Plano de saúde

Atualizado em
Leitura 5 min

Plano de saúde PME: entenda o que é e como contratar

Homem de óculos e camiseta amarela.

Por Cauê Víctor Trindade

Analista de conteúdo

Revisado por Helder Galvão, especialista em Planos de Saúde

O PME é a modalidade de plano de saúde empresarial voltado às pequenas e médias empresas e aos microempreendedores.

Segundo uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizada em 2020, o Brasil registrou cerca de 2,6 milhões de novos Microempreendedores Individuais (MEIs)

Nesse cenário, torna-se cada vez mais importante entender as particularidades de cada um dos planos e conhecer as operadoras que mais se adequam às suas necessidades.

Confira como funciona o plano de saúde para PME e como contratá-lo!

Neste artigo, você encontra:

Contrate o melhor plano de saúde PME para a sua empresa

Contate nossos especialistas e confira as melhores opções para o seu orçamento. É rápido, fácil e gratuito!

O que é PME?

PME é a abreviação de Pequenas e Médias Empresas. Essa categorização é utilizada tendo em base a quantidade de pessoas empregadas..

De acordo com o IBGE, no setor de comércios e serviços a classificação se dá por:

  • Microempresa: até 9 empregados;
  • Pequena empresa: de 10 a 49 empregados;
  • Média empresa: de 50 a 99 empregados;
  • Grande empresa: mais de 100 empregados.

Já no setor industrial, a classificação é um pouco diferente:

  • Microempresa: até 19 empregados;
  • Pequena empresa: de 20 a 99 empregados;
  • Média empresa: de 100 a 499 empregados;
  • Grande empresa: mais de 500 empregados.

Além das microempresas, também existem os MEIs (Microempreendedores Individuais), que são as pessoas jurídicas que têm uma receita bruta anual de até R$ 81.000,00 e podem empregar no máximo uma pessoa.

Como funciona o plano de saúde para PME?

A contratação de plano de saúde para PME, possui condições especiais para pequenas e médias empresas e também para microempreendedores individuais.

Portanto, a única exigência para contratá-lo é possuir um CNPJ cadastrado na Receita Federal. Para a contratação por MEIs, é necessário que a empresa esteja aberta há no mínimo seis meses.

Todas as operadoras de planos de saúde devem seguir os padrões mínimos estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS). No entanto, é necessário consultar os benefícios oferecidos por cada uma de suas modalidades.

De acordo com o tipo de contrato negociado, questões como o período de carência, tipo de hospedagem, cobertura (regional ou nacional) e inclusão de dependentes podem mudar. Tudo isso também influenciará no valor final do plano.

Importante ressaltar que existe a possibilidade do contratante arcar com a mensalidade total ou parcial do plano e repassar aos empregados apenas o valor referente à coparticipação

Faça uma cotação de plano de saúde e saiba qual é a opção ideal para você.

Quais são as vantagens do plano de saúde PME?

Se você está buscando um plano de saúde empresarial para a sua família, com certeza a economia será grande. Com CNPJ, o plano de saúde pode ficar até 40% mais barato se comparado aos planos individuais. Isso se dá pois a contratação para grupos permite uma precificação menor.

Caso a busca seja para a sua empresa, o plano de saúde é um benefício capaz de proporcionar mais satisfação aos colaboradores, que terão mais acesso aos cuidados com seu bem-estar. Além disso, a contratação do seguro também pode reduzir o número de faltas, reter talentos, diminuir impostos e melhorar a visibilidade da empresa no mercado.

Encontre o plano de saúde mais indicado para você.

Clique e fale com um de nossos especialistas!

Quais são os planos de saúde PME e qual o número de vidas para contratá-los?

Para contratar um plano de saúde PME, a maioria das operadoras exige que o cliente conte com ao menos duas ou três vidas. Ou seja, é necessário que duas ou três pessoas sejam beneficiárias do plano contratado. Esses beneficiários podem ser tanto os empregados, quanto seus dependentes e o próprio gestor da empresa.

Confira o número de vidas necessárias para contratar os principais planos de saúde PME:

Allianz Saúde

Fundada na Alemanha em 1890, a Allianz Saúde opera no segmento de saúde no Brasil há 20 anos. Com cobertura nacional, a operadora oferece flexibilidade e vantagens exclusivas em seus planos.

Dentre seus diferenciais, encontram-se os serviços de telemedicina, coleta domiciliar, vacinas infantis e outros.

  • Grupos de 5 a 49 vidas, com ao menos 2 titulares com vínculo familiar de até 2º grau e desde que residam em endereços diferentes mais 3 dependentes.

Ameplan Saúde

A Ameplan (Assistência Médica Planejada) é uma operadora que está há quase 30 anos no mercado e possui mais de 5 mil funcionários para atender seus mais de 120 mil beneficiários.

Atuando apenas em São Paulo, a empresa também oferece serviços extras, como descontos em farmácias e opções exclusivas para MEIs.

  • PME de 2 a 99 vidas, com no mínimo 1 titular com vínculo e mais 1 dependente.

Amil

Oferecendo uma das maiores diversidades de planos de saúde, a Amil é uma das maiores operadoras de saúde do Brasil, possuindo a nota 9/10 atribuída pela ANS.

Com uma ampla rede credenciada, a Amil possibilita cobertura nacional ou regional e conta com rede própria de atendimento, que facilita o acesso do beneficiário ao atendimento.

  • PME de 2 a 99 vidas, com no mínimo 1 titular com vínculo e mais 1 dependente.

BioSaúde

Atuando no estado de São Paulo, a Bio Saúde possui mais de 20 anos de experiência no segmento de saúde. Uma de suas maiores vantagens é o foco em pequenas empresas, oferecendo planos mais acessíveis para elas.

Além disso, a operadora conta com uma rede credenciada especializada na terceira idade e disponibiliza descontos de até 25% na Drogaria São Paulo.

  • PME de 2 a 49 vidas, com no mínimo 1 titular com vínculo e mais 1 dependente.

BioVida Saúde

O BioVida Saúde é um convênio com cobertura na capital e região metropolitana de São Paulo que oferece bom custo-benefício aos paulistas.

A operadora está no ramo de saúde desde 2012 e tornou-se pioneira em telemedicina no ano de 2016 ao criar o Biovida Digital, um aplicativo para celular.

Um de seus principais diferenciais são os planos voltados aos beneficiários da terceira idade, com diversos especialistas à disposição e foco na medicina preventiva.

  • PME de 2 a 99 vidas, com no mínimo 1 titular com vínculo e mais 1 dependente.

Bradesco Saúde

Com mais de 35 anos no mercado de saúde suplementar, a Bradesco Saúde oferece uma rede credenciada que inclui os principais hospitais do país.

Um de seus maiores diferenciais é o leque de opções de pacotes empresariais que contam com qualidade diferenciada no atendimento.

  • Grupos a partir de 3 vidas: formação obrigatória de apenas 1 titular e mais dois dependentes. Caso haja 2 titulares e apenas 1 dependente, poderá ser utilizada a tabela de 3 a 99 vidas;
  • Grupos de 4 a 29 vidas: formação mínima obrigatória de 2 titulares mais 2 dependentes;
  • Grupos de 30 a 199 vidas.

Para titulares dependentes entre si, é obrigatória a utilização da tabela a partir de 3 vidas. Cônjuges e filhos solteiros que tenham até 24 anos de idade completos deverão aderir ao plano como dependentes, mesmo se tiverem vínculo com a empresa. 

Care Plus

A Care Plus é um convênio com mais de 28 anos de história, referência no mundo como uma das maiores operadoras de saúde premium.

Com uma das melhores redes credenciadas de São Paulo e oferecendo reembolso para consultas fora dela, a operadora conta com planos de saúde para empresas de todos os tamanhos.

  • PME de 2 a 29 vidas, com no mínimo 2 titulares com vínculo, porém sem vínculo familiar entre si.

Cruz Azul

Com o objetivo de oferecer mais acesso à saúde e um atendimento médico humanizado, a Cruz Azul é um ótimo convênio para quem mora na região de São Paulo.

Além de planos de saúde familiares e individuais com valores reduzidos, a operadora apresenta boas notas no site do Reclame Aqui e da ANS, o que comprova a qualidade de seu atendimento.

  • PME de 1 a 29 ou 30 a 99 vidas, com no mínimo 1 titular com vínculo mais um dependente.

Interclínicas

Com cobertura na capital Paulista, ABC e Guarulhos, a Interclínicas oferece uma ampla rede credenciada e um sistema único de reembolso.

Além disso, o convênio possui planos para a terceira idade e vantagens exclusivas para as PMEs.

  • PME de 2 a 29 vidas, com no mínimo 1 titular com vínculo mais um dependente.

NotreDame Intermédica

Com mais de 50 anos de atuação no mercado, a GNDI conta com uma ampla rede credenciada e atendimento próprio, possibilitado pelos seus mais de 20 mil colaboradores.

Além de ser bem avaliada pelo principal órgão regulador, o convênio oferece serviços terapêuticos e de prevenção.

  • CNPJ MEI de 2 a 29 vidas, com no mínimo 1 titular com vínculo mais um dependente;
  • PME de 2 a 99 vidas, com no mínimo 1 titular com vínculo mais 1 dependente;
  • Linha Infinity: mínimo de 2 vidas no mesmo produto.

Omint

Referência quando o tema é plano de saúde premium, a Omint oferece qualidade no segmento de saúde há mais de 40 anos.

Por ser um convênio para quem pode pagar um custo mais elevado, a operadora oferece serviços extras como seguro viagem, gerenciamento de longa permanência e até mesmo laboratório em domicílio.

  • PME de 1 a 29 vidas, com no mínimo 1 titular com vínculo e PME de 4 a 29 vidas com no mínimo 2 titular com vínculo mais 2 dependentes para os planos Corporate, Premium e Skill;
  • PME de 4 a 29 vidas, com no mínimo 2 titulares com vínculo mais 2 dependentes para o plano Hospitalar.

Plena Saúde

O Grupo Plena Saúde é um convênio que oferece atendimento na prestação de serviços médicos em São Paulo e região há mais de 30 anos.

Investindo constantemente em tecnologia e qualificação de profissionais, a operadora atende mais de 85 mil pessoas com atendimento ágil e humanizado em suas 22 unidades ambulatoriais e 2 hospitais.

  • PME de 2 a 99 vidas, com no mínimo 1 titular com vínculo mais 1 dependente.

Porto Seguro

Referência no segmento de seguros, a Porto Seguro oferece uma ampla rede credenciada em todo o país, com foco em planos empresariais e coletivos.

Um de seus maiores benefícios é o reembolso em todas as categorias de plano, que pode ser facilmente solicitado no site ou app da operadora.

  • PME de 3 a 99 vidas, com no mínimo 1 titular mais 2 dependentes com vínculo. O cônjuge deverá aderir ao plano como dependente, mesmo existindo o vínculo com a empresa.

São Cristóvão Saúde

O São Cristóvão Saúde é um convênio com mais de 100 anos de história e uma ótima opção para quem busca um convênio na região de São Paulo com boa qualidade e custo-benefício.

Com diversas certificações que confirmam sua credibilidade e o foco em gestão e atendimento, a operadora oferece planos acessíveis com suporte diferenciado.

  • PME de 2 a 199 vidas, com no mínimo 1 titular mais 1 dependente.

Sompo Seguros

Pertencente ao Holdings, um dos maiores grupos seguradores do mundo, a Sompo Saúde é uma ótima opção para quem busca opções de convênio com bom custo-benefício em São Paulo e Rio de Janeiro.

Entre seus diferenciais, destaca-se a ampla rede credenciada e o bom atendimento prestado aos seus beneficiários.

  • PME de 3 a 29 vidas, com no mínimo 1 titular com vínculo mais 2 dependentes.

SulAmérica

Uma das maiores operadoras de saúde do país, a SulAmérica conta com uma excelente cobertura até para os planos mais básicos e oferece abrangência nacional em todas as suas opções.

Com boas avaliações, o convênio oferta diversas categorias de planos, com mudanças no tipo de acomodação, reembolso, rede referenciada e benefícios.

  • PME de 2 a 29 vidas, com no mínimo 1 titular com vínculo mais 1 dependente.

Transmontano Saúde

Um dos convênios mais tradicionais de São Paulo, a Transmontano Saúde está há 88 anos no mercado de saúde suplementar e conta com mais de 100 mil beneficiários.

Os planos de saúde da operadora são considerados ótimos para quem não viaja com frequência para fora do estado, pois possui uma abrangência regional que permite mais flexibilidade no momento da contratação.

  • PME de 2 a 29 vidas, com no mínimo 1 titular com vínculo mais um dependente; PME de 30 a 99 vidas, com no mínimo de 50% da massa do FGTS.

UniHosp

A UniHosp é uma operadora que atua há mais de 20 anos em São Paulo. Conhecida pelo atendimento diferenciado, o convênio conta com uma gestão transparente e promove o bons relacionamentos com clientes e beneficiários.

Com uma ampla rede credenciada na região, a UniHosp também oferece ótimo custo-benefício e planos diferenciados para a terceira idade.

  • Grupos de 2 a 99 vidas, com no mínimo 1 titular mais 1 dependente.

Unimed

Presente em quase todo o território brasileiro, a Unimed conta com 46 anos de experiência no segmento de saúde suplementar e oferece uma rede credenciada abrangente.

A operadora também possibilita outros benefícios para os usuários, como assistência farmacêutica, atenção domiciliar, orientações durante a gestação e outros.

  • PME de 2 a 199 vidas, com no mínimo 1 titular com vínculo e mais 1 dependente.

É comum que a pesquisa por planos de saúde seja um pouco mais longa. Contudo, começar a busca considerando o número de vidas necessárias para contratá-lo pode te ajudar a ganhar tempo!

Uma outra maneira de fazer essa análise, é pesquisar a reputação e avaliações das operadoras em sites como o Reclame Aqui, o Procon e a própria ANS.

Como contratar um plano PME?

A contratação do PME é bastante simples. Para fazê-la, basta apresentar os documentos abaixo:

  • RG;
  • CPF;
  • número do CNPJ;
  • comprovante de residência;
  • contrato social (não é necessário para MEIs).

Para dependentes e demais beneficiários, são necessários apenas RG, CPF e comprovante de residência.

Quem escreve

Homem de óculos e camiseta amarela.

Cauê Víctor Trindade

Analista de conteúdo

Estudante do 6º semestre de relações públicas na FAPCOM, Cauê trabalha há mais de 2 anos com criação de conteúdo para canais digitais. Em 2021, entrou para o time da Escale Digital, com o objetivo de criar e analisar conteúdos na vertical de saúde. Na Zelas Saúde, cria conteúdos para as redes sociais e portal, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo da saúde suplementar.