Plano de saúde
Atualizado: 
Publicado: 
Leitura 
de 9 min
Deisi Gois

Redação josrnalística

Os 14 melhores hospitais de São Paulo

Reconhecida por ser um dos pólos econômicos da América Latina com negócios das naturezas mais diversas, São Paulo também é referência na área médica. Com 10 dos 16 hospitais brasileiros que aparecem no ranking da América Economía Intelligence, lista que elege os melhores hospitais da América Latina, a cidade é referência e atrai pacientes no mundo inteiro.

Sabendo que uma das suas maiores preocupações ao contratar um plano de saúde é a rede credenciada, ou seja, locais nos quais você será atendido, nós da Zelas Saúde elaboramos uma lista especial com os melhores hospitais de São Paulo. Veja quais são as especialidades e quais planos de saúde contratar para ter acesso à determinados estabelecimentos.

1. Hospital Sírio-Libanês

Fachada Hospital Sírio-Libanês

Reconhecido pela Joint Commission International, o Sírio-Libanês presta atendimento de excelência para a população paulistana desde o ano de 1921, quando o projeto teve início por iniciativa da comunidade sírio-libanesa que vivia na região. Atualmente atende cerca de 40 especialidades e conta com recursos médicos de alta tecnologia, sendo o primeiro hospital brasileiro a realizar uma cirurgia guiado por robô no ano 2000.

Com um corpo clínico multidisciplinar, possui programas de medicina preventiva, internações terapêuticas complexas, atendimento de urgência e emergência e programas de reabilitação. Além de atividades práticas, também fundou o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, o que estimula o aprimoramento profissional do corpo clínico e consequentemente o atendimento.

Planos que oferecem cobertura: Assim como o Albert Einstein, o Sírio-Libanês também é encontrado nas categorias premium. Se este hospital é primordial para você, procure por planos da Amil One à partir do Amil One 2000, SulAmérica à partir do Executivo, Bradesco Saúde à partir do Bradesco Plus e GNDI Infinity.

2. Hospital Israelita Albert Einstein

Fachada Hospital Albert Einstein

Segundo a lista divulgada no ano de 2018 pela revista de negócios América Economia Intelligence, o Hospital Albert Einstein é considerado o melhor hospital da América Latina. Fundado no ano de 1958 através de doações da comunidade judaica, a instituição só seria oficialmente inaugurada no ano de 1971 e está há 60 anos oferecendo atendimento de excelência.

Dentre as especialidades do hospital, estão áreas dedicadas à cardiologia, cirurgia, hematologia, medicina fetal, neurologia, oncologia, ortopedia, reumatologia, pediatria, transplantes e muito mais. Além disso, o Albert Einstein é reconhecido por ser um dos poucos hospitais no Brasil a realizar cirurgias com robôs, possuir um centro de intervenção guiado por imagem, além de realizar tratamentos inovadores como o Genômica, voltado para o diagnóstico precoce de doenças genéticas e oncológicas.

Planos que oferecem cobertura: Reconhecido como um dos melhores hospitais do país, o Albert Einstein é coberto apenas nas categorias premium dos planos de saúde. Por isso, se desejar ter atendimento neste local em específico procure por opções como Amil One à partir do Amil One 2000, SulAmérica Prestige, GNDI Infinity e Bradesco Saúde à partir do Bradesco Plus.   

3. Hospital Samaritano de São Paulo

No ano de 2004, o Hospital Samaritano foi acreditado por sua excelência em atendimento pela Joint Commission International, reconhecimento que teria por mais três vezes, sendo a última no ano de 2014. Uma das empresas que faz parte do UnitedHealth Group, grupo americano reconhecido pela excelência em serviços médicos, a instituição conta com 5.000 médicos e 2.300 funcionários preparados para melhor atendê-lo.

Atualmente, é referência em especialidades como neurologia, cardiologia, ortopedia, oncologia, urologia, perinatologia e ginecologia. No tocante à infraestrutura, são 319 leitos, uma unidade de terapia intensiva e 14 salas destinadas para a realização de procedimentos de alta complexidade.

Planos que oferecem cobertura: O hospital Samaritano está disponível em planos de alto nível, porém mais acessíveis. Procure por opções como o Especial 100 da SulAmérica, Amil 550, Bradesco Saúde Nacional e GNDI Premium 900.

4. Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fachada Hospital Oswaldo Cruz

Sob o mote de “fazer sempre o melhor”, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz foi fundado no ano de 1897 e trabalha há mais de uma década para proporcionar uma experiência diferenciada aos seus pacientes. Acreditado por seu serviço de excelência pela Joint Commission International no ano de 2009, o Oswaldo Cruz busca proporcionar cuidado à saúde em harmonia ao conhecimento e acolhimento.

Com ênfase em serviços de alta complexidade, o Oswaldo Cruz possui uma série de áreas de especialidade, tendo destaque a oncologia e doenças digestivas. O hospital também desenvolveu um modelo assistencial próprio, combinando fatores como qualidade, inovação, segurança e muitos outros para proporcionar uma experiência cada vez melhor para seus pacientes.

Planos que oferecem cobertura: A cobertura do Oswaldo Cruz depende muito da operadora, sendo oferecido em planos premium por umas e em mais acessíveis por outras. Procure por opções como o GNDI Premium 900, Amil 700, Especial 100 e Nacional Plus.

5. Hospital Santa Paula

Fundado inicialmente para ser uma unidade de pronto-socorro no ano de 1958, o Hospital Santa Paula expandiu e atualmente conta com cerca de 200 leitos, 9 salas de cirurgia e 50 leitos de terapia intensiva. A gestão do hospital se destaca por priorizar o atendimento humanizado, fazendo disso sua missão como instituição.

A instituição trabalha com uma série de especialidades, porém destacam o centros de cardiologia, neurologia, ortopedia e oncologia. Nas especialidades citadas, o Santa Paula possui infraestrutura especializada para atender desde casos simples até os mais complexos, característica que tornou a hospital referência no tratamento dessas 4 doenças.

Planos que oferecem cobertura: Sendo um ótimo hospital, já é possível encontrar cobertura para o Santa Paula mesmo em opções mais básicas. Busque pelos planos Amil 200, SulAmérica Exato e GNDI Smart 400. 

6. Hospital Beneficência Portuguesa

Fachada Hospital Beneficência Portuguesa

Fundado no ano de 1959 por iniciativa da comunidade portuguesa que residia no local, o Hospital Beneficência Portuguesa expandiu rapidamente, sendo que hoje conta com 3 unidades na cidade de São Paulo. Os clientes terão ao seu dispor 1080 leitos, 223 unidades de tratamento intensivo e 52 salas de cirurgia.

As especialidades atendidas são as mais diversas, porém se destacam a área de oncologia, cardiologia, ortopedia e neurologia. Além disso, também é um dos hospitais brasileiros considerados referência quando falamos de transplantes de órgãos, tendo inaugurado recentemente uma nova e moderna ala voltada para transplantes de medula óssea.

Planos que oferecem cobertura: Dependendo da operadora, o Beneficência Portuguesa já está disponível na rede credenciada de planos mais acessíveis. Procure por opções como o Bradesco Saúde Efetivo, GNDI Advance 700 e SulAmérica Exato. 

7. Hospital Edmundo Vasconcelos

Fundado no ano de 1949, o Hospital Edmundo Vasconcelos nasceu da necessidade de um centro especializado em doenças relacionadas ao aparelho digestivo. Com a expansão das atividades, mudou seu foco no ano de 1969 e hoje trabalha com os mais diversos tipos de especialidades.

Combinando acolhimento e tratamento humanizado com altas tecnologias da medicina, o Edmundo Vasconcelos conta com 780 pessoas em sua equipe médica e atende cerca de 50 especialidades. Tendo a modernidade como mote, o hospital permite consultar o corpo clínico e agendar consultas e exames no seu site oficial.

Planos que oferecem cobertura: A cobertura do Hospital Edmundo Vasconcelos é oferecida em planos intermediários. Para isso, procure pelo Premium 900 da GNDI, o Preferencial Plus da Bradesco Saúde e o SulAmérica Clássico.

8. Hospital Infantil Sabará

Fundado por um grupo de médicos pediatras no ano de 1962, o Hospital Infantil Sabará ficou reconhecido pelo atendimento ético e de excelência, principalmente com relação ao público infantil. A ideia de ter um hospital exclusivamente pediátrico veio da vontade de ser um centro de referência, tanto em pesquisa quanto em tratamentos inovadores para crianças e adolescentes. 

O hospital possui uma série de departamentos categorizados como de excelência, porém merecem destaque a clínica de cefaléia e a clínica de neutropenia. O Sabará é reconhecido por ter a primeira UTI infantil no Brasil, além de possuir a técnica mais segura em cirurgia adenoide.

Planos que oferecem cobertura: O Hospital Infantil Sabará já pode ser encontrado em planos intermediários. Procure por opções como o GNDI Premium 900, Amil 500, SulAmérica Especial 100 e o Bradesco Saúde Nacional.

9. Hospital 9 de Julho

O Hospital 9 de Julho nasceu no ano de 1955 após a compra do antigo Hospital Nossa Senhora da Conceição por um grupo de empresários, e até hoje reside no mesmo endereço. Atualmente gerido pela empresa Ímpar, uma das maiores do setor hospitalar privado, é reconhecido pelos paulistanos e mundo afora por sua qualidade.

Dentre as muitas especialidades, merecem destaque a área de oncologia, ginecologia, transplantes de medula óssea, gastroenterologia e neurologia. Além disso, o Hospital 9 de Julho possui um centro especializado de robótica para a realização de cirurgias minimamente invasivas.

Planos que oferecem cobertura: O Hospital 9 de Julho faz parte da rede credenciada de planos intermediários. Como opção, você tem o SulAmérica Clássico, o Premium 900 da GNDI e o Bradesco Preferencial Plus.

10. Hospital São Luiz

Fachada Hospital São Luiz

Fundado no ano de 1938, a princípio como uma policlínica, o Hospital São Luiz cresceu e hoje conta com 15 mil médicos no seu corpo clínico, 1300 leitos e cinco unidades na cidade de São Paulo. A instituição oferece tecnologia de ponta em seus tratamentos e possui um dos menores índices de infecção hospitalar do país.

Dentre as muitas especialidades, merecem destaque a maternidade, desejo de muitas mulheres grávidas, e o centro de oncologia. Além disso, o hospital também conta com um programa de cirurgia robótica e recentemente adquiriu o robô DaVinci, referência quando o assunto são cirurgias pouco invasivas.

Planos que oferecem cobertura: O Hospital São Luiz faz parte da rede credenciada de planos intermediários. Se você deseja atendimento neste hospital, procure por opções como o GNDI Premium 900, SulAmérica Especial 100 e o Bradesco Saúde Nacional.

11. Hospital Santa Isabel

Inaugurado no ano de 1972, o Hospital Santa Isabel conta atualmente com 131 leitos, 6 modernas salas de cirurgia, 20 unidades de terapia intensiva e é um velho conhecido da população paulistana, especialmente daqueles que residem na zona oeste da cidade. A instituição possui Acreditação Plena ONA (Organização Nacional de Acreditação), por atender à todos os processos de segurança e apresentar um gestão integrada.

Dentre as especialidades atendidas, merecem destaque a área de doenças cardiovasculares, cirurgias de hérnias, endometriose, neurologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia bariátrica. Com intuito de atender pacientes da rede particular, o Hospital Santa Isabel tem como entidade mantenedora a Santa Casa de Misericórdia, considerado o maior hospital filantrópico da América Latina.

Planos que oferecem cobertura: Geralmente, o Hospital Santa Isabel aparece na rede credenciada de planos intermediários, mas isso depende de cada operadora. Você tem como opções o Premium 900 da GNDI, o Amil 400 e o SulAmérica Clássico.

12. Hospital São Camilo

Inaugurado no ano de 1935 como uma policlínica fundada por uma ordem religiosa de camilianos, o São Camilo viria de fato a se tornar um complexo hospitalar no início dos anos 60. Atualmente com 4 unidades e um centro médico, o Hospital São Camilo possui acreditação das instituições mais importantes, incluindo a Joint Commission International, que concedeu acreditação por melhores práticas para a unidade Pompéia.

O São Camilo reúne profissionais das mais distintas áreas médicas, porém merecem destaque o centro de oncologia, ortopedia, pediatria e transplante de medula óssea. Além disso, a instituição possui um centro de simulação e pesquisa, buscando capacitar cada vez mais seus profissionais.

Planos que oferecem cobertura: É possível encontrar o São Camilo na rede credenciada de planos de saúde de valor intermediário. Algumas das suas opções são o Advance 700 da GNDI, SulAmérica Clássico e Bradesco Nacional Flex.

13. Hospital Santa Catarina

Fachada Hospital Santa Catarina

Fundado no ano de 1906 e mantido pela entidade filantrópica Associação Congregação de Santa Catarina, o Hospital Santa Catarina nasceu inicialmente com o intuito de ser um sanatório. Com o passar dos anos a instituição foi incorporando mais especialidades e em meados de 1964 se tornou um complexo hospitalar como conhecemos hoje.

Dentre as diversas especialidades que são atendidas no hospital, merecem destaque a área de oncologia, neurologia, cardiologia, ortopedia e pediatria. A instituição também possui um centro cirúrgico minimamente invasivo, composto por equipamentos com tecnologia de ponta e profissionais especializados.

Planos que oferecem cobertura: O Hospital Santa Catarina pode ser encontrado na rede credenciada de planos de saúde intermediários. Busque opções como o GNDI Premium 900, o Amil 500 e o SulAmérica Clássico. 

14. Hospital Leforte

Atualmente, o grupo Leforte conta com 3 unidades hospitalares em São Paulo, tendo adquirido o antigo Hospital Bandeirantes no ano de 2017, e 6 unidades especializadas que não se concentram apenas na região central. Juntas, as unidades somam 400 leitos, oferecendo atendimento de qualidade para adultos e crianças.

Dentre as especialidades do hospital, merecem destaque as áreas de cardiologia, coluna e dor, neurologia, oncologia, ortopedia e pediatria. Buscando sempre aprimorar a qualidade de seus profissionais, o Hospital Leforte possui um núcleo de pesquisa, cuja função vai desde organizar eventos à oferecer cursos de ensino à distância.

Planos que oferecem cobertura: Já é possível encontrar um Hospital de qualidade como o Leforte na rede credenciada de planos mais acessíveis. Considere opções como o Amil 200, SulAmérica Exato e o Advance 600 da GNDI.

Ter um bom plano de saúde é a sua melhor porta de acesso aos melhores hospitais de São Paulo. Defina os locais que você tem preferência de atendimento e escolha um plano que melhor se adéqua às suas necessidades. 

Sobre a autora

Deisi Gois

Redação jornalística

Sou formada em jornalismo e, apesar do romantismo pelas antigas redações, minha praia sempre foi a internet. Há mais de um ano trabalhando com produção de conteúdo voltado para área de saúde, acredito que informação pode ser empoderadora e realmente oferecer uma experiência de compra diferenciada. Hoje integro a equipe de conteúdo da Zelas Saúde, onde estamos a passos largos mudando a relação do mercado com seus consumidores.