Guia completo sobre plano ambulatorial

Na hora de contratar um plano de saúde, alguns termos podem parecer ou soar estranho. Caso você desconheça qual o tipo de segmentação que o plano ambulatorial cobre, você corre o risco de contratar um convênio que não atenda às suas expectativas.

No texto a seguir vamos explicar o que é a segmentação ambulatorial dos planos de saúde para que você não fique com dúvidas na hora da adesão.

Nós, da Zelas Saúde, estamos aqui como um facilitador para você ter mais acesso à informação e conhecer ainda mais sobre o plano de saúde que contratou ou que irá contratar.

O que é um plano de saúde ambulatorial?

Plano de saúde ambulatorial é o tipo de segmentação que cobre a assistência médica ambulatorial. Diferente do plano hospitalar, nessa modalidade não está prevista internação nem a realização de procedimentos de alta complexidade.

Atendimentos de emergência limitam-se até as primeiras 12 horas do atendimento. Ficando sob a responsabilidade do beneficiário a realização de procedimentos exclusivos da cobertura hospitalar, mesmo sendo feito na mesma unidade de prestação de serviços e em tempo menor que 12 horas.

O plano ambulatorial cobre gastos apenas de tratamentos, consultas ou exames feitos em ambulatórios ou clínicas que operam nessa segmentação. Esse plano pode ser uma excelente alternativa se você não tem problemas de saúde e está em busca de um plano mais econômico.

Quais serviços o plano de saúde ambulatorial cobre?

No plano ambulatorial, o beneficiário terá direito ao rol de procedimentos que é regulamentado pela Agência Nacional de Saúde (ANS). 

O rol de procedimentos estabelecidos pela ANS é uma lista de serviços obrigatórios e que garantem mais acesso à saúde. Eles variam de acordo com a cobertura de cada plano.  Veja alguns dos serviços que são atendidos pela segmentação ambulatorial:

  • Consultas médicas ilimitadas;
  • Consultas de pré-natal;
  • Exames complementares;
  • Procedimentos clínicos;
  • Atendimento de urgência e emergência nas primeiras 12 horas;
  • Hemoterapia ambulatorial;
  • Radioterapia;
  • Hemodiálise;
  • Diálise.

O plano de saúde ambulatorial é mais barato?

Por ser uma segmentação mais restrita e não garantir assistência médica em hospitais, lembrando que esse tipo de serviço é mais caro, o plano ambulatorial tem uma mensalidade mais acessível.

Porém, esse tipo de plano pode ser mais difícil de encontrar, porque são poucas operadoras que oferecem cobertura ambulatorial em seus pacotes de convênios.

O plano de saúde ambulatorial é indicado para quem?

O plano de saúde ambulatorial é indicado para quem procura uma mensalidade mais baixa em um convênio médico e que não se importa em utilizar a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) em caso de uma possível internação.

Caso você queira ter a garantia de assistência médica hospitalar na saúde privada, esse tipo de plano não é indicado. Para uma cobertura mais abrangente e ampla, o recomendado é você procurar um plano de saúde com segmentação assistencial referência.

Vale a pena contratar um plano de saúde ambulatorial?

Se você tem interesse em abrir mão de assistência médica hospitalar, a resposta é sim. Mesmo que essa  segmentação seja mais restrita, ela garante assistência médica, exames e terapias.

Vale lembrar que a melhor estratégia para evitar complicações de saúde é investir na prevenção, pois consultas médicas e exames podem ser onerosos e impedir que você tenha amplo acesso sem um convênio médico. 

Portanto, mesmo sem a cobertura hospitalar, você contará com assistência em saúde. Caso você necessite de internação, a estrutura do SUS vai atender você da melhor maneira possível, evitando qualquer tipo de desassistência.

Caso o plano não contemple todas as suas necessidades, você poderá pedir portabilidade para outra modalidade mais avançada assim que cumprir o período mínimo de carência.

Como contratar um plano de saúde ideal?

Se você ainda não contratou o seu plano de saúde, você pode contar com os nossos especialistas para isso. Faça uma cotação gratuita no nosso site e descubra qual é o plano de saúde ideal para você.

Para isso, basta clicar neste link, preencher alguns dados, que um de nossos especialistas entrará em contato e você contará com um atendimento diferenciado e personalizado.

Encontramos o seu plano ideal!

Preencha o formulário que nossos especialistas em planos de saúde entrarão em contato

Encontre o plano de saúde ideal