Reembolso de plano de saúde

O reembolso de plano de saúde oferece a possibilidade do beneficiário se consultar com profissionais que não atendem em sua rede credenciada e receber de volta o valor total ou parcial pago na consulta. Pensando nisso, nós, da Zelas Saúde, elaboramos um guia completo para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o que é reembolso de plano de saúde, quem pode solicitar, como pedir reembolso e qual operadora oferece as melhores condições. Confira!

Como o valor do reembolso é calculado?

Cada operadora tem seus próprios critérios para decidir como calcular o valor de reembolso dos planos. Contudo, é comum que todas tenham valores máximos a serem pagos para cada procedimento, fazendo com que muitas vezes o beneficiário não consiga reaver o valor integral do que foi pago.

Quando posso pedir o reembolso de plano de saúde?

O reembolso não é um serviço obrigatório a ser oferecido pelas operadoras, porém existem algumas situações nas quais as operadoras arcam com custos fora da sua rede credenciada, sendo elas:

  • Situações de urgência emergência que implicam em risco de morte ou lesões irreparáveis;
  • Complicações gestacionais;
  • Casos de urgência sem risco de morte;
  • Quando você está em uma localidade sem cobertura para a sua rede credenciada.

As demais situações são consideradas eletivas, fazendo com que o beneficiário receba o reembolso apenas se estiver previamente especificado em seu contrato.

Como pedir reembolso do plano de saúde?

É normal que cada operadora tenha um processo diferente para abrir uma solicitação de reembolso, porém alguns processos são comuns entre elas. Em todas será necessário preencher um formulário com os seus dados e apresentar uma justificativa para a realização do procedimento, geralmente comprovada através do laudo médico.

Precisando de uma ajuda?

Nossos consultores irão te ajudar a contratar o plano de saúde ideal para as suas necessidades.

Como pedir reembolso da Amil

Como pedir reembolso da Bradesco Saúde

Como pedir reembolso da NotreDame Intermédica

Como pedir reembolso da SulAmérica

Quais são os prazos para solicitar reembolso?

Geralmente, os beneficiários têm até 30 dias após a realização do procedimento para entrar com um pedido de reembolso. As operadoras, em contrapartida, possuem cada seus próprios prazos para pagamento, porém não devem extrapolar o período de 30 dias.

Outro aspecto que pode ter interferência direta no prazo de pagamento é a complexidade do procedimento ao qual você está solicitando reembolso. Situações de consulta, por exemplo, levam menos tempo para pagamento, enquanto a avaliação para cirurgias tendem a ser mais demoradas.

Vale a pena ter um plano com reembolso?

O reembolso sempre será uma segurança para que você possa se consultar com os médicos que te deixam mais seguro, mesmo que não façam parte da sua rede credenciada, sem comprometer o seu orçamento. Contudo, geralmente é um recurso que encarece os planos, sendo que quanto maior o valor, maior será também a categoria do plano.

Para decidir se o reembolso é uma boa opção para você, avalie se todos os seus médicos de confiança serão contemplados em sua rede credenciada. Se a resposta for “não”, é sempre bom poder se consultar com aquele profissional que já atende você e sua família há anos.

Ainda com dúvidas? Confira todas as etapas sobre como contratar seu plano de saúde ideal.