Contratar um plano de saúde é um grande investimento. Durante a busca, estamos sempre procurando por um bom preço, porém queremos também um plano de qualidade que atenda às nossas necessidades ou de nossos familiares e funcionários.

São muitas as fontes de informação, mas devemos sempre priorizar aquelas que são mais confiáveis. Anualmente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar divulga o IDSS, um índice de qualificação das operadoras. Pensando nisso, nós, da Zelas Saúde, elaboramos uma lista com os melhores planos de saúde do Brasil segundo o índice da ANS.

Os 11 melhores planos de saúde 

Confira abaixo os melhores planos de saúde do Brasil segundo o índice de qualidade calculado pela ANS no ano de 2018. Estão na lista apenas as modalidades de seguradora especializada em saúde e medicina de grupo, já que estas podem ser amplamente comercializadas para todos os públicos.

Bradesco Saúde

Nota: 9,6 (muito bom)

Comercializando apenas planos do tipo empresarial, a Bradesco Saúde faz parte da Bradesco Seguros, reconhecida como uma das maiores empresas de seguros do país. Além das opções de reembolso para todos os planos, a Bradesco oferece um ampla rede credenciada nacional com hospitais e laboratórios de qualidade.

Amil

Nota: 9,0 (muito bom)

A Amil possui uma das maiores ofertas de plano, com contratações individuais e empresariais, com preços mais acessíveis e serviços premium. A operadora oferece uma ampla rede credenciada à nível regional e nacional, além de contar com o Amil Resgate, único serviço de transporte hospitalar brasileiro reconhecido pela Joint Commission International.

NotreDame Intermédica (GNDI)

Nota: 8,6 (muito bom)

Uma das pioneiros em medicina preventiva, a NotreDame Intermédica talvez seja a operadora que possui mais opções de planos. Com contratações que podem ser feitas apenas através de um CNPJ, oferece desde os categorias mais básicas com cobertura regional até opções premium com acesso aos melhores hospitais do país.

Porto Seguro

Nota: 7,6 (muito bom)

Também reconhecida como uma das maiores seguradoras do país, a Porto Seguro levou toda a sua qualidade para a área de saúde. Com contratações apenas do tipo empresarial, a seguradora oferece reembolso e cobertura em todo o país, além de serviços extras como acupuntura e quimioterapia.

SulAmérica Saúde

Nota: 7,4 (muito bom)

Uma das seguradoras mais antigas do país também oferece serviços de plano de saúde. Com contratações que exigem que o beneficiário tenha um CNPJ, a SulAmérica Saúde oferece uma quantidade reduzida de planos, porém todos possuem abrangência nacional, reembolso, seguro viagem e serviços extras.

Care Plus

Nota: 7,1 (bom)

Aceitando contratações apenas através de um CNPJ, a Care Plus é uma operadora de saúde que já se encaixa na categoria de planos premium. Com uma rede credenciada de alta qualidade em todos os planos da categoria, a empresa busca oferecer uma experiência diferenciada e valores de reembolso competitivos.

Prevent Senior

Nota: 6,5 (bom)

A Prevent Senior é uma operadora de saúde que nasceu com a finalidade de dar assistência para o adulto+, público que geralmente sofre com os reajustes de planos. Contando com hospitais próprios, como o Sancta Maggiore, a empresa oferece atendimento diferenciado e centros de diagnósticos com alta tecnologia para atender pessoas acima dos 40 anos.

Allianz Saúde

Nota: 6,0 (bom)

A multinacional de seguros também oferece planos de saúde, mas com foco em empresas, sendo necessário CNPJ e mínimo de 5 pessoas para contratar. A Allianz Saúde oferece planos com abrangência nacional, reembolso e serviços extras como psicoterapias, fonoaudiologia e nutrição.

Hapvida

Nota: 5,9 (bom)

Reconhecida por sua forte atuação nas regiões norte e nordeste, a Hapvida oferece opções mais em conta de planos de saúde. A operadora conta com rede de hospitais própria, centros especializados em pediatria e já inclui o plano odontológico com serviços de prevenção na contratação de um plano de saúde.

Sompo Saúde

Nota: 5,5 (bom) 

A Sompo é uma seguradora que, dentre vários outros produtos, também comercializa planos de saúde. Com foco em contratações empresariais que exigem um mínimo de 2 vidas, a Sompo Saúde oferece apenas 6 opções de convênios sendo que todas oferecem reembolso, rede referenciada nacional e seguro viagem nacional ou internacional.

Omint

Nota: 4,5 (bom)

Uma das mais reconhecidas dentro do segmento de plano de saúde premium, a Omint oferece desde contratações individuais até para grandes empresas. Com foco em oferecer uma experiência mais sofisticada para seus usuários, conta com uma rede credenciada de excelência, serviços além do que é exigido pelo rol da ANS e uma das melhores opções de reembolso do mercado.

Como o IDSS é calculado?

Para calcular o IDSS são extraídos dados da própria ANS ou de sistemas nacionais de informação de saúde. Desta forma, são levados em consideração 4 critérios: questões acerca da rede assistencial, equilíbrio econômico-financeiro de cada empresa, cumprimento das obrigações cadastrais junto à ANS e, por fim, a satisfação de seus beneficiários.

Coletados todos estes dados, cada operadora receberá uma nota que varia entre 0 e 1, sendo 1 a nota mais alta que se pode obter, indicando melhor qualidade segundo a ANS. Operadoras com notas entre 0,80 e 1 são consideradas muito boas, enquanto operadoras com nota entre 0 e 0,19 são consideradas muito ruins.

Modalidades de classificação

No momento da sua pesquisa, não adianta apenas olhar as melhores notas das operadoras, sendo que muitas delas não são para comercialização ampla. A ANS classifica as empresas que comercializam planos de saúde em 5 modalidades diferentes.

Autogestão

Estão nessa categoria empresas que se responsabilizam em oferecer cobertura apenas para os empregados de uma determinada empresa ou grupo delas. Alguns exemplos são a Fundação de Saúde Itaú e a Caixa.

Cooperativa médica

São operadoras formadas por médicos que comercializam planos de saúde, constituindo uma associação sem fins lucrativos. A Unimed é o maior exemplo de cooperativa médica em funcionamento no Brasil atualmente.

Filantropia

Instituições com certificado de entidade filantrópica concedido pelo Conselho Nacional de Assistência Social e que não tenha fins lucrativos. O exemplo mais conhecido de entidade filantrópica em saúde é a Santa Casa de Misericórdia.

Seguradora especializada em saúde

É uma empresa com fins lucrativos que comercializa seguros de saúde e que obrigatoriamente oferece reembolso para despesas fora de sua rede referenciada. Alguns exemplos de empresas dessa natureza são a Bradesco Saúde e SulAmérica.

Medicina de grupo

Empresas privadas que comercializam apenas planos de saúde, não trabalhando com nenhuma das modalidades citadas acima. Alguns exemplos conhecidos são as operadoras Amil, NotreDame Intermédica e Prevent Senior.

Fique atento aqueles que são considerados os melhores planos de saúde do país, não se esquecendo de aliar bom preço e qualidade de atendimento.