Apesar de ser considerada uma necessidade básica para algumas pessoas, apenas cerca de 20% dos brasileiros possuem planos de saúde. Os convênios médicos aparecem como solução para aqueles que desejam um atendimento de qualidade, com menos filas e mais recursos, em comparação ao SUS (Sistema Único de Saúde), serviço de saúde público do Brasil.

Muitas vezes recebido como um benefício de trabalhos CLT, o plano de saúde se tornou sinônimo de segurança e bem-estar, também podendo ser adquirido de forma individual ou familiar. Para te ajudar a encontrar o plano ideal, nós da Zelas Saúde, destacamos as formas de contratação, melhores convênios e tiramos as principais dúvidas sobre os termos usados. Confira!

Melhores planos de saúde

Cada seguradora ou operadora possui diferentes opções de planos, com variações de rede credenciada, benefícios e valores, para que você encontre o que melhor se encaixa em seu estilo de vida. Confira algumas das principais empresas de seguro saúde brasileiras:

Amil

Como a maior operadora do país, a Amil conta com cerca de 12 categorias para você escolher. Dos mais básicos e acessíveis aos mais completos e de valor mais alto, os planos de saúde da Amil contam com uma rede credenciada boa qualidade e com hospitais e centros de tratamento próprios. Além disso, é reconhecida pelo melhor serviço de translado de pacientes do Brasil, o Amil Resgate.

Saiba mais sobre a Amil.

Bradesco Saúde

Uma das seguradoras melhor avaliadas pela ANS (Agência Nacional de Saúde), a Bradesco Saúde conta com seis opções de planos médicos que são reconhecidos pela sua ampla e qualificada rede credenciada, mesmo nas categorias mais básicas. Entre um dos destaques, a seguradora oferece diversas soluções de reembolso para cada um dos pacotes contratados.

Saiba mais sobre a Bradesco Saúde.

SulAmérica Saúde

Com cinco opções de seguros de saúde, a SulAmérica Saúde ganha destaque ao oferecer cobertura nacional em todas as suas categorias. Assim, as variações ficam por conta da rede referenciada, valores de reembolso e benefícios.

Saiba mais sobre a SulAmérica Saúde.

GNDI

O Grupo NotreDame Intermédica, também conhecido como GNDI, é uma das operadoras com mais opções de planos. São nove variações, dividas em quatro categorias. A empresa é reconhecida por trabalhar com rede credenciada própria bem focada no atendimento regional, principalmente em São Paulo e região metropolitana, e oferecer valores acessíveis.

Saiba mais sobre a GNDI.

Prevent Senior

Criada em 1997, a Prevent Senior é uma operadora de planos de saúde focada na contratação individual, principalmente para o público adulto+. Comercializada para pessoas a partir de 39 anos, o seu diferencial é oferecer opções mais em conta para esta fase da vida que é costuma ser marcada por convênios mais caros.

Saiba mais sobre a Prevent Senior.

Plano de saúde vale a pena?

Planos de saúde em São Paulo

São Paulo é referência na América Latina quando falamos sobre medicina. A cidade conta com a presença de alguns dos melhores hospitais do Brasil. Além disso, aqui também é possível encontrar algumas das melhores faculdades de medicina do país, como a USP, Unifesp e Santa Casa, preparando profissionais de qualidade para o mercado.

Com tantas facilidades medicinais, os planos de saúde em SP contam com diversas vantagens, se comparadas com convênios de outros estados. A cidade permite maior acessibilidade a hospitais renomados como Albert Einstein e Sírio-Libanês, além de estar próxima a centros de pesquisa que desenvolvem novos procedimento.

Saiba mais sobre planos de saúde na cidade de São Paulo.

Plano de saúde individual

A contratação de plano de saúde por pessoa física conta com vantagens e desvantagens. Entre os pontos positivos, você tem a liberdade para escolher o convênio médico que melhor atende às suas necessidades. No entanto, geralmente é necessária a contratação por adesão, visto que as maiores operadoras e seguradoras apenas aceitam contratações através de um CNPJ, podendo tornar as mensalidades mais caras.

Saiba mais sobre contratação de plano de saúde individual.

Plano de saúde familiar

Se você está pensando em adquirir um plano de saúde para a sua família, existem duas opções. Algumas categorias permitem a contratação de um convênio com inclusão de dependentes (filhos, maridos, esposas, enteados, pais ou irmãos). No entanto, a forma mais comum e aceita pela maioria das seguradoras, é através de um CNPJ.

Caso você tenha um MEI ou CNPJ, é possível contratar planos familiares como se fosse uma microempresa. Para isso, a Amil e GNDI exigem a inclusão de no mínimo duas pessoas, enquanto a Bradesco e SulAmérica só efetuam a contratação com um mínimo de três vidas.

Saiba mais sobre contratação de plano de saúde familiar.

Plano de saúde empresarial

Plano de saúde empresarial é a forma de contratação mais comum, também sendo a maneira mais em conta de se conquistar um convênio. Apesar disso, este formato não permite que você escolha a categoria ou seguradora de preferência, por exemplo, já que a contratação é feita pela empresa que você trabalha e oferecida para todos os funcionários.

Como benefícios, junto aos valores mais baixos, o plano de saúde para empresa pode ter carências reduzidas ou isentas, se a companhia contar com mais de 30 funcionários. Além disso, é comum que a contratação empresarial seja com coparticipação, fazendo com que o beneficiário contribua com uma pequena porcentagem dos procedimentos.

Saiba mais sobre contratação de plano de saúde empresarial.

Plano de saúde por adesão

Adesão é uma das formas de contratação de plano de saúde, geralmente feita por uma administradora como a Qualicorp. As contratações por adesão são feitas no caso de planos de saúde individuais, já que as seguradoras e operadoras não costumam vender convênios apenas para uma pessoa, mas para grupos de no mínimo duas vidas.

Saiba mais sobre contratação de plano de saúde por adesão

Segmentação assistencial

Além das formas de contratação, você também encontra os diferentes tipos de segmentação assistencial, isso é, a quais serviços o seu plano te dará cobertura. São três variações, sendo que em uma delas ainda podem ser divididas em opção com ou sem obstetrícia. Confira as opções a seguir:

Plano ambulatorial

No segmento de plano ambulatorial, você terá cobertura e acesso a serviços que envolvem consultas, exames e atendimento em pronto-socorro ou pronto atendimento. Como um plano mais em conta, ele é focado para aqueles que procuram baratear seus gastos com saúde, se preocupando na prevenção às doenças. No entanto, é indicado que, em caso de necessidade, você tenha uma reserva para gastos médicos com possíveis cirurgias e internações

Plano hospitalar

Diferente do ambulatorial, o plano hospitalar cobre apenas cirurgias, internações e procedimentos realizados no hospital em situações de urgência. Com ele, você ainda tem a opção de optar por um plano com obstetrícia ou sem obstetrícia. Isso, nada mais é, do que a inclusão ou exclusão da cobertura de partos.

Plano ambulatorial hospitalar

O mais comum e normalmente vendido, o plano ambulatorial hospitalar une as duas modalidades anteriores, sendo a opção mais completa para quem deseja toda a segurança de saúde. Aqui, geralmente é incluso o serviço de obstetrícia, sendo excluído apenas no plano 500 da Prevent Senior.

Outras categorias de planos médicos

Além das três formas de contratação principais: individual, familiar e empresarial, existem muitas questões que envolvem os planos de saúde para casos mais específicos, como planos para idosos, grávidas e recém-nascidos. Se algum desses é o seu caso, confira as especificações a seguir:

Plano de saúde para idosos

Sendo esta a fase da vida na qual geralmente são necessários mais cuidados especiais e os serviços de saúde são mais usados, os convênios tendem a se tornar mais caros conforme o avanço da idade. No entanto, algumas seguradoras e operadoras possuem planos específicos para esse público, com valores mais em conta e atendimento personalizado.

Plano de saúde para gestantes

Muitas dúvidas surgem em relação ao plano de saúde para grávidas. A primeira e mais importante informação que você deve considerar, é que a mulher já deve ter seu convênio contratado antes de engravidar, devido à carência. São 180 dias para a realização de exames e 300 dias para o parto. Sendo assim, já garanta o seu seguro saúde antes de planejar ter um filho e procure por opções com cobertura para obstetrícia.

Planos de saúde para crianças

Geralmente incluídos como dependentes dos planos dos pais, ao procurar por planos de saúde para seus filhos, leve em consideração as necessidades médicas dessa idade. Saem as buscas por check-ups e exames de alta complexidade e entram mais visitas a pediatras e prontos-socorro. Nesse caso, talvez seja interessante apostar em um plano sem coparticipação, por exemplo.

O que é carência de plano de saúde?

Carência é o período definido em contrato para o beneficiário começar a utilizar alguns serviços de seu plano, mesmo que já pagando a mensalidade. Apesar disso, em alguns casos, os prazos de carência são reduzidos ou isentos em contratações de plano de saúde para empresa com mais de 30 funcionários.

O cálculo de carência também pode variar de acordo com a operadora, tipo de plano ou pessoa que contrata, como no caso de doenças pré-existentes. Porém, o tempo máximo para uma carência é de 24 meses. Segundo a ANS, aqui estão as bases de carência para os convênios médicos no Brasil:

Válidos após 24h da contratação

  • Atendimentos de emergência em pronto-socorro hospitalar;
  • Internação para acidente pessoal.

Válidos após 30 dias da contratação

  • Consultas;
  • Exames;
  • Procedimentos básicos.

Válidos após 180 dias da contratação

  • Procedimentos especiais;
  • Internações.

Válidos após 300 dias da contratação

  • Parto;
  • Neonatologia.

Válidos após 720 dias da contratação

Restrição de cobertura para cirurgias, leitos de alta tecnologia e procedimentos de alta complexidade, exclusivamente para doença ou lesão declarada e preexistente à contratação.

Saiba mais sobre como funcionam as carências de plano de saúde e como reduzi-las.

Perguntas frequentes sobre convênios médicos

Existem muitas perguntas que envolvem a contratação de um convênio médico. Desde questões de contratação, como de funcionamento do plano escolhido. Para isso, a Zelas Saúde procura te ajudar em todos os passos. Pensando nisso, a seguir destacamos algumas das principais dúvidas.

O que é coparticipação?

A coparticipação se refere à uma porcentagem paga pelos serviços usados pelo segurado. As possibilidades de contratação de um plano podem ser com ou sem coparticipação. Por isso, apesar das taxas, a coparticipação pode ser vantajosa para algumas pessoas, pois acaba barateando a mensalidade do convênio escolhido.

Qual a diferença entre plano de saúde e seguro saúde?

A maior diferença entre plano de saúde e seguro saúde é que o segundo dá mais liberdade para que você escolha em quais hospitais, médicos e laboratórios prefere ser atendido. Isso acontece pois, enquanto o plano conta com uma rede própria, o seguro oferece ajuda com reembolsos para atendimentos fora da rede credenciada.

O que é retaguarda?

A retaguarda se refere ao serviço dado por alguns planos premium. Ele cobre despesas com médicos que não são atendidos pelo seu plano, mas podem fazer parte do quadro de algum hospital da sua rede credenciada. Sem a cobertura de retaguarda, o gasto com o médico ficaria a cargo do paciente.

Plano de saúde cobre cirurgia plástica?

Geralmente os planos de saúde só cobrem cirurgias plásticas em caso de necessidade médica. Apesar das operadoras não serem obrigadas a oferecerem esse tipo de serviço pela ANS, a Lei 9.656 -98, de 3 de junho de 1998, destaca alguns casos específicos que devem ser cobertos pelas empresas. Entre esses, lesões traumáticas, tumores e diagnósticos de câncer de mama são alguns exemplos de cirurgias plásticas que devem ser oferecidas pelos convênios.

Se você se tem outras dúvidas em relação aos planos de saúde, preparamos uma página com as perguntas frequentes sobre o assunto. Confira!

Pronto para encontrar o seu plano ideal?

Agora que você já sabe tudo sobre planos de saúde, te ajudamos a encontrar a opção certa para você

Encontre meu plano ideal