós da Zelas Saúde mostraremos o passo a passo para você  emitir ou consultar o seu boleto de cobrança do plano de saúde sem precisar sair de casa.

Antes, vale ressaltar que a maneira que você pode receber o boleto CNU empresa ou Boleto Central Unimed é acordada no momento da adesão. Desse modo, você pode optar pelo recebimento do documento de cobrança via serviços dos Correios ou online.

Serviços online de acesso a documentos de cobrança são disponibilizados através dos canais oferecidos pela operadora de saúde, como aplicativos e o próprio site, por exemplo. Lembramos também, que essa forma pode ser alterada a qualquer momento, conforme a sua necessidade.

O plano Central Nacional Unimed cumpre as regulamentações da Agência Nacional de Saúde (ANS), por isso, disponibiliza a 2ª via do boleto Central Unimed através desses canais que funcionam de maneira prática e simples.

Se você deseja receber ou consultar os seus boletos de cobrança por e-mail, é fundamental manter seus dados atualizados para evitar qualquer falha de comunicação da empresa com você.

Como emitir a 2ª via do boleto Unimed (CNU)

Vários motivos podem impedir que você receba ou acesse a sua correspondência na data prevista, até mesmo estar em viagem, por exemplo. Para evitar qualquer transtorno, uma das melhores maneiras de emitir ou visualizar a 2ª via do boleto Central Nacional Unimed é através do boleto digital.

Você pode fazer isso de três modos:

  • através do site da operadora,
  • através do aplicativo para dispositivos móveis, como tabletes e celulares, 
  • por telefone, via aplicativo WhatsApp. 

Confira a seguir um tutorial de cada alternativa.

Como emitir a 2ª via do boleto Unimed pelo site

Provavelmente você já tenha acessado o portal de atendimento da operadora pela internet. Caso ainda não tenha feito, saiba que esse é um recurso muito útil, permitindo que você tenha mais informações do seu plano de saúde.

Para solicitar a segunda via do seu boleto pelo site, você deverá fazer conforme mostram os passos a seguir:

1 - Acesse o site da operadora

A primeira coisa que você deverá fazer para emitir a 2ª via do boleto Central Nacional Unimed é acessar portal da instituição.

Logo em seguida, você poderá visualizar a seguinte tela, conforme mostra a imagem abaixo:

2 - Entre na área de beneficiário

Para poder emitir a segunda via do boleto Central Nacional Unimed, você precisará acessar a área que diz: “Beneficiário”.

Após fazer isso, o site irá direcionar você à seguinte tela, conforme mostra a imagem abaixo:

Vale ressaltar que para poder solicitar o seu documento, deverá realizar um cadastro no portal da instituição. Logo em seguida, você terá acesso a uma área restrita, na qual poderá solicitar a 2ª via do boleto.

3 - Faça seu cadastro no site

Para fazer o cadastro no site da Central Nacional Unimed, basta acessar esse link. Ao clicar no link, você terá acesso a seguinte tela:

Basta você preencher os campos com seus dados corretamente e clicar onde diz: “Cadastrar”. 

Com o cadastro feito, você poderá se logar no seu site para ter acesso aos serviços do seu plano de saúde, entre eles a 2ª via do boleto de cobrança, que poderá ser salvo no formato PDF, ou ter o código de barras copiado para pagar através do aplicativo do seu banco.

Como acessar a 2ª via do boleto Unimed pelo aplicativo

Você pode acessar ou emitir a segunda via do seu documento de cobrança na palma da mão. Isso lhe garante mais comodidade e praticidade. Veja como fazer isso.

1- Baixe o aplicativo

A primeira coisa que você deverá fazer para poder acessar o seu boleto de cobrança através dos dispositivos móveis é baixar o aplicativo na respectiva loja do seu sistema. Se você utiliza o Android, deverá acessar o Google Play. Caso você utilize o sistema iOS, deverá baixar o aplicativo na Apple Store.

2- Acesse o aplicativo

Após fazer o download do aplicativo, você terá acesso a seguinte tela:

Essa imagem é o ponto inicial e servirá para guiar você na área do beneficiário. Logo em seguida, você poderá visualizar as áreas de serviços do seu plano de saúde. Para poder fazer isso, deverá clicar no sinal de “mais”, que fica no canto inferior à direita.

Confira na imagem a seguir:

3- Solicitando o boleto Central Nacional Unimed

Ao clicar no “mais”, você terá acesso a diversas opções e funcionalidades do seu app:

Agora procure pelo campo que diz: “Minhas Finanças”. Após fazer isso, você irá visualizar a seguinte imagem:

Clique na opção “2ª via de boleto”. O app vai direcioná-lo à área de login, veja na imagem:

Agora tudo o que você precisa fazer é acessar o aplicativo, conforme os dados que você cadastrou no site da operadora, como o número da carteirinha e senha, por exemplo.

Caso você não tenha o cadastro, poderá fazer isso através do próprio aplicativo clicando em “Novo cadastro”.

Após efetuar o login, você terá acesso ao seu boleto digital, que poderá ser salvo em formato PDF para poder imprimir ou copiar o código de barras para pagar através do aplicativo do seu banco.

Revisado por Helder Galvão, especialista em Planos de Saúde

Seu plano de saúde está muito caro?

Faça uma simulação e encontre a opção que cabe no seu bolso

Como solicitar a segunda via do meu boleto Unimed pelo telefone?

Você pode buscar informações sobre o seu boleto através do aplicativo WhatsApp. Para isso, basta adicionar o seguinte número na sua agenda: 11 3268-7020. Ao fazer isso, a inteligência artificial da operadora irá lhe ajudar a consultar o seu documento. 

Tenha em mãos o seu CPF e número da carteirinha do plano. Após entrar em contato com a inteligência artificial da Unimed, você receberá o código de barras do seu boleto, que poderá ser copiado e pago através do aplicativo do seu banco.

Qual a melhor forma de receber o boleto Central Nacional Unimed?

Quando você contrata um plano de saúde, pode escolher a maneira de receber seu boleto de cobrança. Desse modo, você pode optar por receber através dos Correios ou online.

O boleto digital garante a você uma comodidade maior, podendo acessar o seu documento onde quiser e em qualquer hora. Sem contar que ele gera economia de papel. Portanto, a modalidade online pode facilitar, evitando que você atrase o pagamento.

Caso queira alterar a forma de recebimento da mensalidade do seu plano de saúde, basta entrar em contato com a operadora e solicitar alteração na forma de envio.

Seu plano de saúde está caro?

Você está com dificuldade de manter a mensalidade do seu plano em dia porque o preço está muito elevado? Que tal rever se ele é a opção com melhor custo-benefício entre os planos de saúde disponíveis na região onde você mora?


Faça uma cotação gratuita na Zelas Saúde e veja qual a melhor opção de plano disponível para você. Nossos especialistas em planos terão prazer em poder lhe ajudar.