Algumas pessoas ainda têm a impressão de que contratar um plano de saúde é um processo complexo e burocrático, mas não precisa ser assim. Ter conhecimento de quais são as etapas e o que significa cada ponto da contratação, pode ser um fator que dê mais agilidade e torne essa experiência de compra mais agradável.

Pensando sempre em facilitar a sua vida, nós da Zelas Saúde elaboramos um passo a passo sobre como fazer um plano de saúde. Aqui, você descobre tudo o que precisa fazer para contratar a melhor opção para você. 

1 - Pesquise

Este é o primeiro passo para você que quer contratar um plano de saúde. Pesquise as empresas que oferecem este serviço, mas cuidado para não focar apenas no preço, não se esqueça de saber o que cada operadora oferece, bem como quais são as avaliações a respeito dela.

O boca a boca pode ser uma opção, mas existem alguns canais nos quais você pode entender melhor a qualidade das prestadoras. Olhe sempre o site oficial da ANS, lá eles divulgam anualmente o IDSS, índice que mede a satisfação dos consumidores e o nível dos serviços prestados. Você também pode consultar sites de apoio ao consumidor como o Reclame Aqui.

2 - Mapeie as suas necessidades

Entenda quais são as suas expectativas em relação ao seu convênio médico, quais hospitais você quer ser atendido, quais procedimentos você precisa e para quem este serviço é destinado. Em seguida, compare com a seleção de empresas que você fez anteriormente, assim você terá muito mais clareza de quais são os planos que te atendem melhor.

3 - Procure um corretor

Ainda não é possível contratar diretamente com as empresas e a figura do corretor é muito presente, o que é algo muito positivo já que ele pode realmente ser um facilitador dessa negociação. Procure alguém que seja da sua confiança, se tiver referências de outros clientes melhor ainda.

Deixe claro quais serviços são essenciais para você, bem como o valor que você pode pagar e quais são as opções que você já está considerando. Desta forma, ele poderá selecionar quais são os planos de saúde que melhor atendem ao que você quer.

4 - Solicite uma cotação e compare os preços 

O seu corretor irá te passar uma lista com todos os planos que estão dentro das suas necessidades, analise todos os preços e veja quais estão dentro do seu orçamento. Caso tenha uma opção que te agrade muito, pergunte quais são as possibilidades de deixar aquela opção mais barata.

Se não quiser aguardar a avaliação do corretor, você pode fazer uma simulação aqui mesmo na Zelas Saúde e em seguida solicitar que um profissional entre em contato com você. Desta forma, você terá uma noção muito maior sobre quais planos se encaixam naquilo que você procura. 

5 - Entenda os termos

Coparticipação, rol ANS e portabilidade, não fique com nenhuma dúvida! Pesquise em portais da sua confiança ou com o seu corretor, questione quais as vantagens em incluir cada um desses pontos na sua contratação.

Os termos de contratação podem parecer uma língua diferente, mas é tudo muito mais simples do que você imagina. Para ajudar, não deixe de conferir o checklist da contratação aqui na Zelas Saúde e tirar todas as suas dúvidas.

6 - Se puder, prefira contratar com um CNPJ

Contratações feitas através de um CNPJ, também denominadas contratos PME, são cerca de 30% mais baratas quando comparadas com a individual. Além disso, os planos empresariais são mais abrangentes e oferecem grupos de hospitais e laboratórios melhores.

7 - Envie a sua documentação

Após escolher qual é o melhor plano de saúde para você, envie toda a sua documentação e dos demais beneficiários para o seu corretor. Em seguida, tudo isso será enviado para a operadora para aprovação e emissão do seu contrato. 

Plano de saúde individual ou familiar

  • Cópia do RG;
  • Cópia do CPF;
  • Comprovante de residência.

Plano de saúde PME ou empresarial

  • Cópia do contrato social;
  • Número do CNPJ;
  • Guia de recolhimento do FGTS;
  • RG e CPF de todas as pessoas que vão aderir ao plano.

8 - Fique atento às regras do seu contrato

Após a aprovação e emissão do contrato pela operadora, não deixe de ler tudo com muito cuidado. Todos os serviços, valores e especificidades devem estar discriminados neste documento e caso algo esteja diferente do que foi acordado à princípio, você ainda tem tempo de questionar.

9 - Pague o primeiro boleto

Mesmo com a assinatura do contrato, o seu plano de saúde só será implantado após o pagamento do primeiro boleto emitido pela empresa prestadora. Geralmente, o prazo para vencimento é de 60 dias, mas quanto antes este pagamento for feito, mais cedo você terá acesso aos serviços do seu convênio.

10 - Aguarde a sua carteirinha

Algumas operadoras aboliram a carteirinha de plano de saúde física e disponibilizam apenas através de aplicativos. Independente da forma como chegam até você, é a partir do recebimento que você terá acesso aos serviços. O período após a contratação e a chegada das carteirinhas depende de cada operadora, fique atento aos períodos de carência e comece a utilizar o seu plano de saúde.

Seguir este passo a passo vai tirar todas as suas dúvidas sobre como fazer um plano de saúde de maneira mais simples. A dica de ouro é sempre se manter informado sobre os detalhes da contratação, isso te empodera e aumenta as chances de fazer a melhor escolha. 

Pronto para encontrar o seu plano ideal?

Agora que você já sabe tudo sobre planos de saúde, te ajudamos a encontrar a opção certa para você

Encontre meu plano ideal