Plano de saúde

Atualizado em
Leitura 4 min

Como saber o que meu plano Unimed cobre?

Jovem segurando uma caneta azul contendo uma coroa.

Por Ana Paula de Oliveira

Analista de conteúdo

Revisado por Helder Galvão, especialista em Planos de Saúde

A Unimed é uma das maiores operadoras de saúde do país e está entre as líderes deste segmento no mercado nacional. Ter um plano de saúde Unimed é garantia de segurança na hora de fazer uma consulta médica, exames ou algum procedimento cirúrgico. 

Para isso, saber o que o seu plano Unimed cobre é uma garantia de aproveitar todas as vantagens dessa operadora que está presente em 83% do território brasileiro. Além disso, são 46 anos de experiência no ramo da saúde suplementar, o que faz com que a cooperativa conte com uma vasta rede credenciada.

Além dos planos de saúde, ela oferece serviços extras aos usuários, como assistência farmacêutica, atenção domiciliar, orientações durante a gestação, cuidados oncológicos, entre outros.

Pensando nisso, desenvolvemos um artigo que te ajudará a saber tudo o que você tem direito para usufruir melhor a cobertura do seu plano de saúde Unimed.

Neste artigo você encontra:

Como saber o que meu plano Unimed cobre?

Para saber o que o seu plano Unimed cobre, o primeiro passo é recorrer ao contrato do plano de saúde.

Apesar de parecer uma consulta muito burocrática, a chegada dos aplicativos dos planos de saúde facilitou a consulta de informações e o acesso aos serviços dos planos de saúde.

Nessas plataformas, além de consultar a rede credenciada do convênio e solicitar reembolsos e outros, também é possível visualizar todos os dados do seu contrato do plano de saúde.

No aplicativo Meu Plano Unimed (disponível para Android e iOS) não é diferente. Os beneficiários podem consultar a cobertura do plano Unimed e ainda acessar um chat via WhatsApp para tirar dúvidas a respeito dos serviços disponíveis.

Caso você tenha dificuldades para acessar o aplicativo, também é possível consultar a cobertura do convênio e tirar suas dúvidas por meio dos telefones Unimed.

Todos os planos de saúde devem seguir o rol de procedimentos estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, órgão regulamentador das operadoras e seguradoras de saúde. Nesse sentido, a ANS é responsável por verificar se os planos atendem todos os serviços exigidos no rol e tomar as providências cabíveis quando identifica algo que não está sendo cumprido.

Sendo assim, não deixe de consultá-la e acioná-la ao identificar a falta de cumprimento de serviços do seu plano de saúde, independentemente de qual seja.

Quais são os tipos de planos de saúde da Unimed?

Como você identificou no tópico anterior, o rol de procedimentos da ANS foi elaborado de acordo com as categorias dos planos de saúde. Dessa maneira, a cobertura dos planos também variam de acordo com a complexidade do segmento.

A Central Nacional Unimed divide seus planos em 5 categorias:

  • Unimed Clássico;
  • Unimed Estilo;
  • Unimed Absoluto;
  • Unimed Superior;
  • Unimed Exclusivo.

Cada um deles conta com uma lista de procedimentos disponíveis para realização e serviços que vão além do mínimo exigido pela ANS.

Algumas opções oferecem apenas cobertura regional em um conjunto de municípios e outras oferecem cobertura nacional. Também é possível contratar planos com coparticipação e reembolso.

Confira a seguir as características de cada um:

Unimed Clássico

Unimed Clássico é a modalidade mais básica da Unimed (CNU), que oferece cobertura apenas regional e quartos compartilhados em caso de internação.

Nesse convênio médico, o cliente pode contratar com ou sem coparticipação e ele não tem a opção de reembolso.

Esse plano só pode ser contratado por CNPJ, mas vale lembrar que isso não é exclusivo de empresas, pois qualquer pessoa pode ter um comprovante de pessoa jurídica por meio de uma associação ou sindicato por meio de um plano coletivo por adesão.

Unimed Estilo

Na Unimed Estilo, o cliente pode optar pela cobertura regional ou nacional e precisa ter CNPJ.

O beneficiário também pode escolher o tipo de acomodação entre quartos coletivos ou individuais em caso de internação, lembrando que quartos individuais atribuem maior oneração na mensalidade.

Além desses benefícios, quem contrata essa modalidade tem direito a reembolsos em consultas médicas.

Unimed Absoluto

O plano Unimed Absoluto oferece acomodações do tipo enfermaria ou hotelaria, assim como cobertura regional ou nacional e reembolso para diversos procedimentos, desde que seja duas vezes superior ao valor tabelado.

Além disso, a rede credenciada desse plano conta com hospitais renomados, como o Hospital Beneficência Portuguesa e o Hospital e Maternidade Santa Joana.

Unimed Superior

Unimed Superior garante acesso a uma ampla rede credenciada, além de serviços exclusivos, como assistência domiciliar. Possui cobertura nacional e reembolso de até três vezes o valor tabelado.

Com uma cobertura de serviços que vai além do rol da ANS, oferece assistência para idosos, viagens, crianças e domicílios.

E, assim como todos os planos Unimed, também disponibiliza descontos em farmácias credenciadas.

Unimed Exclusivo

Os clientes da Unimed Exclusivo contam com acomodações exclusivas em caso de internação e é a opção com mais benefícios, entre eles a oferta de atendimentos em hospitais referência, como o Hospital Albert Einstein e o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. 

Nesse plano não é possível optar pela coparticipação, mas o cliente terá assistência em viagens nacionais e internacionais, além de cobertura extra rol, como vacinas, cirurgias refrativas e transplantes, por exemplo.

Se interessou por alguma das opções de plano de saúde da Unimed? Faça já uma cotação gratuita e veja qual a melhor opção de plano para você

Contrate agora o melhor plano de saúde para seu orçamento

Entre em contato com nossos especialistas e confira as melhores opções para o seu perfil. É rápido, fácil e prático.

Qual é a média de valor de um plano de saúde Unimed?

Uma das vantagens da Unimed é a vasta opção de planos disponíveis. Somente pela Seguros Unimed, que é focada em pacotes empresariais, há seis opções disponíveis. 

A faixa de preço entre cada modalidade varia conforme a faixa etária do contratante e seus dependentes, o tipo de acomodação pretendida em caso de internação hospitalar, área de cobertura e benefícios. 

Outro fator que influencia o preço é se o usuário busca um plano com coparticipação ou sem. Nos planos sem coparticipação, você paga um valor fixo por mês com direito a realizar todos os procedimentos que o plano cobrir sem pagar taxas adicionais.

Já nos planos com coparticipação você paga um percentual, que também pode oscilar conforme o plano contratado, a cada exame ou consulta realizada. 

Para você ter ideia de uma média de valor, em fevereiro de 2022 um plano para uma pessoa entre 29 e 33 anos na Unimed Empresarial, sem coparticipação e enfermaria como tipo de acomodação custava R$ 293,34 por mês na opção de plano mais básica.

Já no plano Unimed Absoluto, com direito a quarto privativo e sem coparticipação, um plano para essa mesma faixa etária custa em média R$ 467,60.

Consulte a tabela de preços Unimed 2022 completa.

Como adquirir um plano de saúde Unimed?

Para adquirir um plano de saúde Unimed você precisa primeiro conhecer os tipos de planos e modalidades e ver qual o melhor para o que você precisa.

A operadora oferece planos de saúde empresariais e coletivos por adesão. Ou seja, é possível contratar um plano de saúde Unimed tanto como pessoa física ou jurídica. 

Os tipos de planos da operadora também variam conforme a abrangência (regional, estadual ou nacional) e os benefícios oferecidos, como por exemplo se o plano prevê quarto privativo em caso de internação hospitalar ou enfermaria.

Converse com os consultores da Zelas Saúde e veja qual o melhor plano para você!

Encontre o plano de saúde mais indicado para você.

Clique e fale com um de nossos especialistas!

Quem escreve

Jovem segurando uma caneta azul contendo uma coroa.

Ana Paula de Oliveira

Analista de conteúdo

Graduada em Propaganda e Marketing desde 2017, Ana, sempre trabalhou com os mais diversos tipos de segmentos. Em 2020, entrou para a equipe da Escale Digital, com o objetivo de criar e analisar conteúdos. Atualmente, trabalha com o projeto Zelas Saúde, um portal diferenciado que busca facilitar a escolha e a utilização de convênios médicos. Além disso, para o Tudo Saúde, elabora pautas e pesquisas para desenvolver um conteúdo informativo, útil e de qualidade.