Apesar de ser considerada uma necessidade básica por muitas pessoas, apenas cerca de 20% dos brasileiros possuem planos de saúde. Os convênios médicos aparecem como solução para aqueles que desejam um atendimento de qualidade, com menos filas e mais recursos se comparado com SUS (Sistema Único de Saúde), serviço de saúde público do Brasil.

Muitas vezes recebido como um benefício de trabalhos CLT, o plano de saúde se tornou sinônimo de segurança e bem-estar, também podendo ser adquirido de forma individual ou familiar. Para te ajudar a encontrar o plano ideal, nós, da Zelas Saúde, destacamos as formas de contratação, melhores convênios e tiramos as principais dúvidas sobre os termos usados. Confira!

Melhores planos de saúde

Cada seguradora ou operadora possui diferentes opções de planos, com variações de rede credenciada, benefícios e valores, para que você encontre o que melhor se encaixa em seu estilo de vida. Confira algumas das principais empresas de seguro saúde brasileiras:

Amil

Como a maior operadora do país, a Amil conta com cerca de 12 categorias para você escolher. Dos mais básicos e acessíveis aos mais completos e de valor mais alto, os planos de saúde da Amil oferecem uma rede credenciada com boa qualidade, incluindo hospitais e centros de tratamento próprios. Além disso, é reconhecida pelo melhor serviço de translado de pacientes do Brasil, o Amil Resgate.

Saiba mais sobre a Amil.

Bradesco Saúde

Uma das seguradoras melhor avaliadas pela ANS (Agência Nacional de Saúde), a Bradesco Saúde conta com seis opções de planos médicos que são reconhecidos pela sua ampla e qualificada rede credenciada, mesmo nas categorias mais básicas. Entre um dos destaques, a seguradora oferece diversas soluções de reembolso para cada um dos pacotes contratados.

Saiba mais sobre a Bradesco Saúde.

SulAmérica Saúde

Com cinco opções de seguros de saúde, a SulAmérica Saúde ganha destaque por oferecer cobertura nacional em todas as suas categorias. Assim, as variações ficam por conta da rede referenciada, valores de reembolso e benefícios.

Saiba mais sobre a SulAmérica Saúde.

GNDI

O Grupo NotreDame Intermédica, também conhecido como GNDI, é uma das operadoras com mais opções de planos médicos. São nove variações, dividas em quatro categorias. A empresa é reconhecida por trabalhar com rede credenciada própria bem focada no atendimento regional, principalmente em São Paulo e região metropolitana, e oferecer valores acessíveis.

Saiba mais sobre a GNDI.

Prevent Senior

Criada em 1997, a Prevent Senior é uma operadora de planos de saúde focada na contratação individual, principalmente para o público adulto+. Com foco nas vendas para as faixas etárias acima de 40 anos, o seu diferencial é oferecer opções mais em conta para esta fase da vida que costuma ser marcada por convênios mais caros.

Saiba mais sobre a Prevent Senior.

Plano de saúde individual

A contratação de plano de saúde por pessoa física conta com vantagens e desvantagens. Entre os pontos positivos, você tem a liberdade para escolher o convênio médico que melhor atende às suas necessidades. No entanto, geralmente é necessária a contratação por adesão, visto que as maiores operadoras e seguradoras apenas aceitam contratações através de um CNPJ, podendo tornar as mensalidades mais caras.

Saiba mais sobre contratação de plano de saúde individual.

Plano de saúde familiar

Se você está pensando em adquirir um plano médico para a sua família, existem duas opções. Algumas categorias permitem a contratação de um convênio com inclusão de dependentes (filhos, maridos, esposas, enteados, pais ou irmãos). No entanto, a forma mais comum e aceita pela maioria das seguradoras, é através de um CNPJ.

Caso você tenha um MEI ou CNPJ, é possível contratar planos familiares como se fosse uma microempresa. Para isso, a Amil e GNDI exigem a inclusão de no mínimo 2 pessoas, enquanto a Bradesco e SulAmérica só efetuam a contratação com um mínimo de 3 vidas.

Saiba mais sobre contratação de plano de saúde familiar.

Plano de saúde empresarial

Plano de saúde empresarial é a forma de contratação mais comum, também sendo a maneira mais em conta de se adquirir um convênio. Saiba que não é necessário possuir uma grande empresa para contratar um plano desse tipo, basta ter um CNPJ e o número mínimo de vidas determinado por cada empresa prestadora.

Como benefícios, junto aos valores mais baixos, o plano de saúde para empresa pode ter carências reduzidas ou isentas, se a companhia contar com mais de 30 funcionários. Além disso, é comum que a contratação empresarial seja com coparticipação, fazendo com que o beneficiário contribua com uma pequena porcentagem dos procedimentos.

Saiba mais sobre contratação de plano de saúde empresarial.

Plano de saúde por adesão

Adesão é uma das formas de contratação de plano de saúde, geralmente feita por uma administradora como a Qualicorp. As contratações por adesão são feitas no caso de planos de saúde individuais, já que as seguradoras e operadoras não costumam vender convênios apenas para uma pessoa, mas para grupos de no mínimo duas vidas.

Saiba mais sobre contratação de plano de saúde por adesão

Pronto para encontrar o seu plano ideal?

Agora que você já sabe tudo sobre planos de saúde, te ajudamos a encontrar a opção certa para você

Encontre meu plano ideal
Ilustração de mulher sentada em mesa, mexendo no computador