Plano de saúde

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Convênio médico SulAmérica é bom? Saiba como a operadora é avaliada

Por Ana Paula de Oliveira

Analista de conteúdo

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Revisado por Helder Galvão, especialista em Planos de Saúde

Contratar um plano de saúde é uma tarefa que exige muita pesquisa. Afinal de contas, a escolha envolve uma série de questões a serem avaliadas. Para ajudar nessa missão, separamos neste artigo alguns detalhes importantes para que você avalie se o convênio médico SulAmérica é bom.

Derivada da seguradora com mesmo nome, a SulAmérica Saúde conta com mais de 7 milhões de clientes e é uma das maiores operadoras do mercado. Veja a seguir, o que levar em consideração para analisar se o plano oferecido é bom.

Como saber se o convênio médico SulAmérica é bom?

As opiniões sobre um plano de saúde podem divergir de acordo com a região onde a pessoa mora. Isso porque ele pode ser ótimo e possuir ampla rede credenciada em cidades com mais infraestrutura, como São Paulo, por exemplo, mas deixar a desejar em cidades menores

Por isso, o primeiro passo para saber se o convênio médico SulAmérica é bom para você é ver como é a cobertura na cidade onde você mora.

A outra forma de averiguar os prós e contras dessa operadora é levando em conta a avaliação dos próprios usuários no site Reclame Aqui, no Procon e a nota de avaliação da Agência Nacional de Saúde (ANS), responsável, entre outras coisas, por fiscalizar os serviços das operadoras de saúde. 

Para facilitar a sua vida, compilamos aqui as principais informações que você precisa saber sobre este plano com base na avaliação feita por esses dois órgãos. Saiba mais a seguir.

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Convênio médico SulAmérica é bom segundo o Reclame Aqui? 

De acordo com o site Reclame Aqui, o convênio médico SulAmérica resolve 82,7% dos problemas mencionados pelos usuários. Ele é qualificado com uma nota 8,1 de um total de 10 pontos. Portanto, esse plano tem uma avaliação positiva e acima da média, o que é um indicativo de credibilidade.

O site computa um total de 2.101 reclamações registradas no último semestre, sendo que desse montante, foram respondidas 1.991, restando apenas 110 queixas ainda sem respostas. A operadora respondeu um total de 94,8% reclamações no período entre 01/09/2020 até 28/02/2021. 

Outra avaliação importante para saber se o convênio médico SulAmérica é bom é o índice que mostra se os clientes voltariam a fazer negócio novamente com a empresa. O indicador nesse quesito também é positivo, atingindo a marca de 76,6% de usuários.

A nota atribuída pelos clientes ao SulAmérica é 7,2 pontos. Com um tempo médio de resposta de 6 dias e 18 horas, a SulAmérica tem uma avaliação positiva, o que é uma garantia de uma boa prestação de serviços a seus beneficiários.

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Para a ANS, o convênio médico SulAmérica é bom?

A ANS tem um Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que é um indicador que mede a qualidade dos serviços ofertados pelas operadoras. O índice geral da SulAmérica em 2019, ano do último levantamento, é de 0,73 de um total de 1,00.

Além disso, a operadora também possui uma avaliação positiva junto à ANS, que é de 7,2. Portanto, para a maioria de seus contratantes, o convênio médico SulAmérica é bom, aparecendo, inclusive, em primeiro lugar algumas vezes no ranking criado pela ANS, que tem como finalidade apontar as melhores operadoras de saúde do país.

SulAmérica no Procon

O Procon é um dos meios mais eficientes para saber se uma empresa está em dia com os deveres a seus clientes. De acordo com o site do órgão, o SulAmérica responde 100% das reclamações, sendo que em fevereiro de 2021 foram registradas apenas 79 queixas.

A empresa também tem um indicador de resolução, que no caso da SulAmérica marca 74,7% de eficiência. O índice de satisfação com o atendimento por parte dos clientes é de 2,1 de um total de 5. 

O convênio médico SulAmérica é bom para mim?

Como foi possível ver com base nas avaliações do Reclame Aqui, Procon e ANS, o SulAmérica é um convênio acima da média. 

Por ser uma das maiores operadoras de saúde, possui uma ampla rede credenciada e conta  com uma excelente cobertura até mesmo para os planos mais básicos, todos com abrangência nacional.

A diferença entre as cinco categorias de planos oferecida está no tipo de acomodação (enfermaria ou apartamento), reembolso, rede referenciada e benefícios.  

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Quem escreve

Ana Paula de Oliveira

Analista de conteúdo

Graduada em Propaganda e Marketing desde 2017, Ana, sempre trabalhou com os mais diversos tipos de segmentos. Em 2020, entrou para a equipe da Escale Digital, com o objetivo de criar e analisar conteúdos. Atualmente, trabalha com o projeto Zelas Saúde, um portal diferenciado que busca facilitar a escolha e a utilização de convênios médicos. Além disso, para o Tudo Saúde, elabora pautas e pesquisas para desenvolver um conteúdo informativo, útil e de qualidade.