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Plano de saúde

Atualizado em
Leitura 7 min

Como aproveitar ao máximo o plano de saúde?

Mulher sorrindo com blusa verde

Por Giovanna Parra

Analista de SEO

Os planos de saúde são uma ótima opção para quem quer ter um cuidado maior com a saúde. No entanto, é preciso saber aproveitar ao máximo o que eles oferecem, para o investimento valer a pena e sua saúde esteja sempre com números positivos.

Saber utilizar corretamente o plano de saúde pode fazer a diferença entre um tratamento eficaz e uma experiência frustrante. Por isso, neste artigo, vamos te apresentar algumas dicas para você tirar o melhor proveito do seu plano de saúde. Vem com a gente! 👩‍⚕️

Dicas para usar seu plano de saúde da melhor forma

Se você chegou até esse tópico, é porque quer entender como utilizar seu plano de saúde de uma melhor forma, certo? Então, confira os tópicos que separamos para você abaixo:

1. Rede credenciada

Rede credenciada é um termo utilizado em planos de saúde e também seguros. De maneira geral, refere-se a uma lista de estabelecimentos de saúde, como hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios, que têm contrato com uma determinada operadora de planos de saúde ou seguradora.

Esses estabelecimentos de saúde são credenciados para fornecer serviços médicos e de saúde aos pacientes que possuem um plano de saúde ou seguro daquela operadora, geralmente a preços mais acessíveis. Em alguns casos, quando o plano de saúde é 100% coberto, o paciente não precisa pagar nada pelo procedimento, o que representa um grande benefício. 

2. Check-ups de rotina

Os check-ups médicos são importantes para manter uma boa saúde e prevenir possíveis doenças. Resumidamente, eles são exames médicos de rotina realizados por um profissional de saúde, geralmente um médico, para avaliar a saúde geral de uma pessoa.

Além disso, os check-ups médicos podem detectar doenças em seus estágios iniciais, antes mesmo que os sintomas apareçam, permitindo um tratamento precoce e melhorando as chances de recuperação.

3. Carência ao plano de saúde

Carência em um plano de saúde é o período que o beneficiário precisa esperar para poder utilizar determinados serviços de saúde, mesmo após ter iniciado o pagamento do plano. Durante o período de carência, o beneficiário não pode utilizar os serviços que não estão disponíveis imediatamente após a contratação do plano.

Por exemplo, em geral, serviços de urgência e emergência têm carência de até 24 horas, enquanto cirurgias eletivas podem ter carência de até 180 dias. No entanto, esses prazos podem variar de acordo com o plano contratado e a operadora de saúde.

4. Atendimento em pronto-socorro

O atendimento em pronto-socorro é um serviço de saúde destinado a atender pacientes que necessitam de atendimento médico urgente e emergencial. Geralmente, os prontos-socorros estão localizados em hospitais e funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Basicamente, o atendimento em pronto-socorro é realizado por uma equipe médica multidisciplinar, que pode incluir médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, e outros profissionais de saúde. 

5. Teleconsultas

As teleconsultas, ou consultas médicas realizadas por meio de videoconferência e telefone, têm se mostrado uma opção cada vez mais popular e eficaz para a prestação de serviços de saúde

De modo geral, os benefícios das teleconsultas incluem maior conveniência e acessibilidade, já que o paciente pode ser atendido sem precisar se deslocar até um consultório ou hospital. 

Além disso, essa alternativa também pode ajudar a reduzir os custos do atendimento médico, já que há economia de tempo e recursos para deslocamentos e para a infraestrutura de consultórios.

6. Aplicativos dos planos de saúde

Um dos principais benefícios dos aplicativos dos planos de saúde é a facilidade e praticidade para acessar informações sobre o plano de saúde, como a rede credenciada, o status de reembolsos, os exames e consultas realizados, entre outras informações importantes. 

Além disso, os aplicativos também podem permitir a marcação de consultas e exames diretamente pelo celular, reduzindo a necessidade de ligar para o call center ou ir pessoalmente ao consultório.

7. Atendimento humanizado 

O atendimento humanizado nos planos de saúde é um conjunto de práticas e condutas que buscam tornar a experiência de atendimento mais acolhedora, respeitosa e empática para o paciente. 

Nesse contexto, esse tipo de atendimento leva em consideração não apenas as necessidades médicas do paciente, mas também suas emoções, expectativas e preocupações.

Um atendimento humanizado pode fazer uma grande diferença na vida do paciente, reduzindo a ansiedade e o desconforto que podem surgir durante a jornada de tratamento, além de promover um maior engajamento e confiança no processo de cura e recuperação.

Como contratar um bom plano de saúde?

Antes de escolher um plano de saúde, é importante avaliar suas necessidades em termos de cobertura médica, incluindo consultas, exames, internações e tratamentos. Dessa forma, verifique se o plano oferece a cobertura necessária para suas necessidades e da sua família.

Para fazer isso de uma maneira mais fácil, rápida e segura, entre em contato com uma corretora que busca o melhor plano de saúde para você, como a Zelas Saúde. Com o nosso auxílio, você pode fazer um orçamento grátis e decidir com calma e expertise qual é o melhor plano dentro das suas necessidades.

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Como escolher o melhor plano de saúde?

Para escolher o melhor plano de saúde, é recomendado que você avalie cuidadosamente suas necessidades e expectativas, bem como pesquise as opções disponíveis no mercado, comparando os diferentes planos e suas características. 

Da mesma forma, é importante ler atentamente as condições contratuais, verificar a reputação da operadora de saúde antes de tomar uma decisão e escolher o plano que esteja dentro dos seus objetivos. 

E, antes de ir, se você deseja melhorar o seu bem-estar, pode ser interessante contratar um plano de saúde focado nas suas necessidades. Na Zelas Saúde, temos um time de especialistas que está sempre à sua disposição. Por isso, te convidamos a fazer sua cotação. Esperamos por você! 💙

Quem escreve

Revisado em 20/04/2023 por Camila Marangoni | Especialista em planos de saúde

Mulher sorrindo com blusa verde

Analista de SEO

Giovanna Parra formou-se em Marketing pela FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas Educacionais em 2019 e logo em seguida se formou em Gestão Financeira em 2021 pela mesma universidade. Em 2017 começou a trabalhar com marketing digital atuando em empresas de diversos ramos de tecnologia, se tornando analista de SEO. Virou especialista de Link Building em 2021 e ama trabalhar com tecnologia e pessoas. Na Zelas Saúde, cria conteúdos para o portal relacionados a Saúde e Bem-estar, ajudando pessoas com conteúdos responsáveis e relevantes.