Desde dezembro de 2019, o mundo passou a ficar atento ao que acontece no pós-Covid. Ou seja: após a infecção, quais são as sequelas da Covid e quais são os riscos de reinfecção?
Nesse cenário de incertezas e cuidados múltiplos, o plano de saúde pode ser um grande aliado na prevenção, no diagnóstico e também no tratamento da doença. Entenda melhor os benefícios de um convênio médico para cobrir todos os estágios de manifestação da Covid-19, logo a seguir!
É possível contrair a Covid-19 mais de uma vez?
Lembre-se que a reincidência de infecção da Covid-19 é possível. Ou seja: se você já fez o teste de Covid e deu positivo, tratou os sintomas da doença e se curou, você pode testar positivo novamente após determinado período.
Especialmente, por conta das variantes e subvariantes que surgem, de tempos em tempos, mostrando o quanto a doença se modifica e pode afetar o organismo e o sistema respiratório, especificamente, mais uma vez.
Então, mesmo que alguém diga que no pós-Covid o seu corpo está imune ou mais resistente a novas infecções, não leve isso como uma verdade definitiva, principalmente neste momento que o isolamento não é mais necessário. A prevenção continua sendo a melhor forma de defesa e combate ao vírus. Ainda mais, porque todo e qualquer estudo a respeito das sequelas da Covid e da sua ação (em médio e longo prazo) no nosso sistema imunológico é recente e novas descobertas acontecem o tempo inteiro.
Leia também: Plano de saúde Bradesco pessoa física: saiba como contratar
Quais exames devem ser feitos pós covid?
As sequelas da Covid têm se mostrado amplas e diversificadas entre um e dois anos após a infecção do vírus. Entre os principais, podemos destacar:
· queda de cabelo;
· falta de ar;
· fraqueza;
· alteração nos rins;
· dificuldades de concentração;
· problemas cardíacos;
· fibrose (nos rins ou nos pulmões).
Leia também: Como descobrir o plano de saúde mais rentável para sua clínica
A Organização Mundial da Saúde (OMS) não descarta, inclusive, que existam cerca de 50 sintomas nesse período pós-Covid — também conhecido como “COVID longa”. Embora nem todos sejam graves, existe uma recomendação para que cada mudança sentida seja devidamente observada e tratada porque pode se tratar de uma sequela da Covid.
Nesse sentido, convém ficar de olho na lista de exames básicos que especialistas apontam como relevantes para prevenir-se contra esses sintomas pós-Covid. A seguir, vamos destacar os principais deles:
· creatinina;
· ureia
· troponina;
· hemograma
· VHS;
· glicose de jejum;
· HbA1C;
· ferro
· proteína C reativa;
· proteínas totais e frações;
· TGO;
· TGP;
· GGT;
· LDH;
· ferritina;
· troponina;
· vitamina D;
· NT-próBNP.
Leia também: Fisioterapia respiratória: para que serve e como fazer?
Confira as opções de planos de saúde disponíveis para você
Descubra as inúmeras possibilidades de planos de saúde que cabem no seu bolso
Quais são as sequelas do Covid e quais os tratamentos?
A lista de exames acima pode ajudar na prevenção e também no rápido tratamento e combate às sequelas da Covid.
Nesse período pós-Covid, inclusive, a lista de desconfortos é extensa — cujos sintomas vão de leve a grave — e exige cuidados múltiplos para lidar com cada um deles. Inclusive, existe a possibilidade de internação e UTI caso os sintomas sejam extremos.
Dê uma conferida, a seguir, na lista de sequelas da Covid que aparecem com mais frequência:
· cansaço;
· fraqueza;
· mal-estar;
· falta de ar ou dificuldade para respirar (também conhecida como respiração curta);
· fibrose nos pulmões;
· fibrose nos rins;
· perda de paladar e olfato;
· dor de cabeça;
· fraqueza muscular;
· dificuldade de concentração e/ou de memória;
· distúrbios do sono;
· ansiedade;
· depressão;
· agravamento de doenças preexistentes.
Existem, ainda, os sintomas menos comuns, como a queda de cabelo, dores no peito, palpitações, tontura ou mesmo tromboses e dificuldade de urinar espontaneamente.
Saiba também a diferença entre gripe ou covid.
Quais planos de saúde cobrem os tratamentos das sequelas da Covid?
Hoje em dia, os planos de saúde contam com cobertura para a Covid-19 nos seus respectivos contratos. Isso inclui a realização de procedimentos e também de tratamentos uma vez que a doença foi diagnosticada.
Vale ressaltar, ainda, que os convênios médicos estão sujeitos a cobrir o rol de procedimentos obrigatórios da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Nesses casos, não existe limitação de tratamento para qualquer sequela da Covid, portanto.
O que deve ser avaliado, no seu plano de saúde contratado, são os procedimentos disponíveis com base no seu plano especificamente. Por exemplo:
· plano de saúde ambulatorial oferece atendimento médico em clínicas ou consultórios, além dos exames, tratamentos e procedimentos ambulatoriais (mas não internação);
· plano de saúde hospitalar possui as mesmas características acima, mas com internação hospitalar inclusa.
· Plano de saúde referência inclui atendimento básico ambulatorial e hospitalar.
Importante destacar, ainda, que desde março de 2020, por meio da Resolução n.º 453, a ANS definiu que o teste de Covid deve ser coberto pelos convênios médicos desde que o paciente seja um caso suspeito ou provável de doença.
Portanto, todos os planos de saúde cobrem os tratamentos de sequelas da Covid, desde que os procedimentos em questão estejam inclusos no contrato da sua apólice do seguro saúde.
Leia também: Trasmontano Saúde é bom? Saiba tudo sobre essa operadora
Quem escreve
Analista de SEO
Giovanna Parra formou-se em Marketing pela FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas Educacionais em 2019 e logo em seguida se formou em Gestão Financeira em 2021 pela mesma universidade. Em 2017 começou a trabalhar com marketing digital atuando em empresas de diversos ramos de tecnologia, se tornando analista de SEO. Virou especialista de Link Building em 2021 e ama trabalhar com tecnologia e pessoas. Na Zelas Saúde, cria conteúdos para o portal relacionados a Saúde e Bem-estar, ajudando pessoas com conteúdos responsáveis e relevantes.