O plano ambulatorial é uma das segmentações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de disponibilização de planos de saúde. Além dele, existem outros três: o hospitalar, referencial e o odontológico. Cada opção conta com características específicas. Por esse motivo, é necessário entendê-los para tomar uma decisão consciente que atenda às suas necessidades.

O plano de saúde ambulatorial é uma das formas mais simples de contratação de plano de saúde e, por esse motivo, também é a forma de contratação mais barata. Para entender todos os prós e os contras, explicamos como ele funciona e se esse convênio faz sentido para você. Confira!

O que é o plano de saúde ambulatorial?

O plano de saúde ambulatorial é uma modalidade de cobertura que assume os gastos de serviços e procedimentos como exames, tratamentos e consultas. Este plano normalmente conta com uma rede credenciada e de serviços reduzida e, como não cobre gastos hospitalares, a mensalidade do plano ambulatorial é menor se comparado aos demais.

Quais são os serviços oferecidos?

Neste tipo de contratação, apenas ambulatórios, clínicas e consultórios são cobertos. Sendo assim, alguns dos serviços oferecidos são:

  • Consultas médicas ilimitadas;
  • Consultas de pré-natal;
  • Exames complementares;
  • Procedimentos clínicos;
  • Atendimento de urgência e emergência nas primeiras 12 horas;
  • Hemoterapia ambulatorial;
  • Radioterapia;
  • Hemodiálise;
  • Diálise.

No convênio ambulatorial também são cobertos alguns serviços médicos como acupuntura, sessões de psicólogo sob as diretrizes de utilização e diversos tipos de biópsia. Para saber todos os procedimentos cobertos pelo plano, basta acessar o rol de procedimentos da ANS.

Quais são as vantagens do plano ambulatorial?

A maior vantagem de ter um plano de saúde ambulatorial é o preço. Como foi criado para cobrir apenas exames, consultas preventivas e diagnosticar doenças pré-existentes, ele consegue ter um custo bem mais acessível. Assim, é uma das formas mais baratas de garantir a sua saúde e principalmente monitorá-la constantemente.

Se você é aquela pessoa que está sempre investigando seu estado de saúde, que gosta de fazer exames periódicos e não se importa em pagar um atendimento hospitalar para situações mais graves, talvez esse seja o plano para você.

Quais são as desvantagens?

A ideia do plano ambulatorial é atender pessoas que gostem de monitorar a sua saúde e que não precisam de todos os serviços prestados pelo referencial, que oferece tanto cobertura ambulatorial quanto hospitalar. Por esse motivo, o ambulatorial não cobre nenhum tipo de internação, cirurgia, anestesia e procedimentos ou serviços que necessitam da infraestrutura do hospital.

Sabendo disso, é importante entender que, caso eventos inesperados aconteçam e você precise de um atendimento médico-hospitalar, você terá de arcar com esses custos. Além disso, depois das doze primeiras horas de atendimento no hospital, você poderá ser transferido para o Sistema Único de Saúde (SUS) por não contar esse tipo de cobertura no plano

É preciso atenção também nesses gastos, pois normalmente os serviços hospitalares são mais custosos e podem gerar despesas elevadas que vão além do planejado. Para isso, coloque uma margem salarial a ser poupada mensalmente para que, caso algo aconteça, você esteja preparado para a situação.

Pontos de atenção

Além de saber o quanto está disposto a investir no seu plano de saúde e o tipo de assistência que precisa, você deverá pesquisar as operadoras e a rede credenciada coberta pela qual almeja. A rede de profissionais é o ponto de maior atenção, pois é a partir dela que você saberá quais médicos poderão te atender. No entanto hoje, apenas a TrasMontano oferece esse tipo de segmentação pelo plano POP.

Veja também a carência dos planos que você está pesquisando, o intervalo entre a compra do plano e a liberação dos serviços é de extrema importância para as suas necessidades. A carência varia de 24h para situações de urgência e emergência a 180 para consultas e exames.

Quer saber mais sobre o assunto? Na série Corretor Explica, passamos por todos os tipos de cobertura que um plano de saúde pode ter. Confira:

Pronto para encontrar o seu plano ideal?

Agora que você já sabe tudo sobre planos de saúde, te ajudamos a encontrar a opção certa para você

Encontre meu plano ideal