Cotação por telefone: (11) 50263322Receber Cotação

Saúde & Bem Estar

Atualizado em
Leitura 6 min

Você sabe o que é saúde?

Jovem segurando uma caneta azul contendo uma coroa.

Por Ana Paula de Oliveira

Analista de conteúdo

Para você, o que é saúde? É apenas não estar doente? É se alimentar bem, fazer exercícios? Ou você acha que ter saúde é algo mais abrangente?

No final da Segunda Guerra Mundial, foi criada a Organização Mundial de Saúde - OMS. Por conta da devastação causada na época, A OMS criou uma definição de saúde mais ampla do que somente considerar fatores como alimentação balanceada, atividade física ou acesso ao sistema de saúde.

Dessa maneira, foi introduzido o conceito de bem-estar social, com uma completa integração entre saúde mental e física.

Essa definição da OMS tem gerado muitas críticas, já que ter um completo bem-estar é praticamente inatingível, o que cria uma sensação de ansiedade nas pessoas.

Mas saúde é tudo isso mesmo? Precisa existir um equilíbrio perfeito entre corpo, mente, alma e coração para que tenhamos saúde? Vamos falar mais sobre isso agora.

Saiba mais: Como criar hábitos alimentares saudáveis?

Confira as opções de planos de saúde disponíveis para você

Descubra as inúmeras possibilidades de planos de saúde que cabem no seu bolso

O que é saúde?

Como mencionamos, a OMS tem uma definição de saúde, criada em 1946, que é a seguinte: estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade. Dessa forma, acredita-se que, mais que um conceito, essa definição é um desafio a todas as pessoas.

Isso porque, para ter saúde, precisamos, além de cuidar do nosso corpo, cuidar também do nosso estado emocional, psíquico, estarmos incluídos socialmente, ter equilíbrio socioeconômico, entre outros fatores para que possamos chegar a esse completo bem-estar.

Assim, a saúde depende de atitudes que vão além da nossa própria capacidade, mas sim da sociedade como um todo.

Em síntese, realmente não podemos definir como saúde a ausência de doença, já que ela é muito mais que isso. Mesmo porque, muitas vezes a ausência dos itens que mencionamos, são aquilo que nos levam até as doenças.

O que significa cuidar da saúde?

Cuidar da saúde é dar atenção, tratar e respeitar o ser humano, de maneira integral.

A palavra cuidar vem do latim e significa: imaginar, pensar, tratar e prevenir. Desde a Grécia antiga, o cuidado é identificado dentro das famílias, por uma sabedoria que passava através das gerações, normalmente ligada às mulheres.

Dessa maneira, definiu-se como cuidado com a saúde, a preservação do direito de ser do indivíduo. E, para que se possa cuidar da saúde, é necessário respeitar diversas relações, como etnia, gênero, raça, deficiências, patologias e entre outras necessidades específicas.

Sendo assim, cuidar da saúde é tratar, respeitar e acolher o ser humano, pensando sempre na relação com as outras pessoas, de forma digna e respeitosa.

Para isso, é necessário um trabalho interdisciplinar de diversos profissionais de saúde, para que esses possam ampliar o cuidado integral, levando em consideração o bem-estar dos indivíduos.

Leia mais: O que é IMC e como descobrir o seu gratuitamente com a calculadora de IMC!

Qual a importância de cuidar da saúde?

Tudo o que fazemos com o nosso corpo influencia diretamente na nossa saúde, tanto física quanto mental. Quando cuidamos do nosso corpo, nos sentimos melhores e mais bem dispostos, além da sensação de bem-estar.

Dessa forma, cuidar da saúde, começa com os cuidados com o nosso corpo. Isso porque quando fazemos exercícios e temos uma alimentação saudável, temos também mais energia e disposição para a realização das tarefas diárias.

Além disso, cuidar do corpo aumenta a autoestima e diminui as chances de aparecerem diversas doenças.

Se você quer dicas para começar a cuidar da sua saúde, acompanhe.

Leia também: 5 mudanças de hábito para manter a saúde do coração

Os cuidados necessários com a saúde mental

Quando a nossa mente está sadia conseguimos superar os obstáculos da vida com menos estresse e sofrimento. Ter uma vida mais feliz e plena significa cuidar da saúde mental. É fácil estar sempre feliz? Claro que não! Mas é necessário um esforço diário nesse sentido, colocando você sempre como prioridade.

A sua saúde mental diz muito sobre como você reage às situações de desafios, imprevistos e adversidades. Como os problemas impactam na sua vida, bem como a capacidade que você tem de conviver e compreender as suas emoções e pensamentos. Brigas, conflitos, estresse de forma geral aumentam a sua exaustão emocional e contribuem para o aparecimento de transtornos mentais e psicológicos.

O caminho é procurar fugir de uma atitude pessimista em relação à vida e elevar o amor próprio e os níveis de humor. Olhe a vida com mais leveza. Se estiver difícil procure ajuda. Não há vergonha nisso.

Leia também: O que é o teste de 16 personalidades e como descobrir a sua?

Qual o primeiro passo para começar a cuidar da saúde?

Algumas atitudes de cuidados com a saúde podem ser bem simples.

Tomar bastante água diariamente, diminuir a quantidade de sal, sódio e açúcar e estar sempre atento à qualidade e quantidade de alimentos já são boas atitudes para começar a cuidar da sua saúde. Além disso, claro, evitar bebidas alcoólicas e cigarro.

Observe seu corpo. Perceba as dores que aparecem, manchas, nódulos. Nosso corpo sempre nos avisa quando há algo de errado, ou não está funcionando da maneira que deveria. Respeite as suas necessidades e o seu ritmo.

Exercite seu cérebro. Aprenda coisas novas, mude sua rotina de vez em quando, faça exercícios específicos para estimular essa parte do seu corpo, como por exemplo, andar de trás para frente.

Entretanto, também dê à sua mente o descanso que ela precisa. Dessa maneira, durma bem, preferencialmente de seis a oito horas todas as noites. O sono é fundamental para restaurar a atividade cerebral.

Da mesma forma, separe um momento do seu dia para o lazer. Faça coisas que você gosta. Isso também vai promover a sua saúde.

Leia também: Quais são os objetivos da Gestão em Saúde?

Como melhorar a qualidade de vida?

Agora que você sabe como cuidar da sua saúde, considere que seu corpo e mente são responsáveis pela sua qualidade de vida. Dessa forma precisam ser bem cuidados. Separamos algumas dicas de como ajudar você a ter mais saúde na sua rotina:

  • Alimentação: o segredo é o equilíbrio. Procure a ajuda de um nutricionista para saber a quantidade ideal de cada alimento que você precisa ingerir para manter seu corpo saudável. Além disso, evite alimentos industrializados;
  • Esteja sempre em dia com seus exames: faça check-ups regulares adequados para seu gênero e idade;
  • Água: já mencionamos a água antes mas nunca é demais: beba bastante água;
  • Cuide dos seus dentes: visite regularmente o dentista;
  • Troque o açúcar refinado por outros mais saudáveis, como: Stevia pura, Taumatina, Xylitol, D-Ribose e açúcar de coco;
  • Coma gorduras boas e fique de olho nos óleos e azeites;
  • Evite ingerir gordura trans;
  • Prepare sua comida: se for possível, pelos menos algumas vezes na semana, prepare sua comida e saiba exatamente o que você está ingerindo;
  • Dê um passo de cada vez na busca do equilíbrio. Saiba que muitas vezes você vai errar nas atitudes, entretanto, valorize seus acertos;
  • Busque apoio: seja no mundo espiritual, nos amigos ou nos familiares, ter apoio é acalentador;
  • Pratique exercícios físicos. Nem que seja uma caminhada leve, três vezes na semana, já vai fazer diferença na sua saúde;
  • Tenha um hobby: fotografia, trabalhos manuais, música, jardinagem, gastronomia são algumas opções;
  • Valorize o silêncio: relaxe, faça meditação, passe um tempo longe do celular;
  • Busque conhecimento: tenha pensamento crítico e tome decisões que aumentem seu bem-estar;
  • Mude! Mude de atitudes, de trajeto, de rotina.

Saiba mais: 7 melhores aplicativos de meditação para Android e iOS

Como ter tempo para cuidar da saúde?

Já dizia o médico Lair Ribeiro: ¨se você não tem tempo de cuidar da sua saúde, terá que arrumar tempo para cuidar da sua doença¨.

Nós sabemos que a rotina diária da grande maioria das pessoas é um grande desafio. Raramente sobra tempo e quando sobra, só queremos descansar.

Dessa maneira, encaixar os cuidados com a saúde parece tarefa impossível. Então para isso, também vamos deixar uma série de dicas práticas para você conseguir ter equilíbrio e aumentar seu bem-estar.

  • Planeje sua alimentação: cozinhe no seu tempo livre, normalmente no final de semana, e congele em porções para a semana. Dessa forma você controla o que come e ainda economiza um bom dinheiro com alimentação;
  • Faça com que o exercício seja parte da sua rotina. Sendo assim, o ideal é escolher um esporte ou atividade que tenha a ver com sua personalidade, para que se torne mais atraente e encaixe facilmente no seu dia-a-dia;
  • Se você chega cansado em casa, programe as atividades físicas para o início do dia, dessa forma você já começa sua rotina com energia e disposição;
  • Faça das suas atividades físicas um compromisso agendado, com hora marcada. Sendo assim, vai ficar mais difícil de você abrir mão, se já tiver um cronograma pronto.

Leia também: O plano de saúde cobre psicólogo?

Se você deseja aumentar os cuidados com seu corpo e mente, pode optar por adquirir um plano de saúde. Aqui na Zelas Saúde temos um time de especialistas aptos para encontrar o plano de saúde certo para você! Faça uma cotação sem compromisso.

Quer adquirir ou trocar de plano de saúde?

Preencha o formulário e encontre o plano de saúde ideal para você!

Quem escreve

Jovem segurando uma caneta azul contendo uma coroa.

Analista de conteúdo

Graduada em Propaganda e Marketing desde 2017, Ana, sempre trabalhou com os mais diversos tipos de segmentos. Em 2020, entrou para a equipe da Escale Digital, com o objetivo de criar e analisar conteúdos. Atualmente, trabalha com o projeto Zelas Saúde, um portal diferenciado que busca facilitar a escolha e a utilização de convênios médicos. Além disso, para o Tudo Saúde, elabora pautas e pesquisas para desenvolver um conteúdo informativo, útil e de qualidade.