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Saúde Pública

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O que é NIP? Saiba como registrar uma reclamação na ANS

Homem de óculos e camiseta amarela.

Por Cauê Víctor Trindade

Analista de conteúdo

Você já ouviu falar em um termo chamado Notificação de Intermediação Preliminar, também conhecido como NIP

Se você é beneficiário de um plano de saúde, saiba que esse é um canal importante para você registrar alguma reclamação à Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

É através desse canal de notificação que os beneficiários devem fazer suas queixas sobre alguma tratativa ou questão que a operadora de saúde não tenha resolvido. Desse modo, a NIP torna-se uma mediação muito eficaz e ajuda a ANS a fiscalizar a conduta das operadoras de saúde.

Confira o texto e saiba tudo sobre a NIP e saiba como registrá-la na ANS!

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O que é Notificação de Intermediação Preliminar – NIP?

Como o próprio nome já diz ou sugere, Notificação de Intermediação Preliminar – NIP é um canal da Agência Nacional de Saúde Suplementar, no qual o beneficiário pode registrar uma reclamação antes de recorrer juridicamente para reivindicar algum direito.

A NIP é um sistema online e também um importante instrumento para solucionar conflitos entre beneficiários de planos de saúde e também entre beneficiários e administradoras de benefícios. Por ser um tipo de notificação preliminar, ele permite que a operadora possa remediar a situação sem que o beneficiário recorra à justiça.

Qual é a função da NIP?

A NIP é um instrumento que permite uma mediação mais efetiva entre a operadora de saúde e beneficiários. Ela funciona por meio online ou por telefone e tem como principal objetivo resolver algum conflito em um curto prazo.

Desse modo, a NIP pode ser considerada uma fase pré-processual, ou seja, antes que o beneficiário tome medidas mais drásticas, utilizando o meio jurídico através de alguma ação.

Além de fazer a mediação entre beneficiários e operadoras, as NIP também são importantes instrumentos de fiscalização da ANS. Ela permite que se tenha mais transparência em uma ação regulatória.

Como abrir uma NIP na ANS?

Existem duas maneiras de abrir uma NIP na ANS. Uma é pelo meio online e a outra pode ser feita pelo telefone da agência. Caso você prefira fazer pelo canal de voz, deverá ligar para o seguinte número: 0800 701 9656. 

É fundamental ressaltar que antes de registrar uma reclamação através da NIP, é indispensável que o beneficiário tenha feito uma reclamação na operadora de saúde e também obtido um número de protocolo de atendimento.

Caso prefira fazer isso de modo online, a primeira coisa que deverá fazer para registar uma reclamação na ANS é criar um login e senha caso ainda não possua. Para isso, você deverá acessar a área de Solicitante NIP no site da ANS e inserir seus dados, conforme pede cada campo.

Após efetuar o cadastro ou se logar no espaço NIP da ANS, o site irá direcionar você para a seguinte tela:

Tela de solicitação de NIP no site da ANS.

Ao visualizar essa tela, você deverá seguir os seguintes passos:

  • clique em “Nova Solicitação”. Após fazer isso, o site irá lhe encaminhar para outra tela, com um lista de reclamações e nela, procure pela reclamação referente à queixa que deseja registrar;
  • após escolher o assunto pertinente do registro a ser feito, você deverá escrever um breve relato do problema. Para isso, irá abrir uma pequena caixa de diálogo para você relatar o incidente;
  • após relatar o ocorrido, você deverá clicar em “Finalizar e gerar protocolo”.

É indispensável que você já tenha entrado em contato com a operadora e obtido um número de protocolo do atendimento feito. Também é imprescindível que o assunto selecionado faça sentido com a sua reclamação.

Após registrar a sua reclamação, a operadora será notificada pela ANS e entrará em contato para remediar a situação.

Qual é a importância da NIP?

Utilizar a NIP para registrar uma reclamação é fundamental para que a ANS fique ciente de como as operadoras estão procedendo com os clientes na busca de resolução de algum conflito.

Através desse registro é possível identificar o comportamento dos mercados de forma geral, nesse sentido, se as reclamações têm fundamento ou não. Além disso, por meio da NIP é possível melhorar a comunicação entre as partes envolvidas.

Atualmente, a NIP realiza auditorias mensais e que tem como objetivo melhorar a qualidade das fiscalizações. Pois, graças a esse instrumento, é possível coletar informações pertinentes a respeito das operadoras e beneficiários, o que permite desenvolver diretrizes cada vez mais coerentes.

Além disso, a NIP influencia no Índice de Desempenho de Saúde Suplementar – IDSS das operadoras. Esse é um programa de acreditação da ANS que tem como objetivo aprimorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados pelos planos de saúde.

Quais são as classificações da NIP?

A NIP divide-se em quatro classificações distintas, como: 

  • NIP Assistencial e NIP Não Assistencial;
  • NIP Regional;
  • NIP Nacional.

Como funciona a NIP Assistencial?

A NIP Assistencial é aquela que o beneficiário pode fazer quando a reclamação está relacionada à cobertura de procedimentos. 

Por exemplo, quando o beneficiário necessita de um exame ou procedimento e o plano não autoriza ou rejeita.

Como funciona a NIP Não Assistencial?

É a notificação que não está associada à cobertura do plano de saúde. Ela está relacionada a algum incidente durante algum atendimento prestado na rede credenciada.

Como funciona a NIP Regional?

A NIP Regional está relacionada apenas às negativas de operadoras que atuam de forma regional.

Como funciona a NIP Nacional?

A NIP Nacional é aquela em que se refere às negativas de operadoras que atuam em todo o território nacional.

Como contratar um plano de saúde bem avaliado?

Agora que você sabe mais da importância da NIP para registrar um problema decorrente de uma negativa da operadora, saiba que você pode contar conosco para descomplicar o processo de contratação.

Tudo o que precisa fazer é acessar o nosso site e solicitar uma cotação de plano de saúde.

Após fazer isso, entraremos em contato por meio de um atendimento exclusivo e te ajudaremos a encontrar a melhor opção de convênio médico para você.

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Quem escreve

Homem de óculos e camiseta amarela.

Analista de conteúdo

Estudante do 6º semestre de relações públicas na FAPCOM, Cauê trabalha há mais de 2 anos com criação de conteúdo para canais digitais. Em 2021, entrou para o time da Escale Digital, com o objetivo de criar e analisar conteúdos na vertical de saúde. Na Zelas Saúde, cria conteúdos para as redes sociais e portal, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo da saúde suplementar.